O antigo papa João Paulo 2º morreu em 2 de abril último, provocando uma grande comoção em todo o mundo católico.
“Hoje é o aniversário de nosso amado papa João Paulo 2º. Teria completado 85 anos hoje e estamos seguros de que está nos vendo do alto e que está conosco”, declarou.
“Nesta oportunidade, queremos agradecer a Deus por ter nos dado este papa e agradecer ao papa por tudo o que nos deu”, acrescentou.
“Me uno espiritualmente a um ato significativo que acontecerá hoje nos montes Abruzos [região do centro da Itália]. Uma parte do cume da montanha Gran Sasso receberá o nome do inesquecível Papa João Paulo 2º, que visitou em diversas ocasiões estas esplêndidas montanhas. Saúdo e agradeço aos promotores desta louvável iniciativa”, afirmou o sumo pontífice.
Há uma semana, uma cruz foi instalada na parte mais alta dos Abruzos, que será batizada nesta quarta-feira de cume João Paulo 2º.
Beatificação
Na última sexta-feira (13), Bento 16 anunciou o início do processo de beatificação de João Paulo 2º. Segundo a norma vigente, o procedimento não poderia começar antes de 2010.
O direito canônico estabelece que há um prazo de cinco anos após a morte para que seja aberta uma causa de beatificação.
Entre a documentação necessária, é preciso recolher a prova dos milagres feitos pelo beato antes ou depois de sua morte. A beatificação é a etapa que precede a canonização.
Bento 16, eleito papa no dia 19 de abril, cita o nome de João Paulo 2º em todas as suas mensagens públicas, provocando sempre os aplausos da multidão.
France Presse