INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Saúde reavalia benefícios do Bolsa-Alimentação em Ilhéus;

Valderico participa de Fórum de Gestão da Amurc;

Bünge quer montar centro de transbordo em Ilhéus;

Coleta seletiva visa reduzir acidentes em hospitais;

Banco da Mulher fez seleção para auxiliar e agente de crédito.

Saúde reavalia benefícios do Bolsa-Alimentação em Ilhéus

Mães em período de amamentação, gestantes e crianças de até seis anos devem ser submetidas à reavaliação nutricional e de saúde para continuar recebendo os benefícios dos programas Bolsa-Família e Bolsa-Alimentação. A reavaliação pode ser feita em qualquer unidade de saúde da rede básica, em Ilhéus, das 7h às 17h de segunda a sexta, até o dia 31 de maio. O procedimento é obrigatório e exigido pelo Ministério da Saúde. O Bolsa-Alimentação foi criado pelo Ministério da Saúde para atender gestantes, nutrizes e crianças de seis meses até seis anos, de baixa renda e que apresentem quadro de desnutrição.
De acordo com a nutricionista Vivian Carla Honorato dos Santos, durante o procedimento, são observados o estado nutricional do beneficiado e a carteira de vacinação, além de ser submetido à avaliação clínica. Quem não se submeter à avaliação exigida pelo Ministério da Saúde corre o risco de perder a bolsa, segundo a nutricionista. De acordo com ela, todas as unidades estão preparadas para fazer a reavaliação. O beneficiado é submetido a este procedimento a cada seis meses, como forma de aferir os resultados dos programas. O Bolsa-Família e o Bolsa-Alimentação asseguram auxílio mensal de R$ 15,00.

Valderico participa de Fórum de Gestão da Amurc

O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, foi o anfitrião do 2º Fórum de Gestão Municipal, realizado pela Amurc nesta terça-feira (17), no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães. O evento contou com a presença de representantes dos governos Federal e Estadual, Caixa Econômica, INSS, União dos Municípios da Bahia, Associação dos Municípios do Extremo-Sul e Uesc.
Valderico elogiou a Amurc e seu presidente, o prefeito de Itapé, Pedro Jackson Brandão, por sua luta pelo fortalecimento do municipalismo. Também defendeu a posição da Amurc na briga pelo aumento da participação dos municípios no bolo tributário nacional, que hoje se restringe a 22,5%. A elevação já é objeto de um Projeto de Emenda Constitucional em tramitação no Congresso.
O prefeito de Ilhéus aproveitou o evento para falar sobre o que considera “um novo momento” do município, referindo-se à retomada do desenvolvimento econômico, o apoio aos setores produtivos, melhoria dos serviços de saúde e reativação de programas sociais. Ele agradeceu ao governador Paulo Souto, representado no Fórum pelos secretários de Desenvolvimento Urbano, Roberto Moussallem, e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Khoury, pelo apoio para a reativação da Unidade de Terapia Intensiva no Hospital São José e instalação de uma nova UTI no Hospital Geral Luiz Viana Filho.
Destacando que Ilhéus vive uma fase de desenvolvimento, Valderico falou sobre projeto de construção do shopping na avenida Soares Lopes. O empresário Edson Piaggio, sócio-diretor do Iguatemi de Feira de Santana, esteve na cidade nesta segunda-feira e confirmou que o centro de comércio, serviços e entretenimento estará funcionando a partir de dezembro de 2006. “Nós estamos realizando o que muitos prometeram no passado, mas não tiveram a competência para fazer”, disse.

MORALIDADE
O prefeito também falou de sua preocupação em moralizar a administração municipal, o que tem feito com medidas como o recadastramento do quadro de servidores. “Com esse recadastramento, nós vamos garantir o pagamento de salários para quem realmente trabalha e demitiremos todos os fantasmas”. Segundo Valderico, a checagem na composição do funcionalismo indentificou situações de pessoas que, apesar de estarem registradas como servidores, há muito tempo não comparecem às repartições onde estão lotadas. “Tinha gente morando em Salvador e que recebia salário como se trabalhasse para o povo de Ilhéus”, denunciou o prefeito, assegurando que vai acabar com “esse absurdo”.
O Fórum contou com a presença de dezenas de prefeitos das regiões sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia, entre eles os prefeitos de Itabuna, Fernando Gomes; Canavieiras, Zairo Loureiro; Camacan, Débora Borges; e Una, Zé Pretinho. O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, que preside a UPB, também compareceu. Na parte da manhã, o evento apresentou painéis sobre temas como a relação entre a Caixa Econômica e as prefeituras, até questões relacionadas à área social e meio ambiente. À tarde, houve três oficinas, abordando política social, econômica e ambiental.

Bünge quer montar centro de transbordo em Ilhéus

O prefeito Valderico Reis manteve contatos com a Bünge Alimentos para discutir um melhor aproveitamento da antiga sede do moinho que pertencia à multinacional. A ação visa garantir alternativas para que o centro de distribuição que a empresa montou nas instalações possa gerar mais empregos. Atualmente, a Bünge mantém 20 trabalhadores operando na distribuição dos seus produtos para o sul da Bahia. Na semana passada, durante reunião com o gerente-administrativo da empresa, Hélio Yamashita, o prefeito disse que a empresa teria o apoio necessário para abrir novos postos de trabalho.
Valderico esclareceu que o esforço visa dar uma melhor utilidade às antigas instalações do moinho de trigo. A área onde funcionava o parque industrial da Bünge em Ilhéus foi cedida em regime de comodato pela Codeba. “Temos que estudar alternativas para que este espaço não se torne um grande elefante branco numa das áreas mais importantes da nossa cidade”, disse Valderico. O gerente administrativo da Bünge disse que o apoio da Prefeitura é importante e motiva a empresa a tocar um projeto de aproveitamento dos armazéns. Hélio Yamashita afirmou que a intenção é usar os silos do moinho como centro de transbordo de grãos.
Diante da alternativa e da viabilidade do negócio, o prefeito novamente reafirmou que uma das premissas para que o município apóie o projeto será a geração de emprego e renda. As discussões contam também com a participação da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que firmou compromisso de disponibilidade da estrutura portuária ilheense para o armazenamento de produtos da Bünge. A Codeba, através da gerência de administração portuária, solicitou à multinacional de alimentos o envio de informações sobre o volume de suas produções para, posteriormente, estudar a possibilidade da comercialização pelo porto local.
A secretária municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho, participa das negociações e destaca o empenho dos mais variados segmentos para a reutilização da estrutura do moinho, que foi desativado a partir de negociações comerciais envolvendo a Bünge e a J. Macedo. As discussões envolvem entidades como o Sindcomércio e a Associação Comercial de Ilhéus. “Queremos estudar, também, a melhor forma de aumentar a saída dos produtos desta empresa pelo nosso porto”, disse Rúbia.

Coleta seletiva visa reduzir acidentes em hospitais

Cerca de 65% dos acidentes no ambiente hospitalar ocorrem devido a erros na manipulação de materiais descartáveis e resíduos sólidos e biológicos. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou um projeto educativo para reduzir o número de acidentes e garantir uma melhor destinação aos resíduos gerados por laboratórios, clínicas e hospitais. Profissionais das unidades de saúde e da rede conveniada de prestadores de serviço participam de palestras e recebem orientações sobre a melhor forma de acondicionar o lixo e os horários da coleta.
Os diretores das unidades estão sendo orientados a colocar os resíduos em caixas de papelão, por exemplo. A maior parte dos profissionais em saúde e de trabalhadores em limpeza destas unidades médico-hospitalares e de laboratórios usa sacos plásticos para colocar material descartável como agulha e bisturi. “A unidade é orientada a fazer a coleta seletiva, separando os resíduos biológicos e objetos pérfuro-cortantes dos resíduos comuns”, diz o coordenador do projeto, o médico Irany Salomão. Segundo ele, a armazenagem correta do lixo reduz em até 80% os riscos de acidentes deste tipo.
Além do risco de acidente, a manipulação incorreta desses objetos descartáveis também oferece o perigo de contaminação. As atividades educativas têm a preocupação ambiental, com a destinação do lixo. Um veículo foi destinado especificamente para realizar a coleta do lixo hospitalar. A meta é diminuir os acidentes e os riscos de contaminação para o ser humano e o meio ambiente. Somente da primeira palestra do projeto, participaram 40 profissionais em saúde e trabalhadores de hospitais e rede conveniada.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Vera Jasmineiro, o trabalho será intensificado neste mês e prevê, ainda, a realização de atividade conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Em junho, as duas secretarias vão promover ações de conscientização na Semana Mundial do Meio Ambiente. “Precisamos ter uma preocupação constante para assegurar a saúde no ambiente de trabalho e reduzir os riscos ambientais”, diz. A coleta dos resíduos é feita em horários predeterminados pela empresa que opera o sistema de limpeza pública.

Banco da Mulher fez seleção para auxiliar e agente de crédito

A coordenadora de Desenvolvimento de Negócios do Banco da Mulher, Fabíola Sá Teles, comandou, no início dessa semana, a seleção para auxiliar de operações e agente de crédito da instituição. O processo seletivo começou na segunda-feira (16), quando as 23 candidatas ao cargo enfrentaram teste de matemática e lógica e tiveram que elaborar uma redação. Na terça-feira (17), todas foram entrevistadas pela coordenadora.
O resultado da seleção deverá ser divulgado na próxima semana e, segundo Fabíola, os critérios utilizados serão: dinâmica, boa comunicação, facilidade para lidar com o público, além de disponibilidade para viajar. Após o resultado, as candidatas selecionadas ficarão por três semanas em Salvador, participando de um curso desenvolvido pelo Sebrae, e terão treinamento dentro da instituição.
O projeto do Banco da Mulher (BM) foi lançado pelo prefeito Valderico Reis em 31 de março e os detalhes para a implantação da agência em Ilhéus já foram acertados pela secretária de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho. Os procedimentos necessários para agilizar a entrada em funcionamento da agência foram acertados recentemente entre a secretária e a presidente do Banco da Mulher, Angelina Garcez.
O espaço de instalação e mobiliário, os equipamentos e a remuneração das funcionárias durante os seis primeiros meses ficarão a cargo da Prefeitura de Ilhéus. Ao Banco da Mulher caberá a concessão do capital para empréstimo, seleção e treinamento de pessoal, supervisão e orientação técnica permanente e pagamento dos salários após o sexto mês de implantação do Banco.
O BM é especializado na concessão de crédito de forma desburocratizada, além de prestar acompanhamento técnico aos projetos, praticar taxas de juros inferiores às do mercado, tendo como foco principal a mulher de baixa renda. No entanto, a coordenadora explicou que os homens também podem conseguir crédito junto ao Banco, desde que passem da mesma forma pelo estudo de viabilidade, que vai avaliar se o seu empreendimento comporta o crédito solicitado. Para atividades informais, será concedido crédito de até R$ 1 mil, e para as formais até R$ 1.500.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *