FUNCEB LEVA FUSCÃO PARA LAURO DE FREITAS

Parte do grupo de atores do Teatro Popular de Ilhéus viaja nesta semana para a cidade de Lauro de Freitas (BA) onde apresentará o espetáculo “A História Engraçada e Singela de Fuscão, o Quase Capão e o Cabo Eleitoral” nos dias 21 e 22 próximos, ás 20h.
O Espetáculo será apresentado no Centro de Cultura de Lauro de Freitas, com o apoio do Projeto Circuladô Cultural promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia, que tem como objetivo promover a integração cultural das diversas regiões do Estado.
A história de Fuscão se passa em Oriocó, distrito de Pontal de Areia, cidade grande e próspera. Desfilam por essa história personagens simples, figuras típicas do interior da Bahia, gente cismada, mas agradável, forte e sensível. Um povo meio gente e meio bicho, que a princípio provoca estranheza, mas aos poucos mostra sua graça e alegria.
Seu Fuscão sofre um ferimento e toda a discussão se dá em torno do socorro mais viável. “Gente, purqui num chama a imbulância?”. “Vão chamá a rezadêra!” “Purqui num chama o deputado?”, “Só se chamá o cabo eleitorá dele”. O cabo eleitoral vem e oferece, dentre outras opções, levar o homem para a cidade de Quixabeira, reduto do seu “canidato”. O “furdunço” está armado e, entre brigas e xingamentos, discute-se sobre os direitos dos cidadãos.
A peça traz um texto que provoca, questiona nosso modo de pensar a periferia, o modo de encarar a pobreza e as necessidades mais peculiares ao ser humano moderno. “Fuscão” é um espetáculo que privilegia a cultura popular. Texto de Équio Reis e direção de Romualdo Lisboa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *