Estudo identifica vacina que ajuda a largar o cigarro

Uma vacina experimental contra nicotina ajudou fumantes a deixar o vício na Suíça. Ainda são necessários mais testes, mas a experiência com pessoas que fumam muito sugere que 40% conseguiram deixar de fumar por quase seis meses depois da aplicação da vacina, revelaram os pesquisadores.
O laboratório Cytos Biotechnology, de Zurique, pretende iniciar a terceira fase de testes para mostrar que a vacina funciona, além de ser segura. A empresa quer lançar o produto no mercado até 2010, disse o presidente-executivo, Wolfgang Renner.
Numa apresentação no encontro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, Jacques Cornuz, do Hospital da Universidade de Lausanne, disse no sábado que a vacina é baseada em um bacteriófago, tipo de vírus que ataca bactérias. A vacina da Cytos usa parte de uma proteína do vírus modificada artificialmente para atrair uma resposta do sistema imunológico à nicotina. Pacientes que receberam a vacina produziram esses anticorpos. “Eles não sentem que precisam de um cigarro para se sentir melhor”, disse Cornuz em entrevista.

Na fase dois do estudo, a equipe de Cornuz fez testes com 341 voluntários, dos quais 239 também evitaram qualquer terapia alternativa, como uso de chicletes ou adesivos. Dois terços deles receberam cinco doses da vacina ao longo de quatro meses. Um terço recebeu apenas placebo ¿ substância inócua. Todos tiveram acompanhamento psicológico para deixar o cigarro.

A equipe também testou a agilidade de reação do organismo. Alguns voluntários produziram mais anticorpos do que outros. Os que produziram mais anticorpos depois de terem recebido a vacina também eram os que tinham maior probabilidade de abandonar o vício – 57% deles conseguiram.

Todos os fumantes que receberam a vacina tiveram alguma resposta de produção de anticorpos. Nenhum dos voluntários que receberam placebo produziu anticorpos, mas 31% pararam de fumar por 24 semanas.

O tabaco é altamente aditivo e, em média, são necessárias 11 tentativas para largar o cigarro. O uso de tabaco é a maior causa única de câncer e doenças cardíacas e mata 5 milhões de pessoas por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *