Mercado de banda larga no Brasil deve chegar a US$ 2,7 bi em 2010

O mercado brasileiro de banda larga deve chegar a US$ 2,7 bilhões em 2010. No final da década, afirma um estudo da Frost & Sullivan, a base de assinantes do setor será de 7,4 milhões, contra 2,4 milhões no ano passado.
Em 2004, esse seguimento cresceu 80% em relação a 2003 e fechou o ano com US$ 884 milhões. O crescimento anual do setor deve ficar na casa dos 17,4% até 2010.
No ano passado, 83% da receita obtida foi para os provedores de acesso, enquanto o restante ficou com os ISPs (Internet Service Providers).
Os provedores wireless tiveram o maior crescimento registrado entre 2003 e 2004: cerca de 104%. “Esta expansão deverá ser mantida, uma vez que esses provedores apresentam uma forte estratégia focada em preço”, diz Alex Zago, analista responsável pelo estudo.

Já os provedores DSL –caso da Telefônica, Brasil Telecom e Telemar– manterão a liderança no segmento com iniciativas de vendas agressivas, afirma a pesquisa.

Os fornecedores de cable modem, por sua vez, devem continuar perdendo participação de mercado. “Essa é uma tendência que se torna cada vez mais evidente, pois as empresas de TV a cabo não acompanham o ritmo de expansão de rede de suas rivais”, explica Zago.

Folha Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *