INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Abertas inscrições para o I Campeonato Master de Ilhéus;

Codecon garante segurança dos consumidores em Ilhéus;

Maramata quer difundir a educação ambiental em Ilhéus;

Equipes fazem manutenção de estradas na zona rural de Ilhéus;

Ilhéus ultrapassa meta de vacinação de idosos.

Abertas inscrições para o I Campeonato Master de Ilhéus

A Secretaria de Esporte e Cidadania da Prefeitura de Ilhéus promove, de 24 deste mês a 31 de julho, o I Campeonato Master da cidade. As inscrições já se encontram abertas – até o dia 18 –, no 3º andar do Anexo de Secretarias, centro, através do telefone 3234-5077. Podem participar jogadores com idade acima de 40 anos, integrantes de equipes de futsal do município. Os jogos serão realizados no ginásio de esportes Herval Soledade, todas as terças e quintas-feiras.

O vice-prefeito e secretário Newton Lima informa que está marcada uma reunião com a presença de diretores de agremiações esportivas de Ilhéus, nesta terça-feira (10), às 19h30min, no ginásio de esportes. No encontro, vai ser discutida a elaboração do regulamento e ficha de inscrição. “Por Ilhéus contar com muitos jogadores que têm idade acima de 40 anos e craques de futsal, decidimos, juntamente com o prefeito Valderico Reis, colocar um número ilimitado de equipes participantes no evento, que sem dúvida será um dos mais organizados e resgata o esporte de quadra da cidade”.

Codecon garante segurança dos consumidores em Ilhéus

Garantir a comercialização de produtos de boa qualidade e evitar prejuízos ao consumidor. Essa é uma das principais atribuições da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), que tem mobilizado sua equipe de fiscais em vistorias regulares a diversos estabelecimentos do município. Realizadas desde o início do ano, as inspeções já resultaram na apreensão de centenas de produtos com prazo de validade vencido ou peso em desacordo com o descrito na embalagem.

O trabalho da Codecon reforça a ação já realizada pela Vigilância Sanitária, que concentra mais a sua atuação na retirada de produtos deteriorados das prateleiras. “Já o papel da Codecon é mais voltado a combater fraudes na identificação de produtos, além de evitar que sejam expostos à comercialização itens com validade ultrapassada”, explica a titular da Coordenadoria, Josiana Alves de Souza.

A fiscalização é realizada em supermercados, mercearias, farmácias, restaurantes, hotéis e pousadas. Além de garantir a segurança dos consumidores, o trabalho eficiente da Codecon projeta Ilhéus como cidade onde o poder público tem atuação decisiva para o cumprimento das disposições do Código de Defesa do Consumidor. “Isso fortalece a imagem da cidade e contribui até mesmo para melhorar o desempenho do nosso turismo”, acredita a coordenadora.

Maramata quer difundir a educação ambiental em Ilhéus

“O respeito ao meio ambiente se aprende desde cedo”. É com esse pensamento que a Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) pretende colocar em prática uma política de educação ambiental nas três redes de ensino de Ilhéus. A proposta será apresentada nesta quarta-feira (11), das 8h ao meio-dia, no Encontro de Gestores e Coordenadores Pedagógicos. O evento será realizado no auditório da Ceplac e deverá contar com a presença de mais de 200 profissionais do magistério.

Nesse encontro, a Maramata vai anunciar a implantação do projeto Bairro Limpo e a ampliação do Meninos Guerreiros do Mar e da Mata. O primeiro tem o objetivo de levar a educação ambiental às salas de aula, uma iniciativa na qual a Fundação pretende empregar cinco professores especializados. De acordo com a presidente da Maramata, Ângela Souza, a idéia é estimular os educadores a abordar a preservação do meio ambiente em diversas disciplinas.

“Os professores podem tratar do tema em qualquer aula, desde Língua Portuguesa, com a interpretação de textos sobre ecologia, e em matérias como Geografia e Ciências”, afirma Ângela Souza. Ela salienta que o governo Valderico Reis tem o propósito de fortalecer a consciência sobre a importância da preservação dos recursos naturais, fazendo dos jovens agentes multiplicadores de uma atitude de respeito ao meio ambiente.

O projeto “Meninos Guerreiros do Mar e da Mata” tem objetivo semelhante, mas vai além. Com núcleos instalados em diversos bairros de Ilhéus, a Maramata pretende atrair crianças e adolescentes em situação de risco e envolvê-los em atividades de valorização da cidadania e, paralelamente, prepará-los para também multiplicar ações de defesa de um meio ecologicamente preservado.

Equipes fazem manutenção de estradas na zona rural de Ilhéus

As estradas vicinais de acesso a cinco localidades do interior de Ilhéus estão passando por manutenção feita por equipes da Secretaria de Serviços Urbanos. Com a estiagem nos últimos dias, a Prefeitura pôde retomar o trabalho de patrolamento dos acessos às localidades de Sapucaeira, Santo Antônio, Itariri, Ponta da Tulha e Retiro. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Jorge Cunha, a prioridade neste momento é para as localidades em que o estado de conservação dos acessos é considerado crítico.

As estradas, segundo Jorge Cunha, ficaram por muito tempo sem passar por melhorias. “Estamos patrolando esses acessos e fazendo encascalhamento nos pontos mais críticos”, afirma. Comunidades como Itariri ficaram mais de um ano sem receber manutenção, situação agravada pelas chuvas do início do ano e de abril. As comunidades até deixaram de contar com serviço de transporte por conta das péssimas condições de conservação das estradas. “Atendendo a uma determinação do prefeito Valderico Reis, nós vamos dar maior agilidade a esse serviço”, diz.

Na operação, são utilizadas três patrols, duas pás-carregadeiras, um rolo, uma retroescavadeira, seis caçambas e dois tratores esteira. Cunha afirma que o trabalho de conservação das estradas se intensificará com a contratação de três patrulhas mecânicas. A licitação encontra-se em fase final. “O equipamento que a prefeitura dispõe é insuficiente para recuperarmos todas as estradas”, justifica. Com a contratação da patrulha, o município terá condições de fazer encascalhamento e terraplenagem. “Sem equipamento necessário, as nossas ações estão se restringindo a patrolamento das estradas”, diz.

Cunha lembra que, ao assumir o governo, a atual gestão encontrou a patrulha mecânica totalmente sucateada. A manutenção das estradas ficou paralisada por falta de equipamento. “Cuidamos de recuperar esse equipamento e iniciar os trabalhos”. Na próxima quarta-feira, uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos visitará a comunidade de Acuípe do Meio, para definir o início da operação para recuperar os 22 quilômetros de estrada que ligam o vilarejo à rodovia BA-001.

Ilhéus ultrapassa meta de vacinação de idosos

A Campanha de Vacinação do Idoso contra gripe, tétano e difteria, que terminou na última sexta-feira (6), foi um verdadeiro sucesso em Ilhéus, com a meta estipulada pelo Ministério da Saúde amplamente superada. O objetivo do MS era de vacinar 70% dos 16.258 ilheenses (11.380 pessoas) com mais de 60 anos, mas a Secretaria Municipal de Saúde atingiu 89,4% da população idosa, o que corresponde a 14.535 habitantes.

Desde o início da campanha, as ações da Prefeitura de Ilhéus mereceram destaque, a começar pela data de início da vacinação. Em todo o território nacional, a campanha começou no dia 25 de abril, mas em Ilhéus ela foi iniciada com uma semana de antecedência, a fim de atingir um número maior de pessoas nas zonas rural e urbana.

Além disso, os pacientes acamados e impossibilitados de se deslocar aos postos receberam a visita das equipes de profissionais de saúde, que aplicaram, ainda, a vacina contra pneumococos, germe causador de infecções pulmonares que afetam grande número de idosos. A população da zona rural também foi vacinada pelos agentes de saúde.

Para reforçar ainda mais a campanha, a Prefeitura decidiu disponibilizar sete equipes de saúde para ficar de plantão nas filas dos bancos e do INSS, durante toda a semana passada. As igrejas católicas e evangélicas da cidade também foram utilizadas como postos alternativos de vacinação. A coordenadora de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Lima Brito, afirmou que o resultado da campanha foi extremamente positivo, porque na maioria dos anos, o município não conseguia sequer atingir a meta de 70% de idosos vacinados. “Consideramos a campanha vitoriosa, principalmente ao considerarmos que a população de Ilhéus é grande e muitos locais da zona rural são de difícil acesso”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *