Encontro no CRA subsidiará documento da Abema sobre gerenciamento costeiro

A regulamentação da Lei 7.661/1988, que instituiu o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC), está sendo debatida por representantes de cinco estados litorâneos, num encontro iniciado hoje (5), na sede do Centro de Recursos Ambientais (CRA), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia(Semarh). As conclusões dos debates realizados hoje e amanhã vão ser reunidas num documento da Abema.
O encontro é promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e trouxe a Salvador técnicos dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. Juntamente com a equipe encarregada de executar, no plano estadual, o gerenciamento costeiro, eles vão discutir até amanhã propostas para a Abema encaminhar ao Ministério do Meio Ambiente visando aperfeiçoar o decreto presidencial 5.300, assinado em 7 de dezembro do ano passado, que regulamenta a lei de gerenciamento costeiro.
A diretora-geral do CRA, Lúcia Cardoso, que é vice-presidente da Abema para o Nordeste, disse na abertura da reunião que em sua última assembléia geral, realizada em Natal, a entidade decidiu que o assunto seria aprofundado nesta reunião em Salvador.

Na ocasião, Alexandrina Sobreira, presidente da Abema, alertou para o fato de a entidade ter sido surpreendida pelo decreto, pois não foi consultada quando de sua elaboração, o que motivou o envio à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de uma comunicação protestando contra esse fato. A associação enviou a Salvador o consultor Marcio Vaz, do Maranhão, que apresentou os resultados detalhados de um estudo crítico da proposta.
Participaram da reunião no dia de hoje a diretora de Estudos e Desenvolvimento Ambiental do CRA, Teresa Muricy, Fátima Vinhas e a bióloga Ana Verônica Szalbo, da equipe responsável pelo projeto de gerenciamento costeiro na Bahia, além dos representantes do Paraná (Paulo Roberto Canellas), São Paulo (Lúcia Sena), Rio Grande do Norte (Rosa Pinheiro e Josenita Dantas) e Santa Catarina (Rode Martins).

AGECOM