Secretária defende compensação para autorizar obras do Gasoduto;
Pixinguinha traz o melhor do samba ao Teatro Municipal;
Prefeitura quer valorização do microempreendedor ilheense;
Prefeitura vai vacinar idosos nas filas dos bancos e igrejas.
Promovidos pela Liga Ilheense de Futsal, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, os jogos do Interbairros começaram na tarde do último sábado (30), no Ginásio de Esportes Herval Soledade. A competição, que reúne a III Copa de Categorias e o Campeonato Interbairros de Idade Aberta, com atletas de diversas localidades e escolas de Ilhéus, se estende até o dia 13 de agosto, quando acontece o jogo final.
Durante a solenidade de abertura, com a presença de várias delegações inscritas nos dois eventos, o presidente da Liga Ilheense de Futsal, Renato Peixoto, disse que os jogos representam o “começo do resgate do esporte de quadra de Ilhéus e a introdução de meninos das comunidades nas práticas esportivas e competitivas”.
A respeito da participação da Secretaria de Esporte e Cidadania do município nos jogos de futebol de salão, Renato Peixoto falou que “ pela primeira vez, a Prefeitura de Ilhéus direciona uma competição entre bairros, dando total apoio à Liga Ilheense de Futebol de Salão”. Ele agradeceu aos pais dos atletas e lembrou que haverá quatro meses de competição sadia, sempre com a paz reinando durante a realização dos jogos.
Representando o prefeito Valderico Reis e Newton Lima, secretário de Esporte e Cidadania, o diretor de Esporte Carlos Freitas lembrou da importância dos jogos para a educação de crianças e jovens. De acordo com ele, a “Secretária de Esporte e Cidadania estará sempre aberta ao apoio de eventos desse tipo”.
Secretária defende compensação para autorizar obras do Gasoduto
A secretária Municipal de Meio Ambiente, Vera Lúcia Oliveira, afirma que a lei de compensações ambientais deve ser aplicada pela Petrobras com máxima prioridade nas áreas de conservação da Lagoa Encantada e do Parque Municipal da Esperança. Estas duas áreas serão afetadas, direta e indiretamente, pela linha de distribuição de gás natural do Gasoduto do Nordeste (Gasene), que começa a ser construída ainda este ano pela Petrobras. Somente em Ilhéus, a tubulação do gasoduto vai cortar um trecho de 15 quilômetros em linha reta, além de 20 metros de largura para servidões.
A secretária e os técnicos municipais fizeram um estudo do impacto ambiental do projeto. No sul da Bahia, o gasoduto vai atravessar áreas importantes de conservação, com predomínio de vegetação nativa, consórcios agrícolas, sistemas agroflorestais e áreas com predomínio de cabruca. “Temos que considerar que o gasoduto atravessa a área de preservação ambiental (APA) da Lagoa Encantada, nos municípios de Ilhéus, Itajuípe e Coaraci”, diz Vera, para completar: “regiões como essa devem que ter prioridade nas compensações ambientais”.
Em Ilhéus, na localidade de Pimenteira, será instalada uma unidade de compressão do Gasoduto. O assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Gustavo Bressan, afirma que as compensações serão utilizadas para a promoção de projetos sociais e ambientais. Para instalar o gasoduto, a Petrobras usará uma faixa de servidão de 20 metros de largura. “As comunidades terão que ser conscientizadas sobre os níveis de perigo e os cuidados que deverão ser tomados nas áreas próximas à linha do Gasoduto”.
Uma recomendação da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente é a adoção de formas de controle na emissão de areia e argila na fase de implantação do Gasoduto Cacimbas-Catu, na área da APA da Lagoa Encantada, que compreende Itajuípe, Coaraci e Ilhéus. “Essas medidas visam evitar o assoreamento do Rio Almada, que é um dos pontos de travessia do projeto”, explica Vera Lúcia. A secretária afirma que a linha de distribuição de gás natural é importante para o desenvolvimento do Nordeste, “mas os cuidados ambientais evitarão maiores perdas à rica biodiversidade presente na área do gasoduto no trecho sul-baiano”.
Vera e Bressan alertam que a área direta de influência do empreendimento da Petrobras, no sul da Bahia, é prioritária para a conservação de espécies nativas da Mata Atlântica. A área tem grande valor “tanto pela riqueza de fauna e flora, quanto pela possibilidade de uso sustentável e pelas práticas agrícolas desenvolvidas há quase três séculos”. Todas as preocupações com o projeto foram apresentadas à Petrobras em documento no qual a Prefeitura sugere a adoção de dez medidas ambientais para a execução das obras do Gasoduto.
As medidas servem como condicionante ambiental de compensações. Dentre elas estão o desenvolvimento de um programa de recuperação de áreas degradadas e recomposição florestal da faixa em que passará o Gasoduto, resgate e conservação de espécies da flora nativa e uso de técnicas menos impactantes de construção. Está incluído, ainda, entre as sugestões, o depósito, no museu de história natural da Uesc, de todo vestígio arqueológico e paleontológico identificado.
Recursos de US$ 1,14 bilhão
O Gasene será responsável pelo abastecimento de gás natural no Nordeste e, também, no estado do Espírito Santo. A linha de distribuição do produto sai de Cabiúnas, no Rio de Janeiro, e segue até a cidade baiana de Catu, numa extensão de 1.197 quilômetros.
Pixinguinha traz o melhor do samba ao Teatro Municipal
O Projeto Pixinguinha desembarca em Ilhéus, nesta quarta-feira (04), trazendo a fina flor do samba carioca e outras revelações do chorinho para uma noite de valorização da boa música. No palco do TMI, a partir das 19 horas, estarão reunidos os músicos Jair do Cavaquinho, Geraldo Vargas, Andréa Pinheiro e Elton Medeiros, acompanhado pelo grupo Galo Preto.
O show tem o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus e é uma realização da Fundação Cultural do Estado e Fundação Cultural Gregório de Mattos. Ilhéus está inserida em uma turnê que inclui Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 5,00, na bilheteria do teatro.
Prefeitura quer valorização do microempreendedor ilheense
Em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Ilhéus organizou o primeiro Seminário de Empreendedorismo para Pequenos Negócios. O objetivo do Seminário foi capacitar e desenvolver características de empreendedor em pequenos comerciantes, como camelôs e baianas de acarajé. O evento foi aberto pelo prefeito Valderico Reis, que incentivou os comerciantes contando sua trajetória profissional. Começou como engraxate e se tornou empresário. “Só vence aquele que acredita no seu potencial”, afirmou.
Os participantes do evento assistiram a duas palestras focadas em microempreendimento. A primeira, ministrada pelo gerente regional do Sebrae, Jorge Cunha, falou sobre o perfil do empreendedor, “que precisa ter persistência, criatividade, organização e ética”. A segunda palestrante, Glória Téllez, gerente da Incubadora de Empresas, explicou a importância das Tecnologias Sociais, que são um modo de produzir conhecimento e disseminar informação visando à inclusão social.
A secretária de Governo, Luciana Reis, falou sobre a valorização do trabalhador e também abordou projetos para o município. A palestra teve intervenções da secretária de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho, e do arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento, Paulo Goulart. Os representantes dos trabalhadores informais tiveram a oportunidade de apresentar algumas reivindicações e dar sugestões para a melhoria de suas condições de trabalho.
O prefeito Valderico Reis disse a todos que a Prefeitura está fazendo de tudo para que, em breve, Ilhéus tenha um comércio informal organizado. “Queremos dar conforto e dignidade para os trabalhadores, com boas acomodações e incentivos”, concluiu Valderico. Os inscritos no seminário responderam a um questionário para que a Prefeitura conheça melhor o perfil dos pequenos comerciantes. Segundo a secretária Rúbia Carvalho, o encontro sinaliza para a busca soluções no que se refere à geração de emprego e renda no município.
Prefeitura vai vacinar idosos nas filas dos bancos e igrejas
Para garantir a vacinação de um grande número de idosos contra gripe, tétano e difteria, a Prefeitura de Ilhéus continuará com a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso até a próxima sexta-feira (6). A partir desta segunda-feira (2), sete equipes da Secretaria de Saúde estarão nas filas dos bancos e do INSS, vacinando os idosos enquanto eles aguardam pelo pagamento de suas aposentadorias. E de quarta-feira (4) até o último dia da campanha, as equipes visitarão também as igrejas católicas dos bairros, no horário próximo à Missa de Misericórdia (12h) e as igrejas evangélicas, pela tarde.
O último sábado (30) foi o principal dia da vacinação das pessoas com idade superior a 60 anos, que foi iniciada antecipadamente em Ilhéus, em 18 de abril. Além dos 63 postos de imunização, equipes da Secretaria Municipal de Saúde visitaram os idosos hospitalizados e acamados, durante toda a semana, vacinando-os também contra pneumococos, um germe causador de infecções pulmonares que afeta principalmente a população acima de 60 anos.
Até o momento, 47% dos 16.258 idosos já foram vacinados, mas, segundo a secretária de Saúde, Vera Jasmineiro, a meta é atingir no mínimo 70% desta população. “Na realidade, pretendemos ultrapassar a meta, vacinando o maior número de pessoas possível”, disse a secretária, explicando que a vacina contra a gripe previne os idosos de infecções respiratórias e reduz em até 90% o risco de contrair o vírus causador da doença.
A vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, é produzida com base nas três cepas de maior circulação no Hemisfério Sul, o que torna a dose mais potente. A dose leva duas semanas para fazer efeito e deve ser tomada todos os anos. Nesse ano, a Secretaria de Saúde conseguiu vacinar também toda a zona rural do município, que foi concluída nesta segunda-feira (2) com a visita das equipes ao cerrado.