VEREADOR REPRESENTARÁ ILHÉUS NO SEMINÁRIO BRASIL-ALEMANHA

A convite da Fundação Perseu Abramo e o Instituto Rosa Luxemburgo Stiftung(IRLS) o vereador Alisson Mendonça (PT-Ihéus) será um dos palestrantes do Seminário Internacional Democratização do Parlamento Brasil-Alemanha, que acontecerá nos dias 28 e 29 de abril em São Paulo reunindo parlamentares e grandes expoentes políticos do Brasil e da Alemanha. Ele vai falar sobre “O Funcionamento das Casas Legislativas e as iniciativas para sua Democratização”, tendo como debatedores, Daniel Tietze, vereador por Berlim/Partido do Socialismo; José Eduardo Cardozo, deputado federal PT/SP; Antonio Carlos R. Pereira (Carlão), vereador PT/BH e como coordenador da mesa dos trabalhos o diretor do IRLS, Gert Peuckert.
Para o vereador Alisson Mendonça o seminário será uma oportunidade de mostrar o papel da Câmara Municipal como verdadeiro instrumento representativo da sociedade, estando diretamente ao lado do povo, conhecendo suas realidades e buscando as soluções para os problemas. Além de mostrar que as Câmaras precisam estar mais abertas para o povo, o vereador vai defender também o fortalecimento dos conselhos comunitários, através dos representantes da sociedade, que auxiliarão os parlamentares para juntos buscarem sempre mais alternativas para resolver os problemas sociais.
Alisson Mendonça foi escolhido para ser um expositor do seminário pela experiência de estar cumprindo o seu terceiro mandato consecutivo como vereador e pelas suas posições diante da proposta de democratização cada vez maior dos parlamentos. No convite formulado ao vereador ilheense os organizadores parabenizaram o parlamentar pela sua postura e pela clareza em suas posições, razões pela qual foi escolhido para ser um expositor. Participam do seminário vereadores do Brasil e da Alemanha, deputados estaduais e federais, secretários municipais, prefeitos, professores universitários e representantes de órgãos e instituições dos dois países.
De acordo com Alisson Mendonça, discutir a democratização dos parlamentos é sem dúvidas uma iniciativa valorosa já que são os vereadores e deputados que estão a todo instante em contato com o povo e é preciso tornar as câmaras como verdadeiros instrumentos de defesa dos interesses do povo. Além disso ele chama a atenção para a discussão sobre como funcionam os parlamentos, seus objetivos, seus poderes e sua independência enquanto poder legislativo. Durante o encontro serão debatidas ainda questões como “O Orçamento Participativo e o legislativo municipal”; “Os conselhos de representação da sociedade e os parlamentos locais” e “A democratização dos Parlamentos e o aperfeiçoamento da relação entre representantes e representados”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *