Município pretende vacinar 16 mil idosos contra a gripe;
Ilhéus prepara congresso de ciência e tecnologia;
Ilhéus confirma introdução da história regional nos currículos;
“Saudosos Carnavais” em exposição até sexta no TMI.
“As dúvidas dos que acreditam”, texto do ator Franklin Costa, será discutido nesta quarta-feira (27), a partir das 18h30min, pelo grupo do Teatro Popular de Ilhéus em nova sessão do Projeto Leituras Dramáticas. A iniciativa, que faz parte da programação da Casa dos Artistas e tem o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), será realizada no Teatro Pedro Mattos, com entrada gratuita. A discussão com o público segue-se à leitura dramatizada do texto.
“Franklin Costa mostra nessa produção o processo de montagem de um espetáculo teatral por um grupo de teatro amador e as relações pessoas e conflitos que envolvem a profissão, tudo de forma bem humorada e irreverente”, explicou o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa. Segundo ele, o Projeto Leituras Dramáticas é de fundamental importância para quem pretende se iniciar na carreira teatral, porque fornece uma grande soma de informações sobre a profissão de ator.
Em sessões anteriores do projeto, realizadas sempre às quartas-feiras, foram discutidos outros textos, a exemplo de “Quem é esse Ulisses, que viajou no meio da noite ?” do escritor Jorge de Souza Araujo, mostrando de forma explicita a necessidade de se tomar uma posição perante as formas de opressão que nos são impostas a cada dia.
Município pretende vacinar 16 mil idosos contra a gripe
A Secretaria de Saúde de Ilhéus espera imunizar 16.258 pessoas maiores de 60 anos contra a gripe, numa campanha que terá seu ponto alto neste sábado (30), Dia Nacional de Vacinação. A oferta de vacinas começou em todo o País nesta segunda-feira (25), mas em Ilhéus as unidades básicas de saúde estão aplicando as doses contra o vírus influenza (causador da gripe) desde o dia 18 de abril.
A atividade de vacinação vai até 6 de maio, mas a mobilização maior acontecerá neste sábado, quando haverá 63 postos de atendimento abertos em toda a área do município, também com a disponibilização de doses contra tétano e difteria. Os idosos hospitalizados e residentes em casas de repouso também receberão a vacina contra pneumococos, germe responsável por grande número de infecções pulmonares. O objetivo é proteger essa população das complicações da gripe e de outras doenças previsíveis e de grande incidência nessa faixa etária.
“Os pacientes idosos mantêm, em geral, a infecção por semanas e podem apresentar complicações, sendo as mais freqüentes a pneumonia bacteriana, a pneumonia viral primária e o agravamento de doenças crônicas pré-existentes”, explica a secretária de Saúde, Vera Jasmineiro. A vulnerabilidade à gripe aumenta com a idade, daí a importância da vacina, que reduz em 90% o risco de contrair a doença. Para atingir a meta, o município tem feito uma ampla divulgação nos bairros, com carros de som, colocação de faixas nas ruas e cartazes em ônibus.
Para garantir a vacinação também entre os moradores da zona rural, a Secretaria Municipal de Saúde está mantendo postos volantes, que desde a semana passada atendem não apenas à zona rural, como também levam a vacina aos hospitais e abrigos da cidade. Vera Jasmineiro explicou que mesmo quem já tomou a dose contra a gripe deve se vacinar novamente, pois a cada ano é preparada uma vacina a partir das variações do vírus.
Ilhéus prepara congresso de ciência e tecnologia
Ilhéus vai se transformar em um centro de divulgação de inovações tecnológicas, entre os dias 3 e 15 de outubro próximos. O período foi escolhido pela prefeitura local para a realização do Congresso de Ciência e Tecnologia, evento que vai acontecer no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Está prevista não apenas a participação de representantes do setor de informática, como também da indústria de chocolate, entre outras atrações.
Os organizadores articulam a vinda do navio-escola da Marinha, que ficará atracado no Porto do Malhado durante os dias do Congresso, com acesso franqueado à visitação pública. Também está sendo programada uma homenagem ao cientista brasileiro Alberto Santos Dumont, com a exposição de uma réplica do 14-Bis. Uma das idéias é fazer um passeio pela história da aviação até as viagens espaciais, por isso está sendo negociada com a Agência Espacial Brasileira a participação do tenente-coronel-aviador Marcos César Pontes, o primeiro astronauta brasileiro.
Para iniciar as definições sobre a organização do evento, estiveram em Ilhéus, nesta segunda-feira (26), o coordenador de Popularização da Ciência da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, Alberto Peverati, e a coordenadora de Projetos da mesma Secretaria, Vanessa Abdala Sales. Eles se reuniram com a secretária municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho, com quem acertaram os primeiros detalhes sobre o Congresso.
Segundo Rúbia, o acontecimento será “uma oportunidade importante para ajudar a firmar a posição de Ilhéus como pólo tecnológico”. A secretária ressalta que o município já desponta como líder na produção de equipamentos eletroeletrônicos, sendo responsável por 30% dos microcomputadores que chegam ao mercado nacional.
“É desejo do prefeito Valderico Reis estimular esse desenvolvimento tecnológico, inclusive fazendo com que seus benefícios sejam melhor distribuídos entre a população, principalmente no que se refere à difusão do conhecimento e aumento da inclusão digital”, afirma a secretária. De acordo com ela, o Congresso vai incentivar a participação de estudantes, sobretudo os da rede pública de ensino.
Ilhéus confirma introdução da história regional nos currículos
O Programa de Implementação dos Estudos Regionais na Rede Municipal de Ensino será lançado na próxima sexta-feira (29) na Fundação Cultural de Ilhéus, das 8h às 12h. Na oportunidade, o programa vai ser levado ao conhecimento dos coordenadores e diretores de escolas, que também assistirão à palestra da professora Terezinha Marfis, mestre em História pela UFBA.
O programa terá a função de elaborar todo o material didático que será utilizado nas disciplinas de estudos regionais, e capacitar os professores, dando respaldo para que os estudos sejam desenvolvidos com sucesso, alcançando o objetivo esperado. Através dele, a Secretaria Municipal de Educação vai elaborar um livro didático sobre a história local.
Segundo o historiador Erlon Costa, o programa vem cumprir a Lei 2.550/95, de autoria do ex-vereador Nizan Lima, que determina a obrigatoriedade do ensino da história de Ilhéus aos alunos da rede municipal. “Somente depois de 10 anos, a lei será cumprida, graças ao empenho do prefeito Valderico Reis em melhorar o ensino público na cidade”, disse o historiador.
Para o secretário de Educação do município, Almir Gonçalves, o professor deve sempre buscar conteúdos significativos para os alunos, de preferência vivenciados no seu cotidiano comunitário, de forma a provocar seu interesse, ampliar os conhecimentos e contribuir para solucionar questões coletivas. “O importante é que os conhecimentos a serem trabalhados correspondam a uma questão local e compreendam a realidade vivenciada pelos alunos”, afirmou Almir.
Alguns projetos que integram o programa já estão sendo praticados, a exemplo das Discussões Pedagógicas, Formação Permanente de Professores e dos projetos Canteiro, em conjunto com a Associação Pró-Meninos de Rua; Morro de Pernambuco, em parceria com a Maramata; e Erês da Senzala, que trabalha a história da África por meio do teatro.
“Saudosos Carnavais” em exposição até sexta no TMI
Apesar do fim dos festejos carnavalescos realizados em Ilhéus de 20 a 25 deste mês, o público tem até as 18 horas de sexta-feira (29) para visitar a exposição “Saudosos Carnavais”, que reúne na Galeria do Teatro Municipal um acervo de fotos, letras de músicas e fantasias da festa. Desde que foi aberta, no dia 15, a promoção da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) tem atraído um número expressivo de pessoas, devido à beleza e raridade do material exposto.
A exposição registra períodos carnavalescos distintos, mas sempre com os elementos marcantes da festa: a alegria, a irreverência e a ingenuidade do folião do passado. Com as fotos obtidas em pequenos acervos, o público pode ter informações a respeito das transformações ocorridas com o passar dos anos no circuito da avenida Soares Lopes, a exemplo das mudanças nos trios elétricos.
Os admiradores das escolas de samba podem matar um pouco a saudade com os registros fotográficos de agremiações que passaram pela avenida. Pela observação desse material é possível se fazer uma releitura dos carnavais, onde se brincava sem outras preocupações. Ainda nesse sentido, destacam-se as marchinhas de compositores como J. Sandoval, Carvalhinho, Humberto Porto, Chiquinha Gonzaga, Haroldo Lobo, Lamartine Babo, Irmãos Valença e outros.
Às fantasias expostas na Galeria do Teatro nos remetem a um tempo cheio de romantismo, testemunhado no figurino carnavalesco, em que têm presença marcante melindrosas, xeques árabes, pierrôs e colombinas. Na exposição, o visitante que não viveu os antigos carnavais pode ter uma idéia da importância do colorido da festa, não só pelas fantasias, mas também pelos calçados e máscaras que complementam o figurino.