Carnaval movimentou vários setores da economia ilheense;
Turistas e autoridades aprovam Praia & Folia;
Arrocha e techno também têm lugar na Praia & Folia;
Saúde do folião foi prioridade durante o Praia & Folia 2005;
Segurança dá show à parte no Praia & Folia.
Durante os cinco dias de festa, o Praia & Folia foi transmitido para diversas partes do país e do mundo, através das emissoras de rádio e televisão, jornais impressos e online, e mais de 10 websites, que fizeram a cobertura total do evento. Nesses dias, o site oficial da festa (www.praiafolia.com.br), que transmitiu imagens da folia em tempo real, recebeu mais de 11.300 visitas de pessoas de 10 países diferentes.
Os sites já vinham divulgando antecipadamente o evento, para atrair o maior número possível de turistas à cidade. Neles, os visitantes encontraram informações sobre Ilhéus, seus pontos turísticos e históricos e a programação do Carnaval. Durante o evento, os fotógrafos dos sites não perderam nenhuma atração. Fotografaram as bandas, os foliões, as curiosidades, e tudo mais que, como notícia, aparecia no circuito.
Dentre os sites que cobriram a folia estão: Gabriela FM, Ilhéus Agitos, Ilhéus Virtual, Click Eventos, R2C Press, O Xarope, Ilhéus Amado, Terra da Gabriela e Canal Ilhéus. As imagens da festa também foram transmitidas ao vivo pelo www.micaretaonline.rg3.net . O site oficial do Praia & Folia fará um vídeo com os melhores momentos da festa, para que as pessoas possam ver a animação dos foliões ao som das mais de 60 atrações que passaram pela avenida Soares Lopes.
A iniciativa da Prefeitura de Ilhéus de criar um site para mostrar as imagens do Praia & Folia em tempo real foi um sucesso. O website, mesmo em fase de teste, conseguiu transmitir perfeitamente as imagens da folia, através de três câmeras instaladas dentro do circuito e do camarote Eu te Conto. A partir de agora, o site será concluído e aperfeiçoado, trazendo mais informações sobre Ilhéus e transmitindo imagens dos pontos turísticos e dos grandes eventos da cidade, para pessoas de todo o mundo.
Carnaval movimentou vários setores da economia ilheense
O Praia & Folia 2005 movimentou vários setores da economia ilheense, com a decisão do prefeito Valderico Reis em modificar a data do Carnaval, agradando principalmente aos operadores do comércio e do turismo. Muitos hotéis e pousadas de Ilhéus atingiram ocupação total, enquanto motoristas de táxi e donos de lojas e restaurantes, também ficaram muito satisfeitos com a ativação dos negócios durante os cinco dias do evento.
Realizando a festa no mês de abril, o prefeito conseguiu garantir a presença de um número maior de foliões, e com isso, a geração de emprego e renda foi muito maior do que teria sido caso o Carnaval tivesse acontecido na data oficial, quando até mesmo os nativos viajam para os grandes centros urbanos.
A secretária de Governo, Luciana Reis, classificou o Praia & Folia como um grande sucesso e afirmou que “a idéia é que a festa se torne cada vez mais conhecida e absoluta em termos de números, transformando-se em um dos motores da economia ilheense, através da geração de empregos diretos e indiretos”.
Durante a folia, diversos setores foram movimentados com a venda de abadás, camarotes, passagens aéreas e terrestres, comercialização de bebidas e alimentos em restaurantes, bares, lanchonetes e por ambulantes, hospedagem, aluguel de veículos, indústria fonográfica e até mesmo a reciclagem de latas de bebidas. A festa gerou ainda diversos empregos temporários, com a contratação de seguranças, artistas e técnicos de som, iluminação, montagem e decoração, além de barraqueiros e ambulantes.
Turistas e autoridades aprovam Praia & Folia
Autoridades municipais, turistas e dirigentes de entidades carnavalescas aprovaram o Praia & Folia e sua realização no mês de abril, fora da época do Carnaval. Para Carlos Santos Vireira, turista de Pedra Azul, Minas Gerais, “o Carnaval foi muito bom, porque a população da cidade tem a tradicional hospitalidade do povo baiano”, registrando também que “a festa foi marcada por boas atrações, além da tranqüilidade, promovida pelo esquema especial de segurança, e a animação do público”. O secretário de Educação de Ilhéus, Almir Gonçalves Pereira, avaliou o Carnaval como “excelente”, devido à infra-estrutura, um esquema de segurança que conseguiu manter a ordem e a tranqüilidade no circuito, e as boas atrações. Ele diz ter a expectativa de que no próximo ano a festa será ainda melhor, “tendo em vista que esse é o primeiro ano de governo Valderico Reis, e já realizou uma festa com grande sucesso”.
O secretário executivo da Associação dos Templos de Culto dos Orixás de Ilhéus Yabas, Valério Bonfim Ribeiro, elogiou a iniciativa da coordenação do Praia & Folia, que inovou, ao levar as bandas de blocos afro para cima do trio. Segundo ele, esse fato teve uma grande repercussão entre o pessoal que trabalha com a linha afro e “já que deu certo, deve continuar”.
Deixou saudades Outros itens da festa apontados por Valério como “altamente positivos” dizem respeito à limpeza dos banheiros químicos e do circuito da avenida, a estrutura dos camarotes e a segurança. A coordenação da festa foi comandada pela presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Simone Cardoso, e a secretária de Governo, Luciana Reis.
Já o presidente do Conselho da Entidades Afro, Jacks Rodrigues, também teceu comentário elogioso à infra-estrutura da festa, à segurança e às atrações. Sobre os blocos afro, disse que “apesar de não ter o cortejo, as entidades mostraram seus talentos com as bandas em cima dos trios”. Para Jacks Rodrigues, atrações, animação, infra-estrutura e segurança atgenderam bem à necessidade do público.
O evento, que só terminou na manhã de segunda-feira (25), já deixou saudade porque reuniu todos os itens de um bom Carnaval, uma vez que induziu pierrôs e colombinas a dançar na pista de um carnaval fora de época, enquanto, num apelo aos tempos modernos, até adolescentes a se fantasiaram com originalidade, usando carvão, como lembraram alguns alegres foliões.
Não faltaram os irreverentes blocos denominados de “Piranhas’, onde homens travestidos “soltaram a alma”, contribuindo com o humor peculiar da ocasião. Os blocos de sujos também mereceram destaque, pois acrescentaram mais humor, irreverência e animação à festa, que teve ainda como marca o grande número de trios elétricos que puxaram as mais de 50 bandas. A segurança no circuito foi outro ponto de destaque da primeira edição do Carnaval Praia & Folia.
Arrocha e techno também têm lugar na Praia & Folia
O lugar reservado para os modismos, inovações feitas no Praia & Folia, com o Luau do Arrocha e a Tenda Techno, permitiu que muita gente dançasse ao som de músicas diferentes da axé music, mas aproveitando a festa da mesma maneira. Os mais conservadores, que vivenciaram os bailes de máscaras, puderam até torcer o nariz para esta inovação que o Praia & Folia trouxe para Ilhéus, dando espaço para novas atrações populares, mas não puderam negar que agradou aos foliões, a julgar pela presença maciça, soibretudo de público jovem.
A Praça Castro Alves, popularmente chamada de Pracinha da Irene, conhecida por reunir amantes do rock’n roll e música eletrônica, foi palco de uma boate com DJ e iluminação adequada para todos curtirem uma verdadeira “rave”. Já o Luau do Arrocha, onde um trio elétrico parado em frente à Catedral de São Sebastião fazia a “guitarra chorar” tocando o ritmo do momento, fez com que os foliões dançassem agarradinhos. Mas, quando o trio elétrico passava pelos locais, todos esqueciam de suas “tribos” favoritas e se entregavam ao axé, ao samba reaggae , enfim, à música que estivesse tocando.
Apesar das novidades, tal qual antigamente, ainda podiam ser vistas pessoas com máscaras, homens travestidos de mulher, crianças fantasiadas de índios, ciganas e super-heróis, pequenos blocos de rua ainda resistiam ao passar do tempo e ao pessimismo de quem acha que uma moda pode se sobrepor à outra. Porém, viu-se que, no Praia & Folia, o que valeu mesmo foi a vontade de se desprender do cotidiano e cair na gandaia, seja entoando marchinhas ou se balançando ao ritmo eletrônico.
Saúde do folião foi prioridade durante o Praia & Folia 2005
Durante os cinco dias de folia, o prefeito Valderico Reis demonstrou grande preocupação com a saúde dos foliões que participaram do Praia & Folia, com os fiscais da Vigilância Sanitária fazendo vistoria em todas as barracas de vendedores ambulantes. No total, 13 fiscais trabalharam durante a festa, fiscalizando a qualidade e as condições de higiene dos alimentos comercializados pelos 186 ambulantes espalhados pelo circuito. Após a inspeção, os que fossem aprovados recebiam um selo da Vigilância Sanitária.
Os fiscais trabalharam durante todos os dias, das 15h às 02h da manhã, para garantir que os foliões não precisassem se preocupar com os alimentos que estavam ingerindo.
Outra medida que demonstrou a preocupação do prefeito com a saúde e segurança da população ilheense e dos visitantes, foi trazer de Salvador uma UTI móvel, para atender a possíveis emergências que ocorressem dentro do circuito do Carnaval. O veículo ficou disponível na praça Castro Alves, junto com outras duas ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde.
Segurança dá show à parte no Praia & Folia
Com um público bem maior que nos carnavais anteriores, a expectativa era de que a polícia teria trabalho dobrado para garantir a segurança no Praia & Folia. O importante é que, numa ação articulada e bem organizada, PM, Polícia Civil, Polícia Federal, Bombeiros, Polícia Rodoviária e Guarda Municipal conseguiram dar à festa uma marca que deve ser levada em consideração: a de carnaval da paz.
Durante os cinco dias de agito na Soares Lopes, a polícia registrou 144 ocorrências, um número 25% menor que o contabilizado no carnaval de 2004. As detenções somaram 214, o que representa 76% do ano passado. Os coordenadores do esquema de segurança foram o tentente-coronel Juvenal Teixeira Filho, comandante do 2º Batalhão da PM, e o delegado titular da 7ª Corpin, Jorge Luiz dos Santos. Ambos consideraram que a ação harmoniosa das corporações foram decisivas para coibir a violência na festa.
O policiamento cobriu toda a área da avenida Soares Lopes e os acessos ao circuito, com utilização de câmeras e detectores de metais. Cerca de 3 mil policiais atuaram durante o Praia & Folia, incluindo homens da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (Caema) e Companhia de Ações Especiais do Sudoeste e Gerais (Caesb).
“Foi um trabalho muito bem feito e que ajudou a coroar o nosso Carnaval de êxito”, elogiou o prefeito Valderico Reis. Segundo ele, o público também contribuiu para que os números da segurança fossem positivos, “pois veio para a festa com um espírito de alegria e disposto a brincar com tranqüilidade”.