A Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e o Senac-Bahia oferecem cursos profissionalizantes às prefeituras, com o objetivo de gerar emprego e renda e promover a abertura de pequenos negócios nos municípios. Também se encontra aberta na sede da Amurc e na Secretaria de Desenvolvimento Social de Itabuna, inscrição para o curso de capacitação para gestores à distância, com ênfase no gerenciamento e empreendedorismo. Para este curso as aulas serão dadas no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), situado na avenida Presidente Kennedy, em frente à vila olímpica.
O presidente da Amurc e prefeito de Itapé, Pedro Jackson Brandão, disse que diante da atual situação que se encontram alguns municípios que têm na prefeitura única fonte geradora de trabalho, a idéia de oferecer cursos profissionalizantes às pessoas que estão fora do mercado de trabalho é de suma importância porque além de ampliar o orçamento doméstico, proporciona ainda capacitar outras que não tiveram oportunidade de passar por um processo de reciclagem a custo baixo.
Nesta etapa estão em disponibilidade 21 cursos sobre escultura, porcelana fria (biscuit), pintura, bordado a mão, culinária básica, lanches comerciais, tortas, salgados e doces, congelamento, inglês e espanhol para hotelaria, informática, recepcionista, oficce-boy, promoção de vendas, manicure, cabeleireiro, corte e costura, alisamento, colormetria, mechas e reflexos e crochês.