INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Polícia anuncia reforço na segurança do Praia e Folia;

Projeto de Valderico tem apoio de deputado do PT;

Bancos terão prazo para se adequar à lei dos 15 minutos;

Vigilância apreende produtos com data de validade vencida;

Praia & Folia terá esquema especial de limpeza pública;

Ilhéus terá cinco dias de animação no Praia & Folia;

Acervo de velhos carnavais encanta ilheenses e turistas.

Polícia anuncia reforço na segurança do Praia e Folia

O esquema de segurança para o Ilhéus Praia e Folia 2005 foi apresentado nesta segunda-feira (18) pelo 2º Batalhão da Polícia Militar. O policiamento da avenida será divido por setores. O posto de comando central funcionará na área localizada em frente aos camarotes. Outros dois postos de comando setoriais vão operar em frente ao Centro de Convenções e próximo à Catedral. A entrada de foliões no circuito será monitorada por soldados munidos de detectores de metal e rádio de comunicação.

Haverá cinco pontos de acesso ao circuito, situados no Centro de Convenções, Receita Federal, Biblioteca Municipal, Galeria Bandeirante e Bradesco. A apresentação foi feita pelo representante do 2º BPM, Capitão Adriano. Segundo ele, a segurança será feita por cavalaria montada, postos elevados da PM e do Corpo de Bombeiros na extensão do circuito, policiamento nos pontos de ônibus; Policiais de bicicleta patrulhando as ruas onde as viaturas não têm acesso, como o calçadão da Marquês de Paranaguá, além de policiamento com motos, que desafogará o trânsito e dará reforço à cavalaria.

Câmeras

Todo o circuito da folia será monitorado por câmeras, o que será uma inovação no esquema de segurança do Carnaval de Ilhéus. Haverá reforço de policiamento em áreas como hospitais, Presídio Ariston Cardoso, estação rodoviária e no aeroporto. Os demais serviços prestados pela Polícia Militar não sofrerão alterações, segundo o capitão Adriano. Ele informou ainda que 2º BPM terá reforço dos batalhões de Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié e Salvador. Durante a festa, serão aproximadamente 3 mil policiais nas ruas.

Além da PM, a segurança será garantida por efetivos das polícias Civil e Federal e da Guarda Municipal. Durante a Micareta, haverá um delegado plantonista no circuito, para dar maior agilidade às ocorrências. O comandante Coronel Teixeira disse que é necessária esta integração entre os órgãos que fazem a segurança pública para que a operação obtenha sucesso. “Só podemos garantir total segurança se todos estiverem unidos”. O coronel pediu também apoio à população para que denunciem os atos ilícitos para que a polícia tenha maior eficiência.

O plano de segurança para a folia foi apresentado à imprensa e a representantes da Prefeitura, o secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, e o vice-prefeito e secretário de Esporte, Newton Lima. “O policiamento deve ser firme no controle da marginalidade e cortês na receptividade aos visitantes”, disse Mazzei. Outro ponto abordado pela Prefeitura foi a utilização do decibelímetro, aparelho para a medição da intensidade do som.

No dia 23 de abril, dia de São Jorge, foi garantida à igreja de que a festa não atrapalhará as solenidades em homenagem ao Santo padroeiro. A rua estará fechada no limite da Avenida Soares Lopes, o que isolará, ao máximo, as igrejas do som da festa. “A expectativa é de uma festa alegre, pacífica e competente”, declarou o secretário.

Projeto de Valderico tem apoio de deputado do PT

O projeto do prefeito Valderico Reis, de construir um terminal de cargas no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, tem o apoio político do deputado federal Josias Gomes, do PT. O deputado enviou carta ao presidente da Infraero, Carlos Wilson Campos, enfatizando a importância da obra. “A construção do referido terminal em muito contribuirá para o desenvolvimento das regiões, pois irá proporcionar a redução de custos e tempo na importação de componentes para o Pólo de Informática, hoje desembaraçados em outros aeroportos do país”, disse o parlamentar em sua carta.

Ele também argumenta que “em função da solicitação neste sentido já ter sido feita pelo prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, é de vital importância a construção do terminal de carga aérea no aeroporto de Ilhéus (…), criando emprego, aumentando a distribuição de renda e a arrecadação das prefeituras”. De acordo com o prefeito Valderico Reis, o terminal de cargas é uma reivindicação antiga dos empresários do setor e que interessa não só a Ilhéus.

O prefeito explica que “o aeroporto Jorge Amado é um patrimônio regional e os recursos empregados em seus equipamentos darão efeitos econômicos positivos em vários municípios”, disse. Quanto à posição do deputado Josias Gomes, o prefeito afirmou que “todo apoio político ao projeto é muito bem-vindo, pois sem a união das forças regionais tudo se torna mais difícil em Brasília”. O prefeito cita, por exemplo, que as empresas gastam 3% do valor da carga com custos de transporte da mercadoria de Salvador para Ilhéus. “Com o terminal alfandegado, esse custo deixa de existir”, afirma Valderico.

Bancos terão prazo para se adequar à lei dos 15 minutos

As agências bancárias em Ilhéus terão um prazo máximo de 30 dias para apresentar propostas visando reduzir o tempo de espera dos clientes. O prazo foi estipulado durante reunião hoje (19) no Palácio Paranaguá, com a presença de secretários municipais, gerentes de bancos, bancários, vereadores e a Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Codecon). “Precisamos discutir alternativas para que o atendimento seja feito de acordo com a Lei Municipal dos 15 minutos e, também, respeitando o Código de Defesa do Consumidor”, afirmou o subprocurador-geral do Município, Gerbson Morais.

A reunião desta terça foi uma continuidade de um encontro realizado na semana passada, na sede da Codecon. O subprocurador disse que a Prefeitura vai exigir o cumprimento da lei, mas sem conflitos. “O que estamos exigindo é mais respeito aos clientes”, afirma. A reunião foi acompanhada pelo vice-prefeito, Nilton Lima, o subprocurador geral, Jerbson Morais, a secretária de Indústria, Comércio, Ciências e Tecnologia, Rúbia Carvalho, e a diretora da Casa dos Conselhos e coordenadora da Codecon, Josiana Alves de Souza. Os vereadores Egídio Alves e Maria de Lourdes representaram a Câmara Municipal na reunião.

A reunião também contou com a participação de representantes dos bancos Bradesco, Real, Itaú, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e Banco do Brasil. Os gerentes bancários disseram que medidas alternativas estão sendo estudadas para reduzir o tempo de espera dos clientes que, em alguns casos, chegam a ficar até duas horas na fila para ser atendido. O subprocurador Gerbson Morais disse que, após essas discussões, não havendo o cumprimento da lei municipal a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) poderá multar as agências.

Vigilância apreende produtos com data de validade vencida

A Prefeitura de Ilhéus, através da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) e da Vigilância Sanitária, fez nova apreensão de alimentos com prazo de validade vencido, na zona sul da cidade. Desde o início do ano, o governo tem realizado uma série de inspeções nos estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios, para garantir que a população compre e consuma produtos de qualidade e que não ofereçam riscos à saúde.

A apreensão resultou de uma fiscalização iniciada pela Codecon há pouco mais de dez dias, que inspecionou supermercados, mercearias, padarias e demais estabelecimentos da zona sul que comercializam alimentos. Foram apreendidos diversos produtos, como margarina, macarrão instantâneo, biscoito, café, achocolatados, barra de cereais, molho de tomate, farinha de trigo, queijo, presunto, lingüiça calabresa, mortadela e bacon. Os produtos apreendidos foram incinerados.

Segundo a coordenadora da Codecon, Josiana Alves de Souza, a Prefeitura está desenvolvendo ações coordenadas de fiscalização, contando com a Codecon e a Vigilância Sanitária, que contam com um total de 16 fiscais trabalhando diariamente nas ruas de toda a cidade. No mês passado, a Vigilância Sanitária apreendeu mais de uma tonelada de alimentos deteriorados ou com prazo de validade vencido, inclusive carne proveniente de abate clandestino.

As fiscalizações realizadas pela Prefeitura não se restringem aos estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios. Também são fiscalizados hotéis, pousadas, farmácias e outros estabelecimentos comerciais cuja qualidade do produto dependa da higiene e inspeção sanitária. Josiana destaca que a fiscalização é contínua e será estendida a todos os bairros da cidade.

Praia & Folia terá esquema especial de limpeza pública

A Prefeitura de Ilhéus organizou um esquema especial de limpeza, que contará com caminhão-pipa e cerca de 100 garis para o circuito do carnaval. A equipe de limpeza estará trabalhando no momento da festa, fazendo a varrição das ruas e camarotes, mas será reforçada às 6h da manhã, quando o caminhão-pipa fará a lavagem de todo o percurso e das outras ruas que dão acesso ao evento, para que estejam limpas nas primeiras horas do dia.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Jorge Cunha, explicou que a limpeza da cidade há algum tempo foi reforçada, principalmente em suas entradas, para que os visitantes tenham uma boa imagem de Ilhéus. “Assim, quem chegar pelas rodovias que ligam o município a Itacaré, Itabuna ou Uruçuca, encontrará uma cidade limpa e bem cuidada”, disse o secretário.

Para a realização do “Praia & Folia”, as ruas que farão parte do circuito também receberam cuidados especiais, como serviços de roçagem dos jardins e canteiro central, poda de árvores, raspagem das sarjetas e pintura do meio-fio. Além disso, a iluminação da Avenida Soares Lopes foi totalmente recuperada. Segundo o secretário, mais de 50% dos postes não funcionavam, pois o sistema de fiação havia sido roubado. Agora, eles foram repostos e as lâmpadas trocadas, deixando a avenida completamente iluminada.

As praias também estão mais limpas e bem cuidadas, desde que a Prefeitura adquiriu duas máquinas específicas para esse tipo de serviço. Nas proximidades das praias e no centro da cidade, as equipes de limpeza estão fazendo trabalho de roçagem, capina, coleta de entulho, varrição e pintura de meio-fio, que em breve será estendido para todas as áreas do município.

Ilhéus terá cinco dias de animação no Praia & Folia

Ilhéus promete uma grande festa para os cinco dias do carnaval fora de época mais animado da Bahia, o Praia & Folia 2005. A avenida Soares Lopes vai tremer ao som de 60 grandes nomes da música baiana e regional. A folia começa nesta quarta-feira (20) e só termina nas primeiras horas da madrugada de segunda-feira (25). A programação será aberta nesta quarta por mais de vinte atrações, dentre elas Jammil, Cheiro de Amor e Batuquerê. Nos cinco dias de festa, o folião vai curtir o som de bandas como Rapazzola, Timbalada, Patchaka, Harmonia do Samba, Psirico, Bom Balanço e uma homenagem aos vinte anos de axé-music com Luiz Caldas.

A presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Simone Reis Cardoso, disse que a organização cuidou de todos os detalhes para que a folia seja tranqüila. A segurança será garantida por mais de três mil homens das polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Federal. O agito terá 10 trios elétricos e um espaço para a música eletrônica, sob o comando do DJ Rogério e convidados. Na praça Dom Eduardo, haverá lugar para os mais variados sons, com destaque para o arrocha. Os blocos afros também vão garantir presença na avenida, abrindo a folia na quarta e na sexta-feiras.

Na quinta, a Levada Afro enriquece a folia, com a participação de 13 entidades ligadas à cultura negra. No sábado, toda a beleza do Dilazenze vai encantar a avenida. “Teremos uma festa harmoniosa e de muita alegria, e que tem tudo para entrar no calendário oficial da nossa cidade”, afirmou o prefeito Valderico Reis.

Os vôos de diversos cantos do País com destino a Ilhéus estão completamente lotados, segundo as companhias aéreas. O turista quer combinar feriadão, praia e muita folia ao som de grandes nomes da música baiana. Empresas como a TAM e a Varig ofereceram descontos de até 70% nas passagens aéreas com destino ao aeroporto Jorge Amado.

Acervo de velhos carnavais encanta ilheenses e turistas

A exposição “Os Saudosos Carnavais” está sendo visitada por um número expressivo de ilheenses e turistas, que se encantam com o material apresentado. A mostra, aberta no dia 15, fica à disposição do público até o dia 29, das 12h às 18h e das 14h às 16h, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus, com um grande acervo de fotos, letras de músicas e fantasias carnavalescas. No período do Carnaval, de quarta-feira (20) a domingo (25), a exposição só funciona no horário de 9h às 12 h.

Promovida pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e coordenada por uma equipe comandada por Janete Lainha, a exposição traz registros fotográficos de carnavais da década de 60 até o ano passado e possibilita, sobretudo ao público mais jovem, informações sobre a evolução dos trios elétricos, através de parte do acervo fotográfico. A exposição é uma viagem a um passado, não tão distante, onde as escolas de samba faziam parte da cultura carnavalesca de Ilhéus, dando um tom nostálgico à exposição que mescla fotos em preto e branco e policromia.

Além do acervo fotográfico, “Os Saudosos Carnavais” remete o público aos tempos dos grandes carnavais, com as marchinhas que faziam a alegria dos foliões. Dentre outras, estão expostas as letras de “Abre alas” (Chiquinha Gonzaga), “Allah-la-ô” (Haroldo Lobo-Nássara), “Quem sabe, sabe” (J. Sandoval-Carvalhinho), “O teu cabelo não nega’ (Lamartine Babo-Irmãos Valença) e “A jardineira” (Benedito Lacerda- Humberto Porto).

Plumas e paetês

As fantasias dão também um tom ainda mais alegre e nostálgico à exposição. Com plumas e paetês, elas traçam o espírito da festa, que tem origem na Itália. São fantasias, no mínimo curiosas e intrigantes, além de calçados que completam o figurino de personalidades que desfilaram pelos salões e ruas da cidade, num clima de doce ilusão. Máscaras, serpentinas e um casal de manequins fantasiados recepcionam quem for visitar a mostra. Antônio Carlos Seabra disse que a exposição é um registro de várias épocas, onde o publico ia para a rua e bailes brincar muito, sem maiores preocupações. Para ele, os antigos carnavais deixaram grandes recordações, agora acordadas com o evento. “Este trabalho reflete a preocupação do governo municipal em manter os vínculos com a cultura, permitindo às novas gerações vivenciar os diferentes formatos da festa mais democrática de nosso povo”, disse Simone Reis, presidenta da Fundaci.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *