Ilhéus promove intercâmbio entre estudantes e indígenas;
Atividades comemoram o Dia do Livro Infantil;
Esquema especial de transporte e trânsito para atender o folião;
Saúde intensifica ações durante o Praia e Folia;
Site transmitirá ao vivo os agitos do Praia & Folia.
Decoração do “Praia & Folia 2005” será concluída amanhã
Um total de 50 peças decorativas estão sendo instaladas no circuito na avenida Soares Lopes, para o carnaval fora de época que promete ser um das mais animados e organizados da história de Ilhéus. De autoria do concepcionador plástico grapiúna Renart, a decoração é inspirada na marca do “Praia & Folia”, “mostrando a mistura de calor, praia, alegria e, acima de tudo, da maneira cordial e simples da sua população”, diz.
A decoração, segundo Renart, será concluída nesta terça-feira (19), e receberá um conjunto de três mil lâmpadas em todo a avenida. A festa vai contar com a animação de 60 bandas, entre grupos musicais de expressão nacional e as consideradas “prata da casa”. A animação está programada para o período de 20 a 24 deste mês.
Ilhéus promove intercâmbio entre estudantes e indígenas
Em comemoração ao Dia do Índio, a Secretaria de Educação de Ilhéus irá lançar nesta terça-feira (19), o projeto “Cururupe: quando o Atlântico transformou-se num mar de sangue”, que integra o Programa de Implementação de Estudos Regionais no Ensino Fundamental do Município. Até o dia 7 de maio, os alunos da Escola Municipal do Pontal participarão da Rota do Aldeamento, com discussões pedagógicas sobre a questão indígena na região.
Dentre as atividades do projeto, estão a exibição de filmes e documentários sobre os índios tupinambás de Olivença e o grande massacre do Cururupe, onde se travou a maior batalha de índios do Brasil e palestras sobre o tema. Também haverá oficina de pintura indígena e o intercâmbio com os alunos da Escola Indígena, do Centro Cultural de Olivença. O resultado do trabalho será a elaboração de um vídeo didático sobre os índios desta aldeia.
O programa está sendo coordenado pelos historiadores Erlon Costa e Edimundo Xavier de Oliveira. Eles adiantaram que o lançamento oficial deste projeto para os diretores e coordenadores das escolas da rede municipal será no próximo dia 27. “Com este programa, a Prefeitura de Ilhéus quer promover a inserção social e resgatar a cidadania, através da propagação de conhecimentos sobre a história do município”, diz Erlon. Segundo ele, cada escola tem um projeto específico baseado na potencialidade do local onde está instalada.
Preservar a história
O projeto de valorização da história regional está sendo implementado neste ano em toda a rede municipal de ensino em Ilhéus. Os alunos serão estimulados a conhecer mais da história de sua localidade e ajudar a preservá-la. Inicialmente, o projeto será desenvolvido com alunos da 5ª à 8ª série da rede. A cidade possui uma das histórias mais ricas que tem origem ainda no Brasil Colônia, no século XVI. Cada escola vai buscar a história da comunidade onde está localizada. Depois, a idéia é promover intercâmbios entre as unidades que integram o projeto. “Desta forma estamos lutando pela preservação da nossa história”, afirma.
Atividades comemoram o Dia do Livro Infantil
A Biblioteca Municipal Adonias Filho preparou uma programação especial para o público mirim nas comemorações do Dia do Livro Infantil. A sala de leitura foi totalmente tomada pelas crianças durante a sessão de contação de histórias e de vídeos infantis. A programação foi aberta a crianças da rede municipal e também da Creche Meira. Entre os vídeos exibidos estava uma das principais obras do escritor Monteiro Lobato, o Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Além de participar das sessões de filmes e narração de histórias, a Biblioteca Municipal promoveu sorteio de livros infantis. “O hábito da leitura deve ser estimulado desde os primeiros anos de vida escolar”, afirma a diretora interina da Biblioteca, Isabela Selman Leal. Ela destaca que o objetivo destas atividades é resgatar o prazer pela leitura entre crianças. “Temos que fazer isso da forma mais descontraída possível e num ambiente saudável”, diz.
Esquema especial de transporte e trânsito para atender o folião
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito anunciou algumas mudanças no tráfego de veículos no centro da cidade no período do Ilhéus Praia e Folia 2005. O tráfego na Avenida Soares Lopes será suspenso no período compreendido entre às 15h da quarta-feira (20) e às 6h da segunda-feira pós-carnaval (25). De acordo com o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Zerinaldo Sena, também serão montadas barreiras de acesso em cinco das transversais da Soares Lopes: Travessa Wenceslau Guimarães, Maron Pacheco, Santa Clara, Padre Manoel da Nóbrega e rua Padre Antônio Vieira.
O acesso de veículos às residências localizadas nestas transversais será permitido apenas para os moradores, que deverão apresentar comprovante de residência aos agentes de trânsito. “É importante que aquelas pessoas que residem no Outeiro de São Sebastião, na Soares Lopes e na 2 de Julho também fiquem atentas aos horários de acesso”, observa o secretário. O corredor formado pelas ruas Bento Berilo, Tiradentes e Visconde de Mauá (antiga rua da Linha) será usado apenas pelo sistema de transporte coletivo e de táxi, a partir das 17h, no período do carnaval, entre os dias 20 e 24.
Carros particulares podem usar como acesso alternativo à festa a Avenida Canavieiras e o viaduto Catalão. “Todas as mudanças visam garantir maior segurança ao público que vai curtir o carnaval”, afirma o secretário Zerinaldo Sena. Quem pretende se deslocar de carro para a folia terá à disposição estacionamentos especiais na área do cais da Avenida 2 de Julho, praça Ruy Barbosa e na praça Henrique Devoto (Cidade Nova). Um estacionamento especial para ônibus de turismo será criado na praça Guadalajara, situada nas proximidades do estádio Mário Pessoa. Todos os locais serão monitorados por fiscais para garantir maior fluidez do trânsito.
Transporte coletivo
Vinte ônibus estarão à disposição dos foliões no horário da meia-noite às 6h. O ponto especial ficará localizado na praça Coronel Pessoa (Rua Tiradentes). A frota será acionada de acordo com a demanda. “Isso vai garantir um sistema de transportes funcionando 24h durante o período de Carnaval, além de garantir tranqüilidade ao folião no retorno para casa”. O controle de partida será feito por vinte fiscais do setor de transportes da Prefeitura. As praças de táxi para as zonas norte e sul funcionarão na Bento Berilo, nos fundos da Biblioteca Municipal Adonias Filho (antigo General Osório).
Saúde intensifica ações durante o Praia e Folia
A prevenção será palavra de ordem durante os cinco dias do Praia e Folia, o Carnaval fora de época de Ilhéus, que começa na noite desta quarta-feira (20) e só termina na madrugada de segunda (25). Enquanto as bandas estiveram garantindo o agito do público na avenida Soares Lopes, um outro grupo vai cuidar para que a folia transcorra num clima de tranqüilidade e, acima de tudo, cuidado com a saúde.
Esse trabalho envolve diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde, a exemplo das equipes de combate à dengue, Centro de Controle de DST / Aids e Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica. As ações contam com a participação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
Com relação à dengue, uma das grandes preocupações atuais do município, a prevenção começou antes do Carnaval, há pouco mais de uma semana, com o aumento da circulação do fumacê nas imediações do circuito. A intensificação abrange bairros como Ceará, Centro, São Sebastião, Cidade Nova e Bela Vista, em atendimento à recomendação do Ministério da Saúde e da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Sesab.
Em nome da folia consciente e conseqüente, estará na avenida o bloco Unidos na Prevenção, formado pela equipe do Centro de Controle de DST / Aids e membros das Organizações Não-Governamentais Eros, Viva Luana, Cáritas, GPA, Gapa e Núcleo da Mulher. A turma vai atuar em dois pontos fixos em todos os dias da festa e espera distribuir 50 mil preservativos e panfletos com informações sobre sexo seguro. Na sexta-feira (22), a turma vai colocar efetivamente o “bloco na rua”, desfilando pela Soares Lopes atrás de um mini trio-elétrico
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Vera Jasmineiro, haverá ainda sete ambulâncias em pontos estratégicos do circuito. Três veículos foram cedidos pela Sesab, sendo um deles equipado com UTI móvel. Médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem estarão de prontidão na área da festa para atendimentos de emergência. “Estamos montando uma estrutura para dar tranqüilidade ao folião, que pode vir para o Carnaval com a certeza de que haverá profissionais de saúde preparados para viabilizar um pronto-atendimento, caso haja necessidade”, afirma.
Site transmitirá ao vivo os agitos do Praia & Folia
O carnaval mais animado do Brasil vai ser transmitido em tempo real, pela Internet. A Prefeitura de Ilhéus criou um site que transmitirá todas as atrações do Praia & Folia ao vivo, durante os cinco dias de festa. O endereço é o (www.praiafolia.com.br). O Internauta de qualquer lugar do país ou do mundo vai poder acompanhar a folia, que contará com mais de 60 atrações e nomes de peso da música baiana.
Segundo o idealizador do site, Arthur Leal, além do entretenimento, pode-se destacar a função de aumentar a segurança dos foliões, já que o sistema grava as imagens que estão sendo transmitidas. Nos dias de festa, duas câmeras serão instaladas no circuito, sendo que uma mostrará as imagens internas do camarote Eu te Conto, e outra será instalada na parte externa para exibir imagens dos trios e dos foliões na avenida.
Para colocar o site em funcionamento, a Prefeitura de Ilhéus fechou parcerias com as empresas, Kodo, Vip Segurança e Maxlinux. Após o carnaval fora de época, o site terá uma nova função: mostrar ao vivo o movimento nos principais pontos turísticos da cidade e de todos os grandes eventos que forem realizados. Serão instaladas seis câmeras nestes locais, para que as pessoas que moram longe ou que não conhecem Ilhéus possam ver os atrativos da cidade.
Além disso, as pessoas que acessar o site terão notícias sobre os acontecimentos da cidade, informações sobre hotéis, pousadas, restaurantes, aluguel de veículos, história da cidade, calendário de eventos públicos e particulares, e futuramente também poderão acompanhar em tempo real o trânsito nas principais vias de acesso do município. O prefeito Valderico Reis, que tem se empenhado na divulgação da cidade em outros estados, acredita que o site poderá atrair muitas pessoas para Ilhéus. “É mais um meio de divulgar as belezas e outros atrativos da cidade, para que as pessoas se interessem em visitá-la”, disse.