INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Prefeitura promove curso de treinamento de fiscais;

Ilhéus realiza encontro de capoeiristas baianos;

Projeto Pixinguinha estréia no próximo mês em Ilhéus;

Fundação Cultural divulga programação do Praia & Folia;

Programa de saúde vai atender a zona rural.

Prefeitura promove curso de treinamento de fiscais

A Prefeitura de Ilhéus encerrou hoje (15) um curso de capacitação para 18 fiscais do município, em parceria com a Economicus Consultoria. O curso faz parte da segunda etapa do projeto de revitalização do comércio de Ilhéus, que já passou por melhorias na estrutura física e parte agora para a fiscalização dos vendedores ambulantes. A última etapa será o redirecionamento do comércio informal.

No treinamento, os fiscais receberam orientação sobre relações interpessoais, ética profissional e atendimento, incluindo abordagem e orientação, de acordo com o Código de Posturas do Município. Segundo Paulo Sérgio Cunha de Oliveira, da Economicus Consultoria, o principal objetivo do curso é mudar a imagem dos fiscais perante a sociedade.

Os fiscais começarão os trabalhos na próxima segunda-feira (18). A fiscalização será realizada, inicialmente, de forma preventiva. De acordo com a secretária de Indústria, Comércio, Ciências e Tecnologia, Rúbia Carvalho, o importante é garantir o cumprimento do Código de Posturas, mas sem prejudicar nenhuma das partes. “Os ambulantes não deixarão de trabalhar, pelo contrário, terão um local específico para desenvolver suas atividades”, disse Rúbia. A Prefeitura estuda a possibilidade de instalar o comércio informal no Terminal Urbano.

Ilhéus realiza encontro de capoeiristas baianos

Com o apoio da prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Cidadania, serão realizados em Ilhéus, no dia 23, o III Encontro e o X Batizado de Capoeira do Sul da Bahia, no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic). A coordenação do evento espera reunir 30 grupos de capoeiristas das regiões sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia e de Salvador. Vão participar oito grupos do município e 20 de várias cidades do estado, num total de 300 capoeiristas.

A União Berimbau da Bahia, que promove o encontro, fará a entrega de cordéis e apresentações folclóricas – mostrando a história de Zumbi dos Palmares -, danças afro, de fogo e de aero-axé, sob a coordenação do grupo de expressão corporal “Bambambam”. Os trabalhos serão coreografados pelo contra-mestre Lázaro Oliveira e pelo mestre Antonio “Manhoso”, do Grupo União, de Cruz das Almas.

Projeto Pixinguinha estréia no próximo mês em Ilhéus

O “Pixinguinha”, um dos mais expressivos projetos musicais do Brasil, volta a ser apresentado no palco do Teatro Municipal de Ilhéus, em maio, com o show das cantoras Joyce e Marta Siqueira. As artistas abrem a nova edição do projeto, às 20 horas da quarta-feira, dia 4, prometendo fazer um espetáculo inesquecível. O projeto terá uma apresentação por mês até novembro.

Na edição 2005, a Fundação Nacional da Arte (Funarte), idealizadora da iniciativa, conta com o patrocínio da Petrobras. Em Ilhéus, o “Pixinguinha” tem o apoio também da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), que se empenhou para trazê-lo.

Aclamado pelo público e a crítica especializada de todo o País, o Pixinguinha é um dos projetos mais importantes da Música Popular Brasileira. Criado pela Funarte em 1977, o projeto revelou grandes nomes, como Leila Pinheiro, Zizi Possi e Djavan, que estiveram ao lado de artistas consagrados, como Elizabeth Cardoso, Martinho da Vila, Nara Leão e Paulinho da Viola.

Segundo a diretora de Projetos Culturais da Fundaci e coordenadora do Projeto Pixinguinha em Ilhéus, Adriana Oliveira, a cidade oferece todas as condições para a realização dos shows, pois dispõe de espaços adequados, com bom apoio de som e iluminação. “Além da estrutura, a cidade tem grande importância para a cultura baiana e brasileira”, afirma Adriana.

Fundação Cultural divulga programação do Praia & Folia

A cidade de Ilhéus já começa a sentir os acordes da festa que promete ser a mais animada dos últimos anos. Com mais de 60 bandas, mega-estrutura e o belo cenário da avenida Soares Lopes, o Praia e Folia 2005 começa na próxima quarta-feira (20) e só termina nas primeiras horas de segunda (25). O carnaval fora de época está atraindo público de todas as partes do Brasil e tem tudo para entrar definitivamente na programação oficial de eventos de Ilhéus.

Organizado pela Fundação Cultural, o Praia e Folia terá como marca a diversidade de ritmos. No centro da festa, estarão algumas das principais bandas do Carnaval de Salvador, a exemplo de Rapazolla, Cheiro de Amor, Bom Balanço, Harmonia do Samba e Patchanka. Na praça Castro Alves, o agito vai entrar pela madrugada sob o comando do DJ Rogério, com muitas luzes e música eletrônica. Mais adiante, na praça Dom Eduardo, o espaço será reservado às bandas de arrocha.

As manifestações populares de Ilhéus também terão presença garantida no Praia e Folia. Na quarta e na sexta-feira, a festa será aberta pelos blocos populares, e na quinta, a Levada Afro enriquece a folia, com a participação de 13 entidades ligadas à cultura negra. No sábado, toda a beleza do Dilazenze vai encantar a avenida.

“A festa tem tudo para dar certo e deve mesmo entrar para o calendário oficial de eventos de Ilhéus”, afirma o prefeito Valderico Reis, animado com a expectativa de maior movimento no comércio e ocupação da rede hoteleira no período de baixa estação. Segundo ele, o Carnaval acaba sendo “um bom investimento para o município, por ajudar a gerar emprego e renda para tantas famílias”.

Diversas agências de viagem fecharam pacotes turísticos para a festa e as companhias aéreas TAM e Varig reduziram os preços das passagens em até 68% durante o Praia e Folia, para vôos provenientes de Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Alguns pacotes incluem abadás, para o turista já chegar à cidade preparado para cair na folia.

Programa de saúde vai atender a zona rural

Ampliar a atenção às comunidades de vilas, povoados e distritos ilheenses é o objetivo do Programa de Saúde Rural, que será lançado na próxima terça-feira (19) na sede da associação de produtores rurais de Santana, às 9h. O programa será lançado pela secretária municipal de Saúde, Vera Jasmineiro, que vai apresentar os projetos voltados à zona rural.

Segundo a secretária, a intenção é manter um contato permanente com as associações para definir as prioridades em saúde para estas localidades. Vera Jasmineiro afirma que a participação popular é uma das novas diretrizes das políticas de gestão e controle da saúde. “Contando com a participação ativa do cidadão da zona rural, temos como definir um plano de ação que contemple a todos e oferecer um serviço mais eficiente”, ressalta Vera.

O lançamento reunirá as associações de produtores de Santana, Santana I e Búzios. Durante o evento, as comunidades de Santana, Santaninha e Búzios serão atendidas por uma unidade móvel de saúde, contando com atendimento clínico e odontológico. “Nós queremos mobilizar essas comunidades para que elas participem e juntos possamos ter uma política de saúde mais efetiva nessas áreas”, afirma o coordenador do Programa Associativo de Saúde Rural, Orlins Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *