Ilhéus organiza Copa Interbairros de futsal;
Ilhéus capacita educadores para a rede de escolas rurais;
Empossada nova diretoria da Comissão de Emprego.
O prefeito Valderico Reis visitou, na manhã desta quarta-feira (13), os bairros Teotônio Vilela, Nossa Senhora das Vitórias e o Alto do Mambape, em companhia do engenheiro da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), Paulo Levita, e do vereador Rodolfo Macedo. Durante a visita, Valderico disse que vai retomar as obras de infra-estrutura, drenagem e pavimentação do Vilela, interrompidas no governo passado, além de iniciar a construção de 200 casas populares no bairro Nossa Senhora das Vitórias.
Segundo Valderico, para o início da construção das moradias – que terão recursos do programa Pró-Morar – falta apenas a definição da área. No que se refere à complementação das obras de parte do canal do Vilela, o prefeito disse que os trabalhos serão concluídos após expedição de relatório da Conder.
No Vilela, também serão realizados serviços de drenagem na área da Escola Fábio Araripe, e de pavimentação nas ruas das Orquídeas, Azul e Amazonas. Nos locais visitados, o engenheiro Paulo Levita inspecionou obras que foram interrompidas na gestão anterior.
Ilhéus organiza Copa Interbairros de futsal
Moradores de diversas comunidades de Ilhéus vão se encontrar na quadra do ginásio de esportes Herval Soledade, a partir do dia 30 de abril, na I Copa Interbairros de Futsal. A competição, organizada em parceria pela Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania e Liga Ilheense de Futsal, pretende reunir de 24 a 30 bairros e tem a proposta de promover a integração de seus moradores através da atividade esportiva.
As inscrições para a competição ainda podem ser feitas, no Herval Soledade, no dia 18, a partir das 18 horas. De acordo com o presidente da Liga, Renato Peixoto, não será cobrada qualquer taxa dos participantes e os únicos requisitos são morar no bairro representado e ter idade a partir de 17 anos. Cada equipe pode reunir até 15 atletas.
As partidas serão realizadas entre os dias 30 de abril e 11 de junho, sempre nas noites de quinta-feira e nas tardes de sábado. A solenidade de abertura vai contar obrigatoriamente com a presença de todos os times, para o desfile oficial e demais atos da cerimônia. Está prevista para o dia 30 a realização de oito confrontos.
O sorteio das chaves em que serão agrupadas as equipes também vai acontecer no dia 18, logo após o processamento das últimas inscrições. O secretário de Esportes e Cidadania de Ilhéus, Newton Lima, diz que a I Copa de Futsal “vai ser um momento de festa para o esporte e para o fortalecimento do espírito de integração das várias comunidades de nosso município”.
Ilhéus capacita educadores para a rede de escolas rurais
A Secretaria de Educação de Ilhéus começou a ministrar um curso de capacitação de professores e coordenadores da rede municipal de ensino da zona rural envolvidos no projeto Escola Ativa. O projeto propõe um sistema integrado com estratégias curriculares e comunitárias, além do apoio à formação dos professores e administradores escolares. “A proposta desse trabalho está relacionada com o enriquecimento do processo educativo e a introdução de melhorias qualitativas na escola”, afirma a coordenadora do projeto Escola Ativa, Taís da Glória dos Santos.
Com carga horária de 27 horas, o curso, que começou na quarta-feira (13) e se estenderá até a próxima sexta-feira (15), está sendo realizado no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural de Ilhéus, na rua Jorge Amado, centro histórico da cidade. “Os objetivos estão relacionados à reflexão da prática pedagógica, visando uma nova forma de ensinar e aprender, fornecer subsídios teóricos e práticos com o fim de aprimorar o desenvolvimento do Projeto Escola Ativa e incentivar o crescimento positivo interpessoal e intrapessoal, vislumbrando uma melhor auto-estima do professor e a conscientização da equipe”, detalha Taís dos Santos.
Logo depois da abertura, foram realizadas atividades relacionadas com a dinâmica do acolhimento, diretrizes de campo, contrato didático e apresentação do projeto. No período da tarde, houve nova abordagem do projeto, destacando as concepções que o fundamentam, suas estratégias metodológicas e os componentes curriculares. De 9 às 12h30 da quinta-feira (14), serão desenvolvidos temas ligados à formação do governo estudantil, estudos de módulos e dinâmica de grupo. No período da tarde, haverá continuidade dos estudos dos módulos e apresentação das equipes.
Na sexta-feira (15), pela manhã, os trabalhos serão voltados para a apresentação de contextualização dos instrumentos do projeto, dinâmica de grupo, guias de aprendizagem e envolvimento das equipes. O trabalho prossegue na parte da tarde, com avaliação do curso e encerramento.
Empossada nova diretoria da Comissão de Emprego
Os novos dirigentes da Comissão Municipal Tripartite e Paritária de Emprego (CMTPE) foram empossados na manhã desta quarta-feira (13), em solenidade realizada no auditório da Ceplac. O evento contou com a presença do prefeito Valderico Reis e representantes de setores da sociedade civil, como CDL, Sebrae, Associação Comercial de Ilhéus, Câmara de Vereadores, Banco do Nordeste, Associação de Cabaneiros, Lions Clube, Associação do Mercado de Artesanato e dos camelôs do Terminal Urbano. Também esteve presente o superintendente da Secretaria de Trabalho, Ação Social e Esportes do Estado da Bahia (Setras), Carlos Armando Santana.
A Comissão é constituída por representantes de empregadores, trabalhadores e poder público, que participam como agentes da sociedade organizada no acompanhamento dos recursos do Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger/FAT) no município. A CMTPE foi criada em 1995 para que o município pudesse receber estes recursos, que são aplicados de acordo com as prioridades definidas pela Comissão, através da análise e avaliação dos projetos a serem financiados.
A nova diretoria tem como presidente a secretária de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Ilhéus, Rúbia Carvalho; representando a Bahia Pesca, está Joaquim Moura Costa; a EBDA terá como reprsentante Wellington Cruz Vieria Lima e Frederico Ângelo Lacerda é o membro indicado pela Setras. Os empregadores estão representados por Eduardo Costa (Sindicato Rural), Gentil Pires Filho (Sinec), Paulo César Ganem (CDL) e Orlando Borges (Associação de Cabaneiros). Os porta-vozes dos trabalhadores são Reynaldo Oliveira dos Santos (Colônia de Pesca Z-34), João Batista Aquino (SindHotel) e Valdemir Batista dos Santos (Sindicato dos Trabalhadores Rurais).
Valderico Reis considerou a reativação da Comissão um grande passo para que o município receba investimentos e gere emprego e renda para a população. “Não importa o número de empregos que uma empresa venha a gerar no município, ela será sempre bem recebida e terá todo o apoio e incentivos necessários para se instalar em nossa cidade”, disse. O antigo presidente da Comissão de Trabalho, Eduardo Costa, explicou que, para o bom funcionamento dos trabalhos, é imprescindível o apoio do governo municipal, o que – segundo ele – não vinha acontecendo nos anos anteriores. Rúbia Carvalho afirmou que as atividades serão imediatamente reativadas junto aos colaboradores em prol da geração de emprego para o município.
O superintendente da Setras parabenizou a iniciativa do governo municipal de tentar atrair investidores para Ilhéus e afirmou que a Secretaria está empenhada em retomar o trabalho das comissões de emprego, através da revitalização dos fóruns regionais e da realização de oficinas de trabalho e seminários.