SOS Praias Brasil ruma para o Super Surf

Enquanto os surfistas da elite do surf estiverem dando show na água, os
integrantes da organização não-governamental SOS Praias Brasil suarão a
camisa em mais uma campanha ambiental no Super Surf. Marcando presença outra vez no evento, os representantes da ong rumam em um motorhome – espécie de casa com rodas, para Santa Catarina.
Após finalizarem um projeto em Ubatuba, Marcelo Marinello e a esposa,
Heloísa, seguem no próximo dia 15 de abril para Imbituba, onde acontece
entre os dias 20 e 24, a primeira etapa do campeonato brasileiro de surf
profissional. A SOS Praias Brasil será responsável pela instalação de 50
lixeiras na área do evento, além de distribuir saquinhos de lixo com
mensagens ambientais.
A ong pretende contar com a ajuda de voluntários para coletar assinaturas
para o abaixo assinado que pede a construção de estações de tratamento de
esgotos em todos os municípios litorâneos. Para que o projeto se transforme
em lei federal é necessário que sejam coletadas um milhão de assinaturas.
O trabalho de conscientização será intensificado com os fumantes. Eles serão
abordados e lembrados quanto à importância de não deixar filtros de cigarros
na areia. “Estudos realizados por biólogos mostraram que tartarugas e
golfinhos estão ingerindo tais coisas e morrendo”, salienta Heloisa. Vale
lembrar que o cigarro causa males à saúde, inclusive dos não-fumantes, que
são expostos aos riscos de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Parcerias – Devido aos apoios que vem recebendo, a ong SOS praias Brasil,
fundada em 1999, intensificou suas ações em 2005. Percebendo a necessidade
de preservar o meio ambiente, os brasileiros vêm colaborando para que esse
trabalho seja ampliado. A ong conta com a parceria de empresas conscientes
da importância de preservação e respeito pela natureza como a Hawaiian
Dreams, Tent Beach, Oakley e Abril.

Recentemente, a SOS Praias Brasil lançou uma campanha que alerta os
freqüentadores das praias sobre os lixos que são deixados nelas. A campanha
foi criada pela agência publicitária DPZ e tem o slogan “Lixo na praia não
pode virar moda”. A Abril Cultural deu o pontapé inicial na divulgação,
cedendo espaço para publicação em algumas revistas do Grupo, como Capricho e
Playboy. Outras revistas aderiram a idéia e o anúncio pode ser conferido nas
revistas HardCore, Venice e Trip.

Quem quiser abraçar a causa e colaborar com o projeto é só entrar em contato
com a SOS Praias Brasil pelo site www.sospraiasbrasil.cjb.net.

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