Integrantes do Ceta-Sul ameaçam parar a Usina Hidrelétrica de Funil

O portão de entrada da Usina Hidrelétrica do Funil, que pertence à Chesf, foi fechado por cerca de 1,5 mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Assentados e Acampados do Sul da Bahia, o Ceta-Sul. Eles ameaçam parar o funcionamento da Usina caso as reivindicações não sejam atendidas. O Ceta quer maior agilidade na vistoria e desapropriação de terras na região, além de liberação de crédito para os assentados.
Segundo o diretor de operações da Chesf, Mozart Bandeira Arnaud, caso pare o funcionamento da usina os moradores das regiões abastecidas pela subestação de Funil não serão prejudicados, pois outras estações da Chesf supririam o fornecimento de energia. A Usina de Funil fica na cidade de Ubaiataba e é responsável pelo abastecimento do sul e extremo sul do estado e parte da região oeste.
A ocupação foi feita no fim da madrugada de hoje, dia 11. Parte das instalações foi tomada pelas famílias mas a casa de operações, local onde é feito o controle de todo o lugar, não foi invadida. A ocupação faz parte do chamado Abril Vermelho que pretende pressionar o governo federal para acelerar o programa de reforma agrária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *