Enem terá banco de dados para consulta de empresas

O Ministério da Educação terá, a partir de julho, um banco de dados disponível para as empresas que desejarem contratar alunos que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A informação é do coordenador do Enem, Dorivan Ferreira.
Mais do que ser a porta de entrada para o ensino superior, o Enem também tem o objetivo de atender o mercado de trabalho, disse ele. Apesar de não existir um contrato oficial entre o MEC e as empresas, algumas instituições já utilizam a nota do exame como critério de seleção na hora da contratação dos funcionários.
O coordenador do exame revela que uma grande empresa nacional do ramo de cosméticos, por exemplo, já realizou contato extra-oficial com o ministério e está concedendo bolsas de estudo para os seus funcionários que fizerem o teste.

A idéia é fornecer um banco de dados com o perfil e a nota do aluno que prestou o exame. Assim, as empresas terão a possibilidade de buscar junto ao MEC, sem custos, informações qualificadas e de credibilidade sobre o funcionário que está contratando.

Inscrições

As inscrições para a sétima edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para os 2,5 milhões de concluintes do ensino médio em todo o país seguem até dia 15 de abril. Os alunos de escola pública são isentos da taxa. Todos os alunos do 3º ano do ensino médio devem fazer a inscrição na escola onde estudam.

Os estudantes que concluíram o ensino médio ou a educação de jovens e adultos em anos anteriores podem se inscrever para o Enem entre os dias 25 de abril e 6 de maio, nas agências dos Correios. A taxa de inscrição custa R$ 35, mas se o aluno apresentar declaração de carência estará isento.

MEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *