Prefeitura vai recuperar estrada no Acuípe do Meio;
Prefeitura tem projeto para reordenar comércio de Ilhéus;
Município trabalha para controlar avanço da dengue.
O Teatro Pedro Mattos, da Casa dos Artistas, teve regulamentada sua ocupação, por mais dois meses, pela Organização Não-Governamental Teatro Popular de Ilhéus, em edital publicado na sexta-feira (8). De acordo com a o edital, podem se apresentar no Teatro Pedro Mattos artistas, grupos ou companhias, produtores e promotores culturais na condição de pessoa física ou jurídica. A ocupação poderá se processar com as atividades de teatro, música e dança, com apresentação de espetáculos, seminários, palestras, debates, cursos e oficinas.
Segundo o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, que administra a Casa dos Artistas, o edital compreende o período que vai de 1º de maio a 30 de junho. A inscrição vai até o dia 22 de abril e os projetos deverão ser encaminhados para o Teatro Popular, no seguinte endereço: Rua Jorge Amado, nº 39, centro, CEP 45.653.200 – Ilhéus, ou entregues na recepção da Casa dos Artistas, em horário comercial.
O Teatro Pedro Mattos oferece palco com piso de madeira (5 metros de largura por 10 metros de profundidade), boca-de-cena de 5 metros e camarim. A iluminação cênica é composta de 30 refletores, sendo 6 Pcs X 500W e 24 com lâmpadas par de 500W. A mesa de luz possui 12 canais e a de som, 16 canais.
O Teatro Pedro Mattos tem corpo técnico composto de cenotécnico, iluminador, porteiro e bilheteiro. “Na montagem de cenografia e iluminação, haverá a presença dos técnicos responsáveis do teatro, que farão os serviço da montagem de luz, enquanto a montagem de cenário deverá ser executada pela equipe da companhia”, informa o diretor da Casa, Romualdo Lisboa.
Prefeitura vai recuperar estrada no Acuípe do Meio
A Prefeitura de Ilhéus vai iniciar até o final deste mês a recuperação total da estrada de 22 quilômetros que atende à comunidade de Acuípe do Meio e parte de Sapucaeira, na zona sul do município. A ação foi articulada a partir de contato entre a Secretaria de Governo e representantes dos moradores da área, que disseram estar há mais de três anos reivindicando melhorias na via de acesso.
O presidente da Associação de Moradores de Acuípe do Meio, Eduardo Barbosa, foi recebido pela secretária Luciana Reis, que se colocou à disposição daquela comunidade e, de imediato, solicitou providências à Secretaria de Serviços Urbanos. Ficaram programados para começar no dia 25 os trabalhos de terraplenagem e encascalhamento da estrada, em atendimento à principal reivindicação dos moradores.
A secretária garantiu também que encaminhará para as pastas competentes outros pedidos apresentados pela comunidade do Acuípe do Meio, a exemplo da recuperação do campo de futebol, construção de uma quadra poliesportiva e apoio para o incremento da produção agrícola. A Prefeitura também buscará, junto à Coelba, acelerar a implantação do Programa Luz para Todos naquela região.
“O mais urgente mesmo é a recuperação da estrada e isso a Prefeitura vai fazer de imediato, tanto que a obra já entrou no cronograma da Secretaria de Serviços Urbanos”, afirma Luciana Reis. Ela salienta que, a precariedade da via que dá acesso ao Acuípe do Meio impede que o local seja atendido por linhas regulares de ônibus e muitas crianças são obrigadas a andar mais de seis quilômetros para chegar à escola. “O prefeito Valderico Reis está preocupado com essa situação e não vai deixar que ela continue”, garante. As melhorias vão beneficiar diretamente 235 famílias, num total aproximado de 1000 pessoas.
Prefeitura tem projeto para reordenar comércio de Ilhéus
Desde os primeiros dias de seu governo, o prefeito Valderico Reis tem empreendido ações para revitalizar o comércio de Ilhéus. As primeiras melhorias foram executadas na estrutura da Marquês de Paranaguá, onde foi realizada a recomposição do piso e revisão no sistema de drenagem, entre outras melhorias. O projeto de revitalização da principal artéria do comércio local também já foi encaminhado ao Ministério das Cidades, para captar recursos a fim de transformar a área num shopping 24 horas.
A organização e caracterização das baianas de acarajé é outra questão que tem sido incentivada pelas secretarias de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia e de Turismo, em parceria com o Sebrae. Na sexta-feira (8), a secretária de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho, reuniu-se com o coordenador regional do Sebrae, Eduardo Andrade, e representantes da Associação das baianas de acarajé para tratar do assunto.
Outro esforço da Prefeitura tem sido em busca de um bom local para o funcionamento do comércio ambulante. A expectativa é que, nos próximos meses, o camelódromo passe a funcionar no Terminal Urbano, onde os comerciantes informais deverão se concentrar.
Segundo a secretária Rúbia Carvalho, a Prefeitura está colocando em prática um projeto em três etapas, que compreende reestruturação, fiscalização e redirecionamento dos camelôs. A equipe de fiscais vai receber curso de capacitação sobre abordagens a vendedores ambulantes, em atendimento ao que determina o Código de Posturas do Município.
Município trabalha para controlar avanço da dengue
A Prefeitura de Ilhéus tem tomado todas as medidas necessárias para conter o avanço da dengue, doença que teve sua proliferação agravada no município devido à falta de combate aos focos do mosquito transmissor durante o ano de 2004. A situação provocou o crescimento do número de larvas e, conseqüentemente, a grande incidência de casos de dengue que está sendo registrada este ano.
De acordo com a secretária de Saúde de Ilhéus, Vera Jasmineiro, o caso é realmente grave e o governo está seguindo todos os procedimentos indicados para debelar a enfermidade. “Nosso primeiro passo foi contratar 129 agentes de combate à dengue, que estão trabalhando intensamente na eliminação de focos”, afirma. A ação é realizada em parceria com a 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e foi complementada recentemente com o fumacê, que ataca o mosquito na fase adulta.
O objetivo da Secretaria de Saúde é reduzir cada vez mais os índices de infestação predial, que em março chegavam a 30% em algumas áreas de Ilhéus. “Esse é um percentual altíssimo, que nos levou a intensificar o controle por parte da Vigilância Epidemiológica” diz Jasmineiro. Segundo ela, a Secretaria está fazendo a sua parte e é muito importante que a população também colabore.
“Deixar latas e garrafas jogadas em quintais e outras áreas onde possam acumular água é um convite ao mosquito da dengue”, alerta. A recomendação é para, caso seja necessário guardar esses objetos, que eles fiquem de boca para baixo. Também é preciso cuidado com os pratos de caqueiros, que devem ter a água trocada no máximo a cada sete dias.
CONSCIENTIZAÇÃO
Além do controle da dengue de forma direta, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito um trabalho de conscientização da comunidade para adotar medidas preventivas. As formas de se evitar a doença são repetidas diariamente no programa de rádio Agenda Ilhéus, transmitido às 7h da manhã e ao meio-dia, pelas emissoras Cultura, Baiana, Santa Cruz e Gabriela. Os agentes de combate à dengue também levam orientações à população durante as visitas domiciliares. A operação contra o mosquito da dengue conta ainda com os carros-fumacê, que circulam nos bairros de segunda a sexta-feira, sempre no início da manhã ou no final da tarde. O atendimento à comunidade segue a programação abaixo:
Programação semanal do fumacê
Dia Locais atendidos
Segunda Malhado, Cidade Nova, Nelson Costa, Princesa Isabel e Ceará
Terça Pontal, Sapetinga e Nova Brasília
Quarta Savóia, Barra, Hernani Sá, Alto São Sebastião e São Miguel
Quinta São Domingos, Esperança, Alto da Boa Vontade e Tapera
Sexta Alto da Soledade, Ilhéus II, Ceplus, Alto do Basílio e Fundão