Campanha pretende reformar Instituto Piedade

Está sendo realizada a “Campanha de Restauração do Instituto Nossa Senhora da Piedade”, em Ilhéus, com a finalidade de, pela primeira vez em 88 anos de existência, fazer a reestruturação completa de um prédio que representa um marco no patrimônio histórico e cultural da região cacaueira. De acordo com a coordenadora da campanha, Regina Mendonça, já foram gastos mais de R$ 70 mil na obra, mas ainda há muito o que fazer. “É preciso que a comunidade se sensibilize e ajude a preservar essa referência arquitetônica”, informa. A reforma do telhado, a recuperação da pintura interna da igreja e a restauração artística são alguns dos itens que ainda precisam ser recuperados. “A pior parte ainda não fizemos, pois o custo da restauração artística é altíssimo e temos que contratar profissionais de fora que trabalham com banho de ouro”, ressalta.
Regina Mendonça diz ainda, que o Teatro Municipal e o 1° Palácio Episcopal são outros importantes ambientes do Instituto que estão comprometidos e que também precisam ser recuperados. A coordenadora da Campanha acredita que a conclusão da reforma da Igreja acontecerá até julho – mês que antecede os 76 anos de fundação da Igreja. “Pretendemos, com a ajuda de todos, ter terminado essa parte da reforma que tem grande valor religioso para toda comunidade cristã”, ressaltou.
Com a finalidade de captar recursos para a obra, vários eventos foram realizados desde o primeiro semestre de 2004. A “Campanha do Depósito Premiado”, que consistiu em sensibilizar os alunos para fazer um depósito de R$ 10,00 como doação; o sorteio de prêmios; e a realização de uma pesquisa popular que teve a finalidade de movimentar os alunos na cidade para verificar o conhecimento da população sobre as ações do Instituto, foram alguns dos realizados.
Para este ano, a coordenação da Campanha está se articulando com a implementação de vários outros acontecimentos. O “Forró da Piedade” não pode deixar de ter, pois segundo Regina Mendonça o evento já está institucionalizado. O cadastramento dos ex-alunos é outra forma que o Instituto encontrou para manter contato com essas pessoas. “Com o cadastro, que é feito pela internet através do site www.piedade.org.br nós identificamos onde estão os ex-alunos. A partir das informações que eles preenchem no formulário, estaremos sempre mantendo contato, isto para que no futuro possamos ser parceiros”, informa.
Por ser um símbolo de fé, a coordenadora da Campanha acredita que toda a região tem sua responsabilidade de contribuir com a manutenção do Instituto. “Nós estamos fazendo um trabalho de divulgação regional para concretizar o sonho de reformar todo o Instituto ainda este ano. Para isso é importante que todos contribuam”, destaca Regina Mendonça.

Origem
O Instituto Nossa Senhora da Piedade é uma instituição educacional, sem fins lucrativos, que foi fundado pela Madre Thaís do Sagrado Coração Paillart. Ele pertence a União Romana da Ordem de Santa Úrsula, e é formado pela Comunidade Religiosa da Piedade; pelo Colégio Piedade – que atende a educação infantil, fundamental I e II e o ensino médio; pela Escola Santa Ângela – Educação Infantil e Fundamental para crianças carentes; pela escola profissionalizante D. Eduardo para mães menos favorecidas, pela Creche Nossa Senhora da Conceição e pela Creche Cecam da Vila Lídia.

Agora on line

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *