GOVERNO FEDERAL GASTOU MAIS DE UM BILHÃO EM PUBLICIDADE EM 2004

A administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gastou R$ 867,1 milhões em publicidade em 2004, o que significa um aumento de 40,5% nesses gastos em relação ao ano anterior, e coloca o governo petista em pé de igualdade com o de seu antecessor.Levando em conta todos estes gastos não consolidados, um levantamento do Ibope Monitor indica que o governo totaliza R$ 1,050 bilhão em publicidade direta (Presidência, ministérios, secretarias e algumas estatais que não concorrem no mercado, como a Infraero), e indireta (estatais que concorrem no mercado).
Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o registro dos gastos do governo federal com propaganda só começou a ser feito em 1998. Desde então, o campeão de gastos foi Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que, em 2001, gastou R$ 881,6 milhões em publicidade, apenas 1,7% a mais que os gastos de Lula no ano passado.
A maior parte do dinheiro foi gasto com publicidade em televisão, um total de R$ 510,7 milhões, equivalente a 59,8% do montante. Em seguida vieram os jornais impressos, emissoras de rádio e revistas, respectivamente.

Ficam fora do cálculo que será divulgado nesta sexta-feira os gastos de empresas estatais que concorrem no mercado. Segundo o governo, a divulgação dos gastos de empresas como a Petrobras e o Banco do Brasil levaria as mesmas a perder competitividade no mercado.

Redação Terra

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