CÂMARA MUNICIPAL DE ILHÉUS

CRIADO EM ILHÉUS O MOVIMENTO EM DEFESA DA ÉTICA NA POLÍTICA;

VEREADORES ENTREGAM FORMULÁRIOS PARA IMPLANTAR A FARMÁCIA POPULAR EM ILHÉUS.

CRIADO EM ILHÉUS O MOVIMENTO EM DEFESA DA ÉTICA NA POLÍTICA

Acaba de ser criado em Ilhéus o Movimento pela Ética na Política (MEP), um grupo de idéias apartidário e independente, sem fins lucrativos, formados por voluntários comprometidos com a cidadania e que têm por objetivo geral contribuir para melhorar a prática da política. E como parte de suas ações, o MEP, que tem como presidente o líder sindical Magno Lavigne, já vem acompanhando a Câmara Municipal e Prefeitura de Ilhéus buscando cobrar um melhor desempenho de todos os vereadores e do prefeito, avaliando com base em critérios, todas as suas ações.
Magno Lavigne informa que existem três maneiras de participar do MEP: a primeira é sendo um mensageiro, onde sem sair de casa o cidadão pode acompanhar o que os vereadores e o prefeito estão fazendo pela cidade. Para isso, basta cadastrar-se e receber periodicamente a avaliação do MEP no seu e-mail. Ser um mensageiro, explica o presidente, significa repassar essa informação para seus amigos e colegas. Há ainda a opção de ser um colaborador para as pessoas que dispõem de mais tempo para acompanhar os trabalhos da Câmara e da Prefeitura ou para comparecer às reuniões. “Como colaborador do MEP você pode ajudar com o que estiver ao seu alcance, de acordo com a sua ocupação”, explica.
A terceira maneira de participar do MEP é ser um integrante. Magno Lavigne explica que como integrante o cidadão participará das reuniões, acompanhará o trabalho da Câmara e da Prefeitura e participara da realização das avaliações. “Exigir transparência na política depende de você” garante. O MEP já possui até um site onde oferece todas as informações sobre o grupo, sua finalidade, objetivos, as ações que vem sendo desenvolvidas e onde os ilheenses podem acompanhar o desempenho dos gestores públicos. O endereço de acesso é www.eticailheus.com.br.
E como resultado do trabalho, o MEP já entrou com uma ação popular na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Ilhéus, com pedido de liminar contra o município por conta do flagrante nepotismo instalado na Prefeitura de Ilhéus. Magno Lavigne denuncia que, contrariando todos os princípios da ética e da moral, o prefeito Valderico Reis nomeou para cargos de primeiro e segundo escalões parentes próximos e com salários exorbitantes. Como exemplo ele citou que para cargos de primeiro escalão foram nomeados a esposa do prefeito para a secretaria de Ação Social; uma filha para a Secretaria de Governo e a outra para a Fundação Cultural de Ilhéus. Tudo isso sem contar com a nomeação de outros parentes. Na ação o MEP solicita a investigação e a punição para o atual prefeito.

VEREADORES ENTREGAM FORMULÁRIOS PARA IMPLANTAR A FARMÁCIA POPULAR EM ILHÉUS

Os vereadores Alisson Mendonça e Carmelita Ângela, ambos do Partido dos Trabalhadores, tiveram uma audiência na tarde de ontem(05) com a secretária de Saúde de Ilhéus, Vera Jasmineiro, para apresentar todos os formulários e mostrar os passos e etapas necessárias para a implantação de uma unidade da Farmácia Popular no município, uma iniciativa do Governo Federal que oferece à comunidade mais carente a oportunidade de comprar medicamentos com descontos que variam de 20 a 85 por cento em relação aos preços praticados em farmácias comuns. Na oportunidade, os parlamentares informaram que o deputado federal Josias Gomes(PT) já entrou em contato com o Ministério da Saúde e confirmou que Ilhéus apresenta todas as condições e requisitos necessários para a implantação da unidade da Farmácia Popular.
Alisson Mendonça garantiu que a Farmácia Popular já poderia ter sido instalada em Ilhéus há vários meses, mas que não houve interesse do prefeito anterior em criar aqui uma dessas unidades. Dessa vez ele espera que o atual prefeito mostre-se motivado e preencha os formulários exigidos pelo Governo Federal. Bastante receptiva à proposta, a secretária Vera Jasmineiro recebeu os documentos e garantiu que o Governo Municipal vai envidar esforços para que a Farmácia Popular seja implantada o mais breve possível. Ela parabenizou o empenho dos vereadores e solicitou o apoio nessa luta onde todo o povo de Ilhéus sai ganhando.
De acordo com os vereadores, após firmar o convênio a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, repassará para o Governo Municipal recursos na ordem de 50 mil reais para a adequação do prédio onde funcionará a Farmácia Popular. Além disso a Fundação repassará mensalmente a verba de 10 mil reais que devem ser destinadas para a contratação de profissionais especializados nessa área. “Tudo isso para que a Farmácia Popular possa funcionar plenamente em Ilhéus”, garante Alisson Mendonça. No total, deverão estar à disposição da comunidade cerca de 80 medicamentos diversos com preços muito mais acessíveis.
A Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal que busca ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A Fiocruz adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e disponibiliza nas farmácias a preço de custo. Em cada Farmácia Popular, o usuário recebe atendimento personalizado, realizado por farmacêuticos e profissionais qualificados para orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos. A estrutura diferenciada das farmácias permite a adequada atenção farmacêutica e a realização de ações educativas, por meio da apresentação de vídeos, campanhas sobre a Aids e o combate a dengue, além de outras do interesse do Ministério da Saúde. No total, já existem na Bahia nove unidades da Farmácia do Povo funcionando, sendo sete em Salvador, uma em Vitória da Conquista e outra em Itabuna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *