Detran usa palmtop nos exames de habilitação;
Ministra lança políticas públicas para a mulher;
Simpósio debate o Direito na indústria cultural.
Detran usa palmtop nos exames de habilitação
Tecnologia de ponta acessada via microcomputador portátil (palmtop) vai agilizar a realização de exames de habilitação no Detran em Salvador. O novo sistema informatizado, pioneiro no país, foi inaugurado ontem (4) pelo secretário da Administração, Marcelo Barros, e pelo coordenador-geral do Detran, coronel Cassivandro Santos, no Centro Veicular do Detran, na Narandiba. Com o novo sistema, os examinadores do Detran abandonam a prancheta com papel e, de posse do palmtop, começam desde já a disponibilizar de forma on-line todo o resultado das avaliações de direção veicular realizadas no dia. O sistema, acessado via login e senha pessoais, visa garantir mais agilidade e segurança na atividade, ao transmitir de forma automática e sem a interferência de terceiros os dados e resultados dos exames para o sistema informatizado geral do órgão. O novo sistema já está em utilização na capital e será estendido paulatinamente às 32 Ciretrans em todo o estado. Inicialmente, apenas 18 palmtops estão disponíveis. Uma nova licitação já está sendo preparada pela Secretaria da Administração (Saeb) para a aquisição de mais equipamentos.
Fonte: Agecom
Ministra lança políticas públicas para a mulher
A ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéia Freire, lança no dia 13 de abril, em Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador, o Plano Nacional de Políticas para Mulheres, com as prioridades de políticas públicas do Governo Federal voltadas para o segmento feminino. O evento será realizado às 14 horas, no Auditório da Casa do Trabalhador, onde acontecerá a assinatura de um termo de compromisso entre os secretários municipais e a secretaria nacional para implementação das políticas nacionais e programas específicos no município. Com 52% da população do sexo feminino, Lauro de Freitas foi à primeira cidade do interior, no país, a criar uma Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), na gestão da prefeita Moema Gramacho. Entre os primeiros atos da SPM está o projeto de Lei que cria o Conselho Municipal da Mulher e a proposta de implantação de uma Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM).
Fonte: Prefeitura de Lauro de Freitas
Simpósio debate o Direito na indústria cultural
O ‘Simpósio Direito do Entretenimento e da Cultura – O Direito e as Indústrias Criativas’, que será realizado nos dias 15 e 16 de abril, no Hotel Mercure, em Salvador, vai reunir diversos profissionais da área para discutir temas como a importância da profissionalização e o futuro da Bahia como centro de referência no setor da indústria cultural. Atualmente, cerca de 6% do PIB brasileiro é proveniente das atividades ligadas ao entretenimento, mercado que movimenta importante parcela da economia mundial. Salvador foi escolhida para sediar o simpósio inédito na Bahia devido à sua grande vocação cultural. O evento reunirá executivos e advogados de reconhecimento nacional atuantes nos mercados de música, tv, cinema, imprensa, esportes e outros segmentos para debater sobre temas importantes das áreas de cultura e entretenimento. Um dos palestrantes de destaque será Cláudio Lins de Vasconcelos, advogado, mestre em Direito Internacional pela Universidade Notredame/EUA e atual gerente jurídico da Fundação Roberto Marinho, que vai abordar o tema “Media Law, Direito de Imagem e Liberdade de Imprensa” numa mesa sobre ‘Teatro, literatura e imprensa’. Informações pelo telefone (71) 3313-0455 ou no site www.calcadadafama.org.br.
ibahia