INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Prefeitura recupera estradas do interior;

Prefeitura de Ilhéus inscreveu 830 candidatos a agentes jovens;

Quartas Culturais ganha nova sessão na Fundaci;

Recadastramento de servidores municipais prossegue em Ilhéus.

Prefeitura recupera estradas do interior

Depois de recuperar a patrulha mecânica que atende à zona rural do município, a Prefeitura de Ilhéus avança com a recuperação de diversas estradas vicinais. As intervenções são consideradas como prioridade pelo prefeito Valderico Reis, que deseja dar melhores condições para o transporte até as vilas, distritos e povoados, bem como ao escoamento da produção.
As máquinas da Secretaria de Engenharia e Obras já realizam serviços de manutenção em Sapucaeira, Sambaituba, Urucutuca e em breve vão melhorar a estrada que leva à comunidade de Ponta da Tulha. “Esta é uma reivindicação dos moradores, que nós vamos nos empenhar para atender”, afirma o prefeito Valderico Reis. Ele lembra que a Secretaria de Serviços Urbanos complementa esse trabalho, com mutirões de limpeza e desobstrução de canais de drenagem em diversas localidades.
A área situada entre Ilhéus e Una também será beneficiada com obras de recuperação, num convênio entre os dois municípios. A parceria vai permitir a realização de melhorias na estrada que liga Acuípe à Vila Brasil e também contará com o apoio de produtores rurais da região.
O prefeito Valderico Reis considera a melhoria das condições de tráfego na zona rural uma iniciativa de fundamental importância, tanto que abordou o tema em recente audiência em Brasília, com o ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Sensibilizado com a situação das estradas do interior de Ilhéus, o ministro comprometeu-se a liberar, até julho, recursos para a aquisição de uma nova patrulha mecânica pelo município.

Prefeitura de Ilhéus inscreveu 830 candidatos a agentes jovens

Chegou a 830 o número de candidatos inscritos em Ilhéus para o Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano. Realizada pelo município em parceria com o Governo Federal, a ação tem o objetivo de melhorar as condições de vida de jovens em situação de risco, ao mesmo tempo em que visa lhes oferecer acesso à cultura, esporte e participação em projetos na área de cidadania.
As inscrições para participar do programa foram realizadas de 28 a 30 de março. Puderam se inscrever estudantes com idade entre 15 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino e moradores das áreas onde serão instalados os núcleos de Agentes Jovens, como Nossa Senhora da Vitória, Malhado, Barra, Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Conquista e no distrito do Couto. A seleção leva em conta idade, renda per capita e situação de risco pessoal e social.
Cada agente receberá bolsa-auxílio de R$ 65 e participará de aulas onde serão tratados temas como cidadania, meio ambiente, educação e cultura, tudo isso com a supervisão de orientadores que também estão sendo selecionados pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho. “Queremos que esses jovens tenham o direito de ser protagonistas sociais e realmente possam atuar de forma decisiva em suas comunidades”, afirma a secretária Fátima Reis.
Os orientadores do programa são estudantes de curso superior na área social, que terão contrato de um ano para ministrar aulas três vezes por semana, recebendo bolsa mensal de R$ 200. Os candidatos serão submetidos a entrevista nesta quarta-feira (6) e na próxima terça-feira (12). Vinte e um candidatos disputam sete vagas. A Secretaria de Assistência Social e Trabalho pretende divulgar os nomes dos candidatos selecionados a agentes até o dia 11 de abril, e dos monitores no dia 14.

Quartas Culturais ganha nova sessão na Fundaci

O projeto Quartas Culturais ganha nova sessão de palestras nesta quarta-feira (6), a partir das 19 horas, no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). A pesquisadora Eneida Maria de Sá Borges ministrará a primeira palestra da noite, intitulada ”Um pesquisador de Ilhéus”, com abordagens a respeito do livro escrito sobre a cidade por Borges de Barros, em 1915.
A segunda palestra será feita pelo pesquisador Justino Viana, também diretor do projeto, que abordará o tema “Projeto Águia da Cultura – Promoção da Cidadania”. Ele fará uma explanação a respeito do projeto itinerante que leva cultura e arte aos distritos e bairros do município, em um ônibus equipado com palco e vídeo. O Águia da Cultura promove ainda atividades de literatura, através de narração de histórias, feitas por profissionais especializados.
Falando sobre o Projeto Quartas Culturais, a presidente da Fundaci,
Simone Reis, disse que o evento funciona como um importante mecanismo para divulgar a história e informações culturais do município. Ela destacou ainda os debates realizados após as palestras, como meio de democratizar a participação da sociedade nas discussões de assuntos relevantes.

Recadastramento de servidores municipais prossegue em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus dá seqüência ao recadastramento de todos os seus servidores, uma iniciativa que visa atualizar a base cadastral do funcionalismo. Para confirmar seus dados, os funcionários deverão comparecer até o dia 13 de maio ao posto instalado na Biblioteca Municipal Adonias Filho, onde o atendimento ocorre das 9h às 12h e das 14h às 18h.
A ordem do recadastramento obedece à letra inicial do primeiro nome do servidor, sendo que até esta quarta-feira (06) deverão ter sido recadastrados aqueles com nomes iniciados pelas letras de “A” a “I”. De 7 a 11 de abril, deverão comparecer ao posto de recadastramento os servidores com nomes iniciados por “J” e “K”. Para aqueles cujos nomes começam com “L” e “M”, o prazo vai de 12 a 27 deste mês.
A coleta de dados prossegue nos dias 28 e 29, com os servidores de iniciais “N”, “O”, “P” e “Q”. Os de letra “R” serão atendidos de 2 a 3 de maio e os iniciados em “S”, no dias 4 e 5. Nomes começados por letras de “T” a “Z” devem se recadastrar de 6 a 9 de maio e, finalmente, o prazo de 10 a 13 será destinado ao atendimento de aposentados e pensionistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *