Além de fumaça branca, novo papa será anunciado com sinos

O anúncio da escolha do novo papa será feita desta vez com o uso da fumaça branca tradicional, mas também com o dobre de sinos, segundo o mestre de cerimônias das celebrações litúrgicas do Vaticano, Piero Marini.
Segundo ele, o dobre de sinos foi acrescentado para evitar possíveis confusões quanto à cor da fumaça que sairá pela chaminé da capela Sistina quando os cardeais houverem escolhido o novo sumo pontífice.
Pela tradição, quando houver sido escolhido um nome para o cargo de papa, os cardeais eleitores jogam as cédulas em que escreveram o nome que escolheram no fogo e a fumaça branca expelida pela chaminé indica que há um novo papa. Enquanto não há consenso, às cédulas utilizadas junta-se algum produto químico, que produz uma fumaça preta.
Segundo Marini, “desta vez planejamos realizar o dobre de sinos para tornar clara a eleição do novo papa”, lembrando as confusões quanto à cor da fumaça nas últimas eleições papais. “Desse modo, até os jornalistas irão saber.”

Ele disse também que o Vaticano procura uma maneira de melhorar o processo de queima das cédulas, para tornar a cor da fumaça mais identificável.

Também pela primeira vez em um enterro de um papa, o rosto de João Paulo 2º será coberto por um véu branco de seda. disse marini. O véu será colocado sobre o rosto do papa antes de ser levado para a praça São Pedro quando se aproximar o momento do sepultamento, na sexta-feira (8).

Folha Online
Com agências internacionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *