CHAT DA NOTÍCIA – POR VALÉRIO MAGALHÃES

A VITÓRIA DE JEAN

Não há como negar: a última edição do Big Brother Brasil, da Rede Globo, foi realmente a mais interessante da série do reality show até agora.

• Embora muita gente critique o estilo noveleiro da atração, este ano o episódio foi sensacional. A começar pela reciclagem do próprio âncora, o jornalista Pedro Bial, que se identificou com a trama estabelecida na casa do confinamento. Bial também venceu o preconceito e relaxou diante da maioria dos personagens da casa, além de ter demonstrado admiração pelo perfil intelectual do colega e professor vencedor, o jornalista baiano Jean Wyllis Mattos.

• O Big Brother saiu daquele tipo insosso e vazio e conseguiu enfocar temas polêmicos no seio de relacionamentos humanos, além de fazer uma crítica real ao mau caráter, aos fofoqueiros, aos preconceituosos e àqueles que nenhum valor dão à ética. Bem editado, foi o maior sucesso de audiência, maior até que o ibope da novela das oito

• Segundo o próprio Jean, a vitória foi da diferença. Ele fez valer a diversidade sexual ao lado de valores tão positivos reunidos num mesmo ser humano. A torcida de metade da população pode traduzir um orgulho para a Bahia, terra que reverenciou em cadeia nacional. “O que o baiano quer mesmo é viver”, filosofou.

• No último paredão, quando saiu o Alan, Pedro Bial chamou a atenção de Jean para quem teria vindo da Bahia homenageá-lo. Jean gritou com alegria: George. Era George Santos de Mattos, outro baiano, estudante de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, amigo da nova celebridade.

SEGURANÇA PÚBLICA

Por requerimento do vereador Jailson Nascimento, a Câmara Municipal de Ilhéus realizou sessão especial para, mais uma vez, discutir o problema da segurança pública.

• Representantes das forças de segurança, a exceção das Forças Armadas, estiveram presentes, além de profissionais de imprensa e diversas representações da sociedade civil, como os presidentes da CDL, da ACI e da OAB, Paulo Ganem, José Leite e Leonel Cristo Pontes. Também estavam presidentes de sindicatos, de associações de moradores, do Conselho Municipal de Segurança Pública, Agenor Menezes, diretores de empresas de transportes, cabaneiros e taxistas. Não houve presença de representantes do Judiciário.

• O novo diretor da Polícia Civil, Jorge Luís Santos, pediu colaboração da comunidade e admitiu que há escassez de combustível para a frota. O novo comandante da Polícia Militar, tenente coronel Juvenal Teixeira Filho, explicou que está elaborando um plano de ação para apresentar à comunidade. O delegado da Polícia Federal, Breno Freire Diniz, disse que os agentes já recolheram 1.400 armas na região. Os vereadores afirmam que já solicitaram providências ao governador Paulo Souto, que teria fica surpreso com a notícia do alto índice de violência em Ilhéus.

PRAIA E FOLIA

O carnaval fora de época de Ilhéus vai mesmo acontecer de 20 a 24 de abril próximo. A Prefeitura promoveu coquetel de lançamento do projeto no Boca Du Mar, quinta-feira.

• O prefeito Valderico Reis disse que vai fazer uma festa prá valer e que, após o carnaval, vai colocar um trio elétrico na rua aos fins de semana para a cidade e turistas. A presidente da Fundação Cultural, Simone Reis, falou sobre infra-estrutura, que inclui camarotes de peso. Estão confirmados os blocos Massicas e Descolados. Entre as atrações, Timbalada, Harmonia do Samba, É o Tchan, As Meninas, Márcia Freire, Jammil, Psirico, Patchanka, Beto Jamaica e outras.

CURTA AS CURTAS :

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, visita o sul da Bahia neste fim de semana. Chega sábado para uma palestra sobre “O Papel do Sistema Financeiro no Desenvolvimento Nacional”, às 19h45min, no paradisíaco hotel Transamérica de Comandatuba.

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Antonio Joaquim Bastos, foi a Belo Horizonte participar do encontro da Associação Brasileira da Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM. O projeto de reforma universitária foi o assunto de pauta.

O secretário de Cultura e Turismo da Bahia, Paulo Gaudenzi, o presidente da Bahiatursa, Cláudio Taboada, e o presidente do Cluster do Entretenimento, fizeram o lançamento, em Salvador, do documento “Uma Visão Compartilhada do Futuro”, realizado na Fundação Luís Eduardo Magalhães.

O posto temático Jorge Amado, inaugurado pela Petrobrás BR, em Ilhéus, tem duas novidades politicamente corretas: oferece cestas de lixo seletivo e é o único da cidade que já tem bicos de bombas preparados para o fornecimento de gás natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *