Segundo o coordenador do Enem, Dorivan Ferreira, o MEC espera a inscrição dos 2,5 milhões de concluintes do ensino médio, além de 250 mil egressos. A prova será oferecida em 727 municípios escolhidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mediante alguns critérios.
Entres esses critérios estão: municípios com mais de mil concluintes do ensino médio; municípios onde a Secretaria Estadual de Educação solicitar e que tenha, no mínimo, 500 concluintes; municípios com uma ou mais instituições de ensino superior (IES) que utilizam o Enem como critério de seleção no vestibular; municípios com IES inscritas no Prouni (Programa Universidade para Todos).
O Inep distribuiu formulários de inscrição e cartazes do Enem para as 26 mil escolas públicas e privadas de ensino médio. O Inep informa, ainda, que 460 IES usam a nota do Enem nos seus vestibulares. Destas, 54 são públicas. Outras 1.056 que aderiram ao ProUni são obrigadas a usar o Enem na seleção dos candidatos e cotistas.
MEC