INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

TRT recebe proposta para Câmara Regional em Ilhéus;

Ilhéus inicia amanhã segundo ciclo de combate à dengue;

Inscrições no Agente Jovem terminam nesta quarta-feira;

Banco vai garantir crédito à mulher empreendedora;

Ilhéus lança nesta quarta o “Praia e Folia 2005”;

Prefeito manifesta pesar pela morte de José Fernandes;

Educadores públicos participam de curso de iniciação à filosofia.

TRT recebe proposta para Câmara Regional em Ilhéus

Viabilizar que as turmas de julgamento do TRT5 possam se reunir, pelo menos uma vez por ano, na região Sul do Estado e oferecer infra-estrutura – pessoal e equipamentos – para a criação imediata da 3ª Vara de Ilhéus. Com esses dois objetivos, o procurador do município de Ilhéus, Guilherme Scorfield Souza Muniz, e o presidente da subseção ilheense da OAB-BA, Leonel Cristo Pontes, visitaram ontem a presidente do TRT5, juíza Marama dos Santos Carneiro.

“Nosso objetivo é contribuir para facilitar cada vez mais o acesso dos cidadãos ao Judiciário”, justificou o Dr. Muniz. “Naquela região, incluindo o Sul e o Extremo Sul, existem cerca de 100 cidades que poderão ser beneficiadas”, acrescentou o Dr. Pontes.

A Dra. Marama Carneiro disse que ambas as propostas são muito bem-vindas, pois estão em absoluta consonância com a filosofia administrativa da atual gestão, que prioriza a criação de instrumentos de democratização da Justiça do Trabalho.

Quanto ao projeto de descentralizar as cinco turmas de julgamento, com a criação de uma Câmara Regional (prevista na Emenda Constitucional nº 45/2004), a Dra. Marama informou que o assunto será levado para apreciação do Órgão Especial do TRT5, a quem compete deliberar sobre a matéria. Este projeto, informaram os visitantes, conta também com o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que disponibilizaria o espaço físico para as sessões.

Já no caso da instalação da nova Vara de Ilhéus, prevista para setembro ou outubro deste ano, a presidente adiantou que o cronograma dependerá de reforma no fórum daquela cidade, o que já está sendo providenciado. “No prazo previsto, poderemos instalar a unidade com servidores próprios, recém-aprovados em concurso”, frisou.

Ilhéus inicia amanhã segundo ciclo de combate à dengue

A partir desta terça-feira (29), os 130 agentes de combate à dengue do município darão início ao segundo ciclo de controle da doença. O trabalho inclui a identificação de focos e aplicação de larvicida em potenciais criadouros do mosquito, além da orientação dos moradores.

Por conta de um mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, foi possível cumprir a primeira etapa do combate em menos de 45 dias úteis, que é o prazo estipulado para cada ciclo. Além da aplicação de larvicidas nos domicílios, o controle da dengue em Ilhéus passou a contar com quatro veículos fumacê, que garante o reforço da guerra contra o mosquito transmissor.

“O trabalho deve ser contínuo e a colaboração da população é da maior importância para que o mosquito não se prolifere”, afirma a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde do Município, Cássia Virgínia. Ela diz que não basta cada pessoa cuidar apenas de sua própria casa, mas é necessária a conscientização dos vizinhos.

A diretora fez ainda um alerta para aqueles que apresentam os sintomas da dengue: “a auto-medicação coloca a vida das pessoas em risco, pois no caso de dengue hemorrágica, o infectado pode vir a falecer se não for tratado da maneira correta”, disse.

Inscrições no Agente Jovem terminam nesta quarta-feira

Estudantes de baixa renda e que tenham entre 15 e 17 anos podem se inscrever até a próxima quarta-feira (30) no Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Humano. A Secretaria de Assistência Social e Trabalho está selecionando 175 adolescentes para o Programa, que fornece bolsa-auxílio de R$ 65,00 por mês ao beneficiado, além de atividades comunitárias e de integração. As inscrições estão sendo feitas desde segunda-feira (28) nos núcleos do Agente Jovem nas comunidades do Teotônio Vilela, Barra, Nossa Senhora da Vitória, Malhado, Couto, Conquista e Banco da Vitória.

Durante a inscrição, o candidato deve apresentar comprovante de matrícula na rede oficial de ensino e a certidão de nascimento. O jovem também deve residir nas áreas atendidas pelo Programa. Devem se inscrever no Núcleo do Nossa Senhora da Vitória os adolescentes residentes nos bairros Nelson Costa, Urbis e Ilhéus II. Aqueles residentes no Alto do Coqueiro, Amparo e Alto da Legião terão como local de inscrição o núcleo do Agente Jovem no Malhado. Já o núcleo localizado na Barra também vai inscrever adolescentes do Alto da Soledade, Basílio e CSU.

A inscrição é a primeira fase do processo seletivo dos jovens. Logo após conferida a documentação apresentada pelos candidatos, será iniciada a fase de entrevistas. De acordo com a secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, o processo seletivo vai até o dia 8 de abril e os resultados da seleção saem no dia 11 do mesmo mês. A previsão é de que as atividades do Agente Jovem em Ilhéus comecem logo no início da segunda quinzena de abril.

MONITORES

A Prefeitura de Ilhéus também iniciou a inscrição e seleção de estagiários para atuar como monitores do Agente Jovem. Os candidatos devem ter formação superior na área social. É oferecido contrato de um ano e uma bolsa mensal de R$ 200,00 mês, para ministrar aulas três vezes por semana. A inscrição dos candidatos a monitor será feita somente na sede da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, na rua Mário Alfredo, sem número, avenida Itabuna. O candidato também passará por entrevista, sendo analisada a sua afinidade com a atuação na área social.

Banco vai garantir crédito à mulher empreendedora

A mulher ilheense que queira produzir ou até mesmo ampliar o seu negócio contará com uma ajuda importante: o Banco da Mulher. A instituição que oferece financiamento a juros reduzidos, sem burocracia e com acompanhamento técnico de projetos será lançada pelo prefeito Valderico Reis, na próxima quinta-feira (31) no Centro de Convenções, às 19h, em solenidade que contará com a presença da presidente estadual do Banco da Mulher, Angelina Garcez. A agência terá como principal foco a mulher tanto do mercado formal como informal e, preferencialmente, de baixa renda.

O Banco é uma organização não-governamental sem fins lucrativos e que atua no sistema de parcerias para promover a inclusão da mulher através de crédito e auxílio a projetos. A previsão é de que a instituição esteja funcionando em, no máximo, 50 dias. “As negociações com os parceiros estão bem adiantadas”, diz a secretária municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho. Os parceiros para a instalação do Banco da Mulher são a CDL, Sebrae, Associação Comercial de Ilhéus (ACI), Sindcomércio, Centro de Convenções (Grupo Predial) e Banco do Brasil.

A solenidade de lançamento do Banco da Mulher começa às 18h30min, com apresentação de grupos afros. Logo após, haverá abertura oficial e, às 19h, o prefeito Valderico Reis e a presidente do BM, Angelina Garcez, lançam o projeto. “Reunindo os parceiros e o público em geral, vamos definir as condições de operacionalização da instituição”, afirma Rúbia Carvalho. A Prefeitura garante pessoal, equipamentos e espaço para o funcionamento do Banco, que é uma das ferramentas do atual governo para gerar emprego e renda.

PALESTRA

O lançamento terá ainda uma palestra sobre empreendedorismo feminino. A conferencista será a bacharela em filosofia pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal) e especialista em recursos humanos, Maiza Neville. A palestra abordará a evolução do sexo feminino no mundo atual e, também, as novas chances oportunidades abertas para a mulher com a instituição de crédito.

Ilhéus lança nesta quarta o “Praia e Folia 2005”

A mais perfeita combinação das belezas naturais de Ilhéus com a alegria das festas populares baianas será lançada nesta quarta-feira (30), a partir das 19 horas, no restaurante Boca du Mar. A noite vai marcar a apresentação do “Praia e Folia 2005”, que promete ser o mais animado Carnaval fora de época do Brasil.

“Em nenhum outro lugar a pessoa vai encontrar, no mesmo período, essa mistura de praias belíssimas, uma cidade com uma das histórias mais ricas do País e o agito de algumas das principais bandas da axé music”, afirma a presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Simone Reis Cardoso. A Fundaci é a principal responsável pela organização do evento, tendo ao lado a Secretaria Municipal de Turismo.

Segundo a presidente, serão divulgadas nesta quarta-feira não apenas as principais atrações do “Praia e Folia”, mas também informações sobre a estrutura do evento, que promete “sacudir” Ilhéus entre os dias 20 e 24 de abril. O cenário da festa será a avenida Soares Lopes, onde mais de 10 trios elétricos vão se revezar no agito dos foliões. Além dos trios, o circuito terá boate com DJ e muita música eletrônica, rock, reggae e pop, e um espaço para a realização de luaus.

O objetivo é promover uma festa para todos os gostos e públicos, numa verdadeira democratização da alegria. Nos cinco dias de folia, passarão pela Soares Lopes as bandas Timbalada, Psirico, Rapazolla, Jammil, Olodum, Harmonia do Samba, Patchanka, Cheiro de Amor, É o Tchan, Carla Perez, Beto Jamaica, Selakuatro, A Zorra, Os Sungas, Bom Balanço, Gang do Samba, Batukerê, Jheremias, As Meninas, Luiz Caldas, Levada Louca, Abadaba e Nairê. Tudo isso adicionado a 40 atrações regionais, que não vão deixar ninguém parado na avenida.

ECONOMIA

Inicialmente programado para abril por conta das dificuldades financeiras em que o município foi encontrado, o “Praia e Folia” pode se consolidar como Carnaval fora de época. “Nós estamos apostando em oferecer um evento de peso num mês em que a cidade não teria nenhuma atração”, afirma o prefeito Valderico Reis. Segundo ele, a idéia é prolongar a alta estação e, dessa forma, beneficiar a economia da cidade, com a ocupação da rede hoteleira, movimento em bares e restaurantes e aquecimento do comércio formal e informal.

O prefeito destaca que a festa também será marcada pela tranqüilidade, pois a segurança está recebendo atenção especial da comissão organizadora. Representantes da Prefeitura têm se reunido com autoridades do setor policial para definir efetivo e esquema de segurança para a festa. A estratégia prevê a utilização de detectores de metais e instalação de barreiras em todos os acessos ao circuito. Vistorias em trios, carros de apoio, barracas de bebidas e camarotes também farão parte desse trabalho.

Prefeito manifesta pesar pela morte de José Fernandes

O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, disse que falecimento do advogado José Fernandes de Araújo, ocorrido na quinta-feira (24) deixa uma grande lacuna na sociedade e na política locais. Fernandes morreu vítima de acidente com o carro em que viajava na rodovia Ilhéus-Itacaré.

Ex-vereador por três mandatos, ex-administrador do Hospital Regional Luiz Viana Filho e recentemente ocupando o cargo de assessor jurídico da Câmara, Fernandes era pessoa muito querida na comunidade por sua vinculação com os movimentos sociais e religiosos. Teve atuação de destaque como membro da Igreja Católica, coordenando a Pastoral Familiar por mais de oito anos. Contribuiu também com a realização de diversos “Encontros de Casais com Cristo”.

O advogado, que tinha 60 anos, deixa viúva Dona Edilza Tereza Bahia de Araújo e um filho, José Fernandes de Araújo Júnior. Ele foi sepultado na sexta-feira (25), no Cemitério do Pontal.

Educadores públicos participam de curso de iniciação à filosofia

O IV Curso de Iniciação à Filosofia, destinado a professores, supervisores e coordenadores da rede municipal de Educação Pública de Ilhéus, começou na segunda-feira (28) e vai até quarta-feira (30), na sede da Academia de Letras de Ilhéus (rua Antônio Lavigne de Lemos, 39). O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é qualificar novos educadores, para dar continuidade ao ensino da matéria, que está sendo aplicada da 5ª à 8ª série nas unidades da rede e da 1ª a 4ª série em um projeto interdisciplinar. Ao abrir o curso na manhã de hoje, a secretária de Educação de Ilhéus, Maria Carolina Cunha, explicou que foi constatado, através de pesquisa, que o ensino da filosofia tem contribuído favoravelmente para a transformação do comportamento do aluno, e por isso a Prefeitura a manterá como disciplina na grade curricular do ensino fundamental. Lembrando o educador Paulo Freire, ela disse que “pensar na educação é pensar na formação do homem consciente”. De acordo com Maria Carolina, somente em dois lugares do Brasil a matéria integra o currículo do ensino fundamental: Ilhéus e Brasília.

Coordenado pelas professoras de filosofia Jussara Tânia Moreira, Líbia Márcia Assunção e Walquíria Borges, o projeto denominado “Filosofia e o seu ensino na escola fundamental”, busca dar aos estudantes de Ilhéus a oportunidade de refletir e desenvolver pensamento próprio. A aplicação da disciplina tem como metodologia a escolha de temas dentro da metafísica, lógica, ética e ontologia.

Durante a abertura dos trabalhos, estudantes, matriculados na 5ª a 8ª séries, participaram de uma oficina e provocaram diversos questionamentos, dando a dimensão da importância da matéria para a formação de cidadãos pensantes, segundo lembraram as coordenadoras.

Na programação desta terça (29) consta oficina sobre o tema “A infância, a filosofia e o lúdico” , que acontece a partir das 8h30min. Em seguida, serão elaboradas oficinas filosóficas pela coordenação. Na parte da tarde, os trabalhos serão voltados para a apresentação da estrutura metodológica das oficinas filosóficas e logo após haverá espaço para reflexão. Para quarta-feira estão previstas elaboração e discussão de temas e conteúdos filosóficos. O curso será encerrado com a avaliação dos trabalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *