Logo em seguida foi a vez da categoria Júnior entrar na água. Na primeira semi-final, Vítor Soares (1°) e Felipe Araújo (2°) não deram chances para Saul Mora (3º) e Tiago Oliveira (4º) e garantiram suas vagas na grande final. O mesmo acontecendo na 2ª semi-final com Éverton Araújo (1º) arrancando a maior média da semi-final, 13,0 pts e Renê Xavier (2º) garantindo com muita regularidade sua vaga na final, deixando Lucas Belchote com a 5ª colocação geral e Wagner Nascimento com a 7ª colocação.
Já no finalzinho da tarde, caiu no mar as semi-finais da categoria amador masculino. Na primeira semi, Edmílson Palma “Missinho” detonou e mostrou porque foi campeão baiano em 2004, garantindo sua vaga na grande final. Com a segunda colocação e também classificado para a final, ficou o atleta júnior Renê Xavier, que garantiu sua vaga em mais uma final da competição. Finalizaram a competição com a 5ª e 7ª colocação respectivamente, Leandro Pimentel e Vilgidásio Santana.
Na segunda semi-final, se classificaram o experiente Vinícius Alvim (1º) e o novato Marcos Paulo (2°), deixando Lucas Gonzalez com a 5ª colocação geral e Rafael Loiola com 7ª colocação.
No domingo, deu-se início a categoria profissional. O grande destaque foi o cronograma da competição que teve o formato do circuito brasileiro e mundial. Os TOPS 4 do ranking baiano 2004, Uri Valadão, Bernardo Puertas, Lucas Queirós e Henrique Milazzo, tiveram o previlégio de competir somente à partir das quartas de final. A primeira fase foi composta de baterias de 4 atletas e na sequência, todas as fases que se seguiram foram com baterias disputadas no sistema homem X homem.
A competição contou com a participação de atletas do sul da Bahia, Ceará e Salvador e às 8:30h foi para o mar a primeira bateria profissional. A primeira fase foi composta de baterias de três e quatro atletas e garantiram vaga: 1ª bateria: Júnior Silva de Canavieiras (1º) e Miguel Loiola (2º), 2ª bateria: Clayton Mendes (1º) e Marcelo Freitas (2º), 3ª bateria: Alfredo Valinas (1º) e Gabriel Alvin (2º), 4ª bateria: Alexandre Milazzo (1º) e Anderson Prates (2º). A fase seguinte foi elaborada através do cruzamento dos atletas classificados, com baterias homem X homem, onde os classificados disputariam as quartas de final homem X homem contra os TOPS 4 de 2004.
Na primeira bateria da 2ª fase, o atleta profissional de Canavieiras Jr. Silva levou a melhor sobre o amador Gabriel Alvin. Na segunda bateria, Alexandre Milazzo venceu Miguel Loiola, na terceira Clayton Mendes, muito inspirado, bateu Anderson Prates e na quarta e última bateria, o cearense Marcelo Freitas venceu Alfredo Valinas.
Quartas de final, o tão esperado momento dos TOPS 4 caírem no mar. Logo na primeira bateria, o campeão baiano de 2004 Uri Valadão enfrentou Alexandre Milazzo, bateria muito disputada, mas Uri fez prevalecer sua experiência e venceu Alexandre, garantindo sua vaga na semi-final. Na segunda bateria, o 2º do ranking 2004 Bernardo Puertas não conseguiu conter o embalado Clayton Mendes, na bateria mais disputada da competição, onde os atletas empataram em dois juízes, cabendo a decisão final, para o último juiz do quadro técnico. Na terceira bateria, o 3º do ranking 2004 Lucas Queirós pegou o atleta de Canavieiras Jr. Silva. Uma verdadeira batalha e no final, Lucas levou a melhor. Na 4ª e última bateria das quartas, o TOP 4 do ranking baiano 2004, Henrique Milazzo cruzou com o campeão cearense Marcelo Freitas. “Marcelinho” surfou muito, fazendo a maior média da competição até então, 16,0 pts e não dando chances para seu adversário Henrique Milazzo.
O tempo ia passando e com ele, a peneira funcionando! Chegou o momento da semi-final profissional. Baterias com atletas renomadíssimos no cenário nacional e internacional do Bodyboarding.
A primeira semi-final foi um encontro de gerações da Bahia, Uri Valadão e Lucas Queirós duelaram do começo ao fim, notas boas e excelentes saindo do quadro técnico a todos os instantes. No fim, Uri venceu mais uma batalha, mas ainda faltava uma a ser travada, a grande final! Resultado: 14,5 pts de Uri Valadão contra 12,5 pts de Lucas Queirós.
A segunda semi foi disputada entre o cearense Marcelo Freitas e o baiano Clayton Mendes. Clayton bem que tentou, mas foi muito difícil segurar o cearense que em uma das suas ondas, arrancou uma nota 10,0 unânime da comissão técnica e superou a antiga maior média da competição que também era sua de 16,0 pts, por outra ainda maior de 17,5 pts de 20,0 pts possíveis. Não deu outra, Uri Valadão (BA) X Marcelo Freitas (CE) na final.
Vieram então as finais das categorias amadoras, começando pela Júnior. Renê Xavier venceu mais uma vez e vem demonstrando grande regularidade, fator fundamental para chegar aos títulos baiano e brasileiro neste ano. Ele fez uma média de 14,0 pts na final e venceu com uma certa folga em relação aos demais finalistas. Com a 2ª colocação ficou o talentoso Everton Araújo, em 3º lugar o atleta Vitor Soares e com a 4ª colocação, Felipe Augusto.
Vinícius Alvim foi o campeão da categoria Amador Masculino, em 2º lugar ficou o campeão baiano amador de 2004 Edmílson Palma, com a 3ª colocação Renê Xavier e em 4º o estreante em pódios de baianos Marcos paulo.
Na categoria amador feminino, Juliana Dourado foi a grande campeã, arrancando dos juízes a maior nota da bateria, um 7,5. Com a 2ª colocação ficou a campeão baiana de 2004 Tatiane Meneses, em 3º lugar Larissa Benevides e com a 4ª colocação Gabriela Rocha. Vale lembrar que a amador feminino foi a categoria que apresentou maior evolução no ano de 2004, prometendo muitos duelos para 2005.
A final profissional foi um show de técnica e competitividade, o cearense Marcelo Freitas abriu a bateria com uma onda que lhe valeu uma nota 7,0, enquanto que Uri fez uma nota 4,5. Mesmo sendo, esta bateria, a de pior condição de mar, com ondas cheias no outside e um intervalo que chegou a durar quase 10 minutos. Os atletas demonstraram muita experiência e conseguiram filtrar o que de melhor o mar poderia oferecer. Marcelo fez sua segunda onda, uma nota 4,5 enquanto que Uri, tentando ao máximo, só conseguiu uma nota 5,0. Quando a bateria parecia definida, com o mar persistindo na calmaria, eis que surge no horizonte uma pequena série. Uri Valadão rema na onda, acelera forte na cavada e voa num back flip no outside e continua variando manobras até a beira. Nota 7,5 e o título do 1º Aberto Ultraje Maresia de Bodyboarding por um pontinho de diferença. Marcelo Freitas ficou com a 2ª colocação.
O evento contou com o patrocínio da Ultraje e Maresia Boardtech, co-patrocíno do Colégio Integral, Faculdade Hélio Rocha, Torres Bodyboards, Kpaloa, Oito Ponto Três, e pranchas Gênesis. Realização da Associação de Bodyboarding de Salvador e Escola Gênesis de Bodyboarding.
A próxima etapa está confirmada para o mês de abril, com local e data à confirmar. Maiores informações, consultar o site oficial do Circuito Baiano 2005,
Resultados:
Categoria Profissional
1° Uri Valadão
2° Marcelo Freitas (CE)
3° Clayton Mendes
3° Lucas Queirós
Categoria Amador Masculino
1° Vinícius Alvim
2° Edmílson Palma
3° Renê Xavier
4° Marcos Paulo
Categoria Amador Feminino
1° Juliana Dourado
2° Tatiane Meneses
3° Larissa Benevides
4° Gabriela Rocha
Categoria Júnior
1° Renê Xavier
2° Éverton Araújo
3° Vitor Soares
4° Felipe Augusto
www.escolagenesis.esp.br