Colo Colo segue com os juniores no Baianão;
Prefeitura discute com o Estado fortalecimento do setor industrial;
Peixe da Semana Santa será distribuído nesta quarta-feira;
Ilhéus participa de programa com transmissão internacional;
Prefeitura incentiva turismo para clubes de melhor idade;
Centenas de fiéis celebram a Semana Santa em Ilhéus;
Secretaria conclui na quinta a vistoria da frota de táxis.
A Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, de Ilhéus, conseguiu a doação de aproximadamente 3 mil exemplares para ampliar o seu acervo. As obras foram obtidas junto à Fundação Pedro Calmon e à Diretoria Geral das Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia (Dibip), órgãos ligados à Secretaria de Cultura e Turismo do governo baiano.
A diretora da Biblioteca, Regina Figueiroa, afirma que o material inclui livros didáticos, enciclopédias, romances e até exemplares em braille. Figueiroa conseguiu a doação a partir de contatos feitos em Salvador com o diretor da Fundação Pedro Calmon, Claudius Portugal, e a titular da Dibip, Maria Aparecida Correia. Durante os encontros, também foram definidas futuras parcerias que vão dinamizar ainda mais as atividades da Biblioteca de Ilhéus. Entre os projetos em vista, destacam-se o Carro-Biblioteca, o Caixa-Estante e o Núcleo de Extensão da Adonias Filho, a ser instalado na aldeia tupinambá, em Olivença.
O Núcleo é mais um projeto que visa levar a biblioteca de Ilhéus a extrapolar o seu espaço físico, o que já tem feito com iniciativas como a da Contação de Histórias. A extensão vai permitir que a comunidade tupinambá tenha a possibilidade de acesso à leitura e à escrita na própria aldeia. Trabalhos como esse fizeram com que a biblioteca local fosse reconhecida como modelo para a Bahia.
Colo Colo segue com os juniores no Baianão
Com sua equipe principal eliminada do Campeonato Baiano, resta ao Colo Colo a disputa do título com os juniores. Neste domingo (20), os garotos da divisão de base derrotaram o Ipitanga, de virada, por 3 x 1 e vão se encontrar com o Vitória nas semifinais. O mesmo Ipitanga acabou com a esperança dos profissionais, ao “arrastar” o jogo para o resultado que lhe favorecia: o empate em 0 x 0.
Ao final da rodada deste domingo, a diretoria do Tigre expressou o que se costuma chamar de “consciência do dever cumprido”. O presidente José Maria de Santana considerou a qualidade do adversário e disse que “fizemos o que era possível ser feito”. O vice-presidente Marco Maron afirmou que, apesar da eliminação, o clube demonstra “evolução e amadurecimento”.
A diretoria também anunciou uma recomposição do time, com o desligamento de alguns jogadores e ascensão de atletas da base. O objetivo é iniciar na próxima semana a preparação para o Campeonato do Interior, próximo compromisso oficial do Colo Colo. A competição é porta de entrada para a série C do Campeonato Brasileiro. “Por enquanto, vamos torcer pelo sucesso dos juniores, que têm feito uma excelente campanha no Baianão”, conclama José Maria.
O primeiro confronto entre Colo Colo e Vitória será no estádio Mário Pessoa e o segundo no Barradão, em datas que até a manhã desta segunda-feira (21) ainda não haviam sido definidas pela Federação Baiana de Futebol. As demais equipes classificadas para a disputa do título entre os juniores são Bahia e Catuense.
Prefeitura discute com o Estado fortalecimento do setor industrial
Investir em tecnologia, pesquisa e qualificação da mão-de-obra será o desafio da Prefeitura de Ilhéus e do Governo do Estado para fortalecer o Pólo de Informática e revitalizar o Distrito Industrial. O compromisso foi fechado nesta segunda-feira (21) entre o prefeito Valderico Reis e o chefe de gabinete da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, Adary Oliveira, em reunião no Palácio Paranaguá.
Oliveira visitou o Distrito acompanhado da secretária municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho, e disse que as ações devem ser articuladas entre governos e empresários para que Ilhéus possa contar com um centro de treinamento e de pesquisa. Durante a visita do chefe de gabinete, o prefeito Valderico Reis destacou a parceria fechada recentemente entre Prefeitura e Infraero para a construção do terminal alfandegado. “O terminal vai ser um instrumento importante para fixar as indústrias locais e atrair novas empresas”, disse
Para a secretária Rúbia Carvalho, a visita do representante do Governo do Estado superou as expectativas. “Há uma mobilização grande do governador Paulo Souto para nos ajudar na organização do Distrito Industrial e do Pólo de Informática”, disse. Rúbia informou que somente as indústrias de informática e eletroeletrônicos geram atualmente 1.300 empregos e são responsáveis por 30% da produção nacional de computadores.
O prefeito Valderico Reis afirmou que o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico em Ilhéus, com a produção de insumos e componentes na própria cidade, é um desafio. O diretor de fomento às tecnologias de informação e comunicação da Secretaria de Tecnologia e Ciências, Adhvan Furtado, garantiu que o Estado dará todo o apoio logístico para que as empresas possam desenvolver tecnologia e componentes.
Celulose
Valderico também chamou o Estado a se engajar na luta do município para que a produção de celulose do Extremo-Sul seja exportada pelo porto de Ilhéus. Adary Oliveira assegurou que o Governo do Estado tem todo interesse em que a produção de celulose seja transportada pelo município. Valderico explicou que o porto local está sendo ampliado e, até 2007, poderá exportar um volume de cargas de até cinco milhões de toneladas/ano. “É importante que possamos atrair novos produtos para serem exportados por Ilhéus e, assim, aquecer nossa economia”.
Peixe da Semana Santa será distribuído nesta quarta-feira
A tradição católica de comer peixe na Semana Santa está garantida em Ilhéus, onde a Secretaria de Assistência Social e Trabalho fará a distribuição de 40 mil quilos de pescado a famílias de baixa renda. A entrega vai acontecer nesta quarta-feira (23) a beneficiários comprovadamente carentes, indicados por igrejas, associações de bairros e outras instituições comunitárias.
De acordo com a Secretaria, a doação vai atender 20 mil famílias (2 quilos por família). A secretária Fátima Reis frisou que a Prefeitura também levará o peixe a bairros e distritos onde não existe a organização de associações de moradores. “Estamos fazendo o possível para beneficiar o maior número de pessoas possível, com uma distribuição organizada”, assegura.
Ilhéus participa de programa com transmissão internacional
A produtora de televisão “Toda América”, chegou em Ilhéus no último sábado (19) para fazer uma filmagem sobre meio ambiente e cultura, que irá compor quadros do seu programa de estréia. As gravações foram em Olivença e na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), nesta segunda-feira (21). Além de Ilhéus, também foram mostradas as peculiaridades de alguns municípios vizinhos.
Um dos quadros do programa, chamado Povos e Cultura e que tem à frente a jornalista Valéria Monteiro (ex-apresentadora do Jornal Nacional), foi gravado no Centro Cultural de Olivença, com os índios tupinambás da região, mostrando parte da cultura da tribo, como a dança poraci (também conhecida como toré), seus costumes, artesanato, cultivo de alimentos, pintura e outras tradições. A decisão de gravar com os índios foi tomada a partir de convite do secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei.
A jornalista Valéria Monteiro ficou encantada com os rituais dos tupinambás de Olivença e participou das manifestações religiosas e culturais da aldeia. Ela se impressionou com o fato da tribo ser liderada por mulheres: a cacique Valdelice Amaral (Jamopoty) e sua mãe, a pajé Nivalda Amaral de Jesus (Amotara).
Na Uesc, a equipe fez entrevistas com pesquisadores do Biodiesel e do Núcleo da Mata Atlântica. O programa está em fase final de negociações com um canal fechado de televisão. A proposta é que ele seja exibido em todos os países da América Latina. Segundo Valéria Monteiro, que também dirige a produtora, serão ao todo nove séries sobre diversos temas, cada uma com 13 capítulos, gravados em vários estados do Brasil.
A jornalista afirmou que o objetivo de sua equipe é gerar conteúdos de interesse geral, que divulguem a rica cultura brasileira. Ela comentou que muitos programas sobre a nossa cultura são gravados por produtoras estrangeiras, que acabam distorcendo a realidade. “Nós temos o principal, que é a riqueza de conteúdo, só precisamos trabalhá-lo da melhor forma possível”, concluiu.
Prefeitura incentiva turismo para clubes de melhor idade
Com o objetivo de garantir o fluxo de turistas no período de baixa estação e atender às necessidades de lazer das pessoas com mais de 50 anos, a Prefeitura de Ilhéus está incentivando o turismo da chamada melhor idade. Em reunião com a presidente da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI-BA), Terezinha Machado Brandão, o secretário de Turismo Raymundo Mazzei afirmou que o governo fará as mudanças necessárias para oferecer um programa turístico diferenciado, que atenda público de todos os perfis.
A ABCMI, que é ligada ao Ministério do Turismo e participa do Conselho do Fórum Estadual de Turismo, já conta com 21 clubes na Bahia, somando 3.500 sócios, sendo que em todo o país são 350 mil associados. O objetivo da associação é que, até 2007, o número de sócios na Bahia aumente para 10 mil. No entanto, segundo a presidente, sabe-se que um milhão de pessoas com mais de 50 anos viajam pelo país na baixa estação, por isso, é necessário que os empresários do setor turístico percebam que estão diante de um negócio muito lucrativo.
A primeira decisão da Prefeitura de Ilhéus foi disponibilizar para esses clubes o espaço do “Velhos Marinheiros”, na avenida Dois de Julho, a fim de que as entidades possam se reunir e desenvolver diversas atividades coletivas. Terezinha Brandão ficou muito feliz com a iniciativa e com a disposição do prefeito Valderico Reis. “Estamos enviando para Ilhéus a nossa equipe de consultoria para que seja criado um projeto estratégico, com restaurante, espaço para receptivo, exposição de artes, como temos em nossa sede no Pelourinho, em Salvador, que é visitada por turistas do mundo todo”, contou.
A presidente destacou a importância dos grupos da Melhor Idade e afirmou que o maior objetivo da ABCMI é criar um mercado consumidor, capaz de proporcionar aos idosos turismo, lazer e cultura, e assim, acabar com a sazonalidade existente no setor, garantindo a ocupação dos hotéis e geração de emprego. No sábado (19), foi realizada uma reunião com os dirigentes de todos os clubes da Melhor Idade da Costa do Cacau, no Hotel Jubiabá. Nesta segunda-feira (21), a coordenação da ABCMI e o secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, estiveram em Salvador participando do VI Fórum Estadual de Turismo.
Centenas de fiéis celebram a Semana Santa em Ilhéus
Prosseguem até o Domingo de Páscoa, 27 de março, as celebrações da Semana Santa da Paróquia São Jorge, que é integrada pela Catedral de São Sebastião, a Igreja Matriz de São Jorge e a Capela de Nossa Senhora da Vitória, todas localizadas no centro histórico de Ilhéus. Centenas de fiéis celebram o evento, com a participação em procissões e missas que marcam os festejos católicos, com a supervisão do bispo diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli. Consta da programação ainda uma exposição de arte sacra, que será inaugurada na quarta-feira (23), na Galeria do Teatro Municipal, com apoio da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e do Instituto Nossa Senhora da Piedade.
De acordo com informações dos coordenadores da celebração, de 15 às 17 horas da quarta-feira (23) haverá confessionário e uma missa celebrada por Dom Mauro, na Catedral de São Sebastião. Em seguida, às 19 horas, será realizada a Procissão do Encontro, com outras paróquias. Para a quinta-feira (24) está programada a missa da Ceia do Senhor, sendo que às 9 horas de sexta-feira (25) haverá outra sessão de confissão, também na Igreja Matriz de São Jorge (desta vez com Dom Mauro) e, às 16 horas do mesmo dia (25), haverá celebração da Paixão de Cristo, na Catedral de São Sebastião. Logo após será realizada a Procissão do Senhor Morto pelas ruas do centro da cidade.
No Sábado de Aleluia haverá concentração na Capela de Nossa Senhora da Vitória, para a realização da Bênção do Fogo e procissão até a catedral, onde acontece a Vigília Pascal. As celebrações acabam no Domingo de Páscoa – dia da ressurreição – com missas às 8 e 17 horas, na Igreja Matriz de São Jorge e às 19 horas, na Catedral de São Sebastião. Em todas as paróquias da Diocese de Ilhéus, estão ocorrendo celebrações para lembrar o martírio de Cristo.
Secretaria conclui na quinta a vistoria da frota de táxis
A Secretaria de Transporte e Trânsito de Ilhéus iniciou nesta segunda-feira (21) a vistoria de toda a frota de táxis do município, na avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães. Nesta terça (22), a vistoria terá seqüência com a análise dos veículos de placas finalizadas em 4, 5, e 6. Os táxis que têm placas com final 7, 8 e 9 devem ser submetidos à vistoria na quarta (23). O último dia, quinta (24), será reservado para aqueles que têm placa de final 0.
Neste ano, a novidade do processo de renovação é que o profissional está isento do pagamento da taxa que era cobrada anualmente para a vistoria do veículo, graças a uma determinação do prefeito Valderico Reis. Durante a vistoria, são observados o estado de conservação do veículo, documentação e condições de segurança. “Esse processo é feito todos os anos justamente para garantir conforto e segurança do passageiro que utiliza nossa frota de táxis”, justifica o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Zerinaldo Sena.
Em todo o município, 342 veículos são autorizados a operar no sistema de táxi-passageiro, distribuídos em 17 praças. Os taxistas que ainda não deram entrada na documentação exigida para a vistoria, têm prazo final até esta semana, de acordo com o secretário de Transportes. “Apenas aqueles veículos que renovarem o alvará terão permissão para operar no sistema”, esclarece.