Imortal ressalta Jorge Amado na posse da ALI

A conferência pronunciada pelo acadêmico Murilo Melo Filho (Cadeira nº 20 da Academia Brasileira de Letras), na noite de segunda-feira (14), na Academia de Letras de Ilhéus, vai integrar o programa de história regional em fase de implantação na rede pública municipal. A proposta, imediatamente aprovada por Murilo Melo Filho, foi do secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, representando o prefeito Valderico Reis, que se encontrava em Brasília na ocasião. “Trata-se de uma peça magnífica, um registro histórico de vida política e literária que precisa ser passado às gerações mais novas”, justificou Mazzei.
O texto de Melo Filho fala de Jorge Amado, desde os tempos em que o conferencista, como jornalista político, conheceu o então deputado do PCB (Partido Comunista Brasileiro), que apenas se insinuava como o grande escritor que seria traduzido e lido, alguns anos mais tarde, nos mais surpreendentes rincões do planeta. “Eu que, menino em Natal, já lera O País do Carnaval, Cacau e Suor, passei a ver Jorge Amado diariamente, no Palácio Tiradentes, onde o líder da bancada comunista, Luiz Carlos Prestes, também era encontrado freqüentemente”, lembrou Murilo Melo Filho.
O conferencista destacou passagens da vida do escritor em diversas partes do mundo (como a expulsão da França e a reabilitação, mais tarde, por interferência de André Malraux, no governo De Gaule) e a queima de seus livros em praça pública, em Salvador, além da Casa do Rio Vermelho, “que estava sempre aberta para quem vinha em paz”. De acordo com Murilo Melo Filho, Jorge Amado não foi apenas um grande escritor e um grande homem, fiel a seus princípios socialistas, mas “o líder de uma revolução intelectual que tinha nomes como Raquel de Queiroz, José Lins do Rego, Gilberto Freire e outros”, projetando, com o ciclo do cacau, a literatura do Brasil em todo o mundo”.

“Inquietação de jornalista”
Murilo Melo Filho veio a Ilhéus como representante da Academia Brasileira de Letras, da qual é diretor de biblioteca, para prestigiar a posse da diretoria da Academia de Letras de Ilhéus para o biênio 2005/2006. Os novos dirigentes da ALI são João Hygino Filho (presidente), Maria Luiza Heine (1ª vice), Maria Luiza Nora (2ª vice), Antônio Lopes (secretário-geral), Maria Schaun (1ª secretária), Edgar Souza (1º tesoureiro), Arleo Barbosa (2ª tesoureiro), Dorival de Freitas (diretor da biblioteca), Francolino Neto (diretor da revista) e Mário de Castro Pessoa (diretor de arquivo e museu).
O visitante foi saudado pelo acadêmico Dorival de Freitas, que destacou a longa trajetória de Melo Filho (que iniciou a carreira de jornalista aos 12 anos, em Natal), com vários livros publicados (alguns como O Desafio Brasileiro, com tiragem acima de 15 mil exemplares), visita a países de todos os continentes (foi 32 vezes à Europa, 27 aos EE.UU., duas à África e duas à Ásia), convivência com grandes nomes do jornalismo e da literatura (entre eles, David Nasser, Barbosa Lima Sobrinho, Samuel Wainer, José Cândido de Carvalho e Carlos Lacerda). “Tem a inquietação própria do jornalista, a preocupação de estar presente aos acontecimentos e deles participar”, disse Dorival de Freitas.
O presidente João Hygino Filho disse que “a presença da Academia Brasileira de Letras nestes pagos sul-baianos é, acima de tudo, motivo não só de glória, mas também de orgulho para os que aqui vivem e mourejam” e deplorou que “Jorge Amado e Adonias Filho [ambos da Academia Brasileira de Letras e da Academia de Letras de Ilhéus] não estejam mais vivos para partilharem deste momento singular, que ficará, temos certeza, indelével na memória dos contemporâneos e dos prósteros”. Mais adiante, afirmou o presidente João Hygino Filho: “É pena que não estejamos no apogeu do cacau, mas no seu perigeu, para que pudéssemos dar a dimensão devida, no Estado e no País, do que este momento representa para Ilhéus e região. Mas fique certo o imortal Murilo Melo Filho que a presença da Academia Brasileira de Letras entre nós abre um capítulo novo, uma era nova em nossa história cultural e literária”.

AGORA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *