Ilhéus pretende receber congresso estadual de lojistas;
Educação indígena é discutida no Centro Cultural de Olivença;
Técnicos analisam estrutura do Regional para instalar nova UTI;
“As mentiras que os homens contam” entra em cartaz no Teatro Municipal;
Medida vai ordenar tráfego pesado no Malhado e no Iguape.
Médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família e do Hospital Regional Luiz Viana Filho começaram a participar de um curso de capacitação para assistência a pacientes suspeitos da dengue, em Ilhéus. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e a 6ª Dires, e envolve clínicos, pediatras e enfermeiros. Segundo a diretora de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, o curso visa qualificar estes profissionais para que possam fazer o diagnóstico e o tratamento da doença com maior precisão.
A capacitação é comandada pela coordenadora estadual das ações de controle e combate à dengue, Jesuína do Socorro Castro. As primeiras aulas começam a ser ministradas hoje (9), à tarde, no Hospital Regional, das 17h30min às 21h30min, para equipes de profissionais daquela instituição. Amanhã, a partir das 9h, no auditório do antigo Sesp, médicos e enfermeiros que atuam em equipes do Saúde da Família assistem às primeiras aulas.
A diretora de Vigilância à Saúde explica que a preocupação em qualificar estes profissionais cresceu com o aumento do número de casos da dengue. Até a última sexta-feira foram notificados 150 pacientes com quadro suspeito da dengue. “É importante que os nossos profissionais estejam preparadas para atender estes pacientes”, enfatiza Cássia Virgínia. Ela explicou que em toda a cidade existem 129 agentes combatendo focos da dengue, mas este trabalho somente surtirá efeito quando for concluído todo o ciclo de visitas domiciliares.
Segundo ela, os mutirões combatem apenas as larvas, e os mosquitos sobrevivem até 45 dias. A enfermeira pede a colaboração da comunidade na guerra contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. Entre as medidas que ajudam a combatê-lo, estão tampar reservatórios de água, emborcar garrafas destampadas e mudar a água de vasos de planta mais de uma vez por semana. “O mosquito usa a água limpa e parada para se reproduzir”, alerta.
Ilhéus pretende receber congresso estadual de lojistas
A realização do Congresso Estadual do Comércio Lojista em Ilhéus foi um dos temas da pauta da reunião que o prefeito Valderico Reis teve, nesta terça-feira (8), com o presidente da Federação Estadual das CDLs, Joaquim Fonseca Júnior. O encontro ocorreu no Palácio Paranaguá e contou com as presenças do presidente da CDL de Ilhéus, Paulo Ganem, e da secretária de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia do Município, Rúbia Carvalho. A possibilidade de Ilhéus sediar o congresso foi aventada pelo próprio presidente da Federação, que enumerou as qualidades da cidade para promover um evento de tal porte. “Ilhéus tem o ambiente físico adequado à realização do congresso e acomodação dos participantes, além de ser uma grande atração turística”, afirmou Fonseca. A expectativa do presidente é de que até mil empresários participem do encontro.
Valderico Reis declarou ter todo o interesse em fazer de Ilhéus a cidade anfitriã do congresso lojista. “Nós estamos construindo um ambiente saudável para o investimento e uma boa relação com as empresas que geram ou pretendam gerar empregos e desenvolvimento em nossa cidade”, declarou o prefeito. Ele avalia que promover o congresso das CDLs trará grande benefício para o turismo e “vai fazer de Ilhéus um lugar ainda mais conhecido e respeitado por suas belezas naturais, hospitalidade e qualidade dos serviços”.
Durante o encontro, o prefeito também falou sobre o projeto de revitalização da rua Marquês de Paranaguá, que será realizado em parceria entre o governo local e empresários. A recuperação da Central de Abastecimento do Malhado, que já está recebendo melhor tratamento por parte dessa administração, foi outro assunto abordado. “Queremos articular com a iniciativa privada a construção de um comércio forte, organizado e competitivo”, enfatizou o prefeito.
Educação indígena é discutida no Centro Cultural de Olivença
O Fórum Estadual de Educação Indígena da Bahia vai realizar sua primeira reunião ampliada na Aldeia Tupinambá de Olivença, nos dias 11 e 12 de março. O encontro acontecerá no Centro Cultural, onde será discutida a educação escolar indígena na Bahia. O evento contará com a participação dos povos indígenas do Estado, além de entidades e instituições parceiras.
O Fórum, criado em dezembro de 2000 no Centro Cultural da Aldeia Pataxó de Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália, tem a função de discutir e encaminhar a política específica de educação escolar indígena na Bahia. Em janeiro deste ano, a entidade conquistou a resolução que regulamenta esta política.
Tal documento garante a reafirmação das identidades étnicas e a recuperação de sua memória, a autonomia dos povos indígenas a partir de seus projetos históricos, a interlocução entre saberes e conhecimentos de cada povo, e o ordenamento jurídico próprio, fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, visando proporcionar um ensino intercultural e valorizar a cultura dos povos indígenas.
De acordo com a secretária do Fórum Estadual Indígena, Núbia Batista da Silva, o objetivo maior da reunião é “que a lei que regulamenta a educação escolar indígena na Bahia possa ser de fato uma realidade vivida pelos povos indígenas”.
Técnicos analisam estrutura do Regional para instalar nova UTI
A secretária municipal de Saúde, Vera Jasmineiro, confirmou para esta quinta-feira (10), às 9 horas, a visita de uma equipe técnica da Sesab que vai analisar a estrutura física e as adaptações necessárias para que seja instalada a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Regional Luiz Viana Filho. Um relatório já havia concluído pela viabilidade de uma UTI no Regional e, agora, os técnicos vêm apenas para definir as mudanças e os investimentos a serem feitos para que a Unidade passe a funcionar.
A nova UTI é tida pela Sesab como uma prioridade por se tratar de um hospital público e a cidade de Ilhéus não dispor de um equipamento de alta complexidade para atendimento médico nesse nível. Os detalhes para que a equipe técnica viesse a Ilhéus e o governo acelerasse a instalação da UTI do Regional foram definidos na semana passada, durante audiência entre o secretário estadual de Saúde, José Antônio Rodrigues, o deputado estadual Ronaldo Carletto, e a secretária municipal de Saúde, Vera Jasmineiro.
Vera explica que nesta visita os técnicos da Superintendência de Regulação, Atenção e Promoção da Saúde (Suraps) vão fazer análises da planta baixa do Hospital e avaliar alguns equipamentos que a unidade médico-hospitalar já dispõe. “Teremos que fazer as adaptações necessárias e exigidas pelo Ministério da Saúde”, afirma. Segundo ela, o Hospital já conta com alguns equipamentos e cinco leitos disponíveis para abrigar a UTI.
A secretária diz que a mobilização política do prefeito Valderico Reis e a sensibilidade do governador Paulo Souto e do secretário José Antônio Rodrigues Alves estão sendo decisivas para que Ilhéus ganhe o mais rápido possível uma Unidade de Tratamento Intensivo. “Sem esse esforço conjunto, essa nova UTI somente sairia no próximo ano”, diz. “Agora, a nossa luta será para reativar também a Unidade do Hospital São José”, afirmou.
“As mentiras que os homens contam” entra em cartaz no Teatro Municipal
A comédia “As mentiras que os homens contam”, espetáculo assistido por mais de 100 mil pessoas desde agosto de 2002, será apresentado no Teatro Municipal de Ilhéus, de 18 a 20 de março, às 21 horas, ao preço promocional de R$ 20,00 – garantida a meia-entrada para estudante. Encenada por Mário Gomes, Lilya Virna, Bruno Sciuto, Marcelina Andrade, Richard Vieria e Sérgio Lelys, a peça é uma adaptação do best seller homônimo de Luís Fernando Veríssimo.
Pautada nas histórias vividas por um casal dito “normal”, Jorge e Carla,, personagens interpretados por Mário Gomes e Lilya Virna, a comédia fala dos problemas e alegrias de qualquer relacionamento, “em meio a tipos bastante comuns na vida de qualquer pessoa: os amigos moleques, os filhos, os possíveis amantes. Tudo isso provoca situações curiosas na rotina do casal.
Sobre a peça, o autor do livro adaptado disse que “há uma grande identificação do público sobre as mentiras que os homens contam, o que acontece de maneira quase inevitável: os homens não mentem par as mulheres e sim pelas mulheres. Foi assim com mães, com a namorada, com a sogra. É questão de sobrevivência”, enfatiza Veríssimo.
Medida vai ordenar tráfego pesado no Malhado e no Iguape
Embora não vá funcionar como porto seco, como foi anunciado no passado, a central de abastecimento construída pela Petrobrás na rodovia Ilhéus – Itabuna permitirá a regularização do tráfego pesado, evitando o “engarrafamento” de carretas nas imediações do porto do Malhado, à espera do desembarque. A proposta do prefeito Valderico Reis é para que a área da Petrobras, que mede 20 mil metros quadrados, seja usada como estacionamento dos veículos.
O assunto foi discutido entre o prefeito e o gerente da BR Distribuidora, Fausto Gomes Filho. O objetivo do encontro foi solicitar uma ampliação do uso da central de abastecimento, que inicialmente estaria condicionada ao consumo do combustível da Petrobras pelas transportadoras. No espaço construído pela empresa, funcionarão também serviços de refeitório e lazer.
A solicitação do prefeito foi para que todas as carretas com destino a Ilhéus possam ficar estacionadas na central, que tem capacidade para receber, ao mesmo tempo, cerca de 100 veículos. “Isso vai impedir que as carretas fiquem na área próxima ao porto e nas imediações do Distrito Industrial, o que traz sérios transtornos para a população”, afirma Valderico Reis.
O projeto da Prefeitura prevê que as carretas estacionadas na central somente serão liberadas para se dirigir ao porto mediante autorização da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. Com essa medida, pretende-se ordenar o fluxo de veículos pesados, que não ficarão mais concentrados à espera do desembarque. A BR Distribuidora acatou a solicitação apresentada pelo município.