CHAT DA NOTÍCIA

A escritora Zélia Gattai deverá ser uma das personalidades da inauguração do posto temático Jorge Amado, que a Petrobrás BR entrega na segunda quinzena de março, em Ilhéus.

• O posto pode virar uma atração turística na cidade diante do ineditismo de seu serviço. Além de manter a qualidade e tecnologia da Petrobrás, o posto tem um espaço temático inspirado na obra literária de Jorge Amado e na história de Ilhéus, e une a figura do escritor ao lado da arara juba, animal escolhido como mascote da empresa.
• Parceiro da Petrobrás BR, o empresário Romualdo Pereira – ex-secretário municipal de Turismo – aposta no filão do setor para incrementar a venda de combustíveis. Além do apelo cultural, o posto temático Jorge Amado, localizado na avenida Antonio Carlos Magalhães, tem tudo para ser um point também da criançada.

ANO DA FÍSICA

O professor Éfrem Maranhão, da Universidade Federal de Pernambuco e ex-presidente do Conselho Federal de Educação, foi o palestrante da aula inaugural de 2005, da Universidade Estadual de Santa Cruz.

• A sessão foi presidida pela vice-reitora da Uesc, professora Lourice Salume, ao lado dos pró-reitores de Graduação, Décio Tosta de Santana, e de Extensão, Raimundo Bonfim. Compareceu também a pró-reitora de Administração e Finanças em exercício, Gilda de Tullio Campos. O professor Hélio Estrela representou a pró-reitoria de Pesquisa e Graduação.
• Com muitos desafios pela frente, o reitor Antônio Joaquim Bastos pretende executar este ano vários projetos de expansão da Uesc. Dentre as atividades especiais, realizará eventos alusivos ao Ano da Física, através do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas.

SOBE A ESTRELA

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus, Paulo César Ganem, foi reeleito por unanimidade para novo mandato na entidade.

• Dedicado e dinâmico, PC Ganem tem sido bem avaliado pelos empresários da cidade, onde também fez crescer os próprios negócios. Dono de uma rede de lojas de eletromóveis, a São Jorge, ele iniciou a carreira em Buerarema, oriundo uma família tradicional.
• Em Buerarema, Paulo César foi candidato a prefeito duas vezes. Perdeu, mas nunca se cansou da política. Agora, muito empenhado na vida pública, através da CDL, o empresário exibe vitalidade no campo das idéias.

CURTA AS CURTAS

O projeto das Parcerias Público-Privadas, aprovado pelo Congresso Nacional, tem sido motivo de polêmica em Itabuna. Com o problema de abastecimento de água na cidade, a Emasa, autarquia municipal, virou objeto de debate em torno da idéia, que está tramitando na Câmara de Vereadores.

Um dos ícones da história do rádio em Ilhéus, Tony Neto virou sinônimo de saudade. O seu sepultamento, na manhã de quarta-feira, consternou a todos, familiares, amigos e ex-colegas. Durante muitos anos proprietário da Rádio Baiana, Tony deixou sua marca na comunicação.

Acontece neste sábado a segunda edição do Botequim Bataclan, às 21 horas, com o violonista e cantor Tinho Gomes e o percussionista Papel. O projeto tem tudo para dar certo. A estréia, sábado passado, foi com o grupo “Romântico Demais”, que reúne Dalmiro Silva, Moisés Teles, José Carlos Tavares e Gilberto Sena.

Apaixonado pela história da Terra de São Jorge, o multimídia José Nazal Pacheco Soub conclui novo trabalho de documentação sobre a cidade, que deve ser publicado este ano. Intitulado “Minha Ilhéus”, o livro reúne informações preciosas sobre o século passado, com texto e fotos, muitas deles mostrando a involução paisagística de alguns cartões postais.

O presidente da OAB da Bahia, itabunense Dinailton Oliveira, tem sido personagem do Jornal Nacional, da Rede Globo, por conta da atuação da entidade no caso dos documentos do período da ditadura encontrados queimados numa base da aeronáutica, em Salvador. A OAB e a ABI insistem na apuração minuciosa dos fatos.

Algumas sessões de cinema no Cine Santa Clara, em Ilhéus, estão se tornando insuportáveis, essencialmente nos fins de semana. Sábado passado, por exemplo, na sessão das 17h30min, a algazarra era tanta que muitas pessoas ficaram indignadas. Houve guerra de pipoca e até de latas de coca cola.

valeriomagalhaes@uol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *