SOS Praias Brasil lança campanha de conscientização

Sacos plásticos, bitucas de cigarros, restos de alimentos e latas de alumínio. O que mais parece uma seleção dos itens de uma lata de lixo doméstica, na verdade é, o que muitas vezes pode-se encontrar ao chegar numa paradisíaca praia do litoral brasileiro. Transformados em verdadeiros lixões, principalmente na temporada de verão, quando aumenta o número de freqüentadores nas praias, as areias e mares tornam-se espelhos das atitudes de cidadãos despreocupados com o bem estar coletivo.
Para minimizar o problema e lutar pela preservação do meio ambiente, empresas, ONGs e voluntários têm abraçado a causa, trabalhando em projetos e campanhas educativas que chamam a atenção dos governantes e da população para o destino do lixo urbano.
Recentemente, com apoio do Grupo Abril e da marca de surfwear HD, a ONG
(Organização Não-Governamental) SOS Praias Brasil lançou uma campanha que
alerta os freqüentadores das praias sobre os lixos que são deixados nelas.
Com o slogan “Lixo na praia não pode virar moda”, a campanha criada pela
Agência Publicitária DPZ, foi veiculada na Revista Capricho, na edição da
primeira quinzena de fevereiro.

A Abril Cultural que apóia a ONG desde 2003, cedeu espaço na revista para
publicação da campanha. Fundada em 1999 por Marcelo Marinello, a SOS Praias
Brasil promove desde simples ações que podem começar dentro de casa, como a
divisão do lixo orgânico do não-orgânico, como principalmente, outras
aplicadas em várias praias no Brasil.

Sempre presentes em eventos de música e esporte – principalmente de surf -,
universidades e escolas, Marcelo e sua esposa Heloísa Azevedo viajam pelo
Brasil alertando pessoas sobre a necessidade de preservar as praias para
garantir uma melhor qualidade de vida. “Somos a ONG oficial do Super Surf e
realizamos a gestão ambiental de todas as etapas”, fala Heloisa,
referindo-se ao circuito que define a elite do surf nacional.

Para prosseguir com o trabalho, a ONG conta com o apoio de outras empresas
conscientes da importância de preservar e respeitar a natureza. Desde abril
de 2004, a surfwear Hawaiian Dreams veste a camisa da SOS Praias Brasil. “A
HD confecciona camisetas que são utilizadas por nós, por nossos voluntários,
atletas e personalidades e também são comercializadas e geram renda para a
organização”, comenta.

Em um motorhome, uma espécie de casa com rodas, o casal percorre o País
colaborando com a limpeza das praias e também recolhendo assinaturas para um
abaixo assinado que pede a construção de estações de tratamento de esgotos
em todos os municípios litorâneos. De um milhão de assinaturas necessárias
para que o projeto se transforme em lei federal, já foram coletas 120 mil.

Durante o mês de janeiro, o grupo passou pelo litoral Norte de São Paulo e
fizeram várias expedições nas praias locais. Em Ubatuba, na Praia de
Maranduba, foi realizado um trabalho com os campistas do Camping Clube
Brasil e freqüentadores da praia. “Fomos até a Ilha da Ponta, que fica em
frente ao camping, para coletar o lixo deixado por visitantes e também
levado pelas correntes”, explica Heloisa.

“É uma ilha completamente deserta e ninguém se preocupa com a limpeza.
Também constatamos que já não existem muitos peixes em volta dessa ilha e
até os ouriços já não se reproduzem por lá. Uma perda para todos nós”,
lamenta. Em uma das expedições, na Ilha da Ponta, foi colocada uma placa,
feita com material encontrado na areia e reaproveitado.

Também apóiam essa iniciativa as empresas Tent Beach, Belmacut, Utwo,
Impacto Radical, Super Surf, DPZ, Gretta Silk e a Oakley. Para quem quiser
abraçar a causa e colaborar com o projeto é só entrar em contato com a SOS
Praias Brasil pelo site www.sospraiasbrasil.cjb.net

Wanessa Alves
fama@famaassessoria.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *