Filmes infantis em cartaz na Biblioteca Municipal;
Prefeitura pede mais recursos para Programa Habitar Brasil;
Projeto Ilhéus Fitness será encerrado neste domingo;
Festa da posse na Academia tem colaboração do Turismo;
Trabalho dos salva-vidas recebe elogios em Ilhéus.
Nada de ovo, farinha de trigo e brincadeiras constrangedoras. O trote escolhido para os calouros do curso de Ciências Biológicas da Uesc será um exemplo de cidadania e de convivência respeitosa com a Natureza. Na sexta-feira (11), a partir das 9 horas, cerca de 50 novos universitários estarão na Praia da Concha, no Morro de Pernambuco, para um trabalho de conscientização ambiental e divulgação da importância da coleta seletiva. A ação será desenvolvida em parceria com a Maramata.
Na praia, os alunos vão coletar resíduos que serão encaminhados para uma empresa de reciclagem. O objetivo maior, segundo o gerente de Educação Ambiental da Maramata, Fábio Massena, é “exatamente provocar um impacto positivo na população no que diz respeito à conservação das praias e do meio ambiente como um todo”. A iniciativa marca também a intenção da Maramata de desenvolver um número cada vez maior de projetos com a Uesc.
Os calouros vão chegar à Maramata às 9 horas da manhã e serão recebidos pelo diretor-presidente da Fundação, professor Almir Gonçalves Pereira. Está prevista uma visita ao campus e a apresentação de projetos nas áreas de pesquisa e educação ambiental. Logo após, os estudantes seguem para Praia da Concha, onde participarão do “trote”.
O professor Almir Gonçalves considera a idéia dos alunos de Biologia um exemplo que deve ser seguido por todos os estudantes. “Essa atitude nos deixa muito felizes e demonstra que a defesa do meio ambiente está cada vez mais difundida na sociedade”, afirma, lembrando que a Maramata “tem o dever não só de estimular, como também participar de projetos que ampliem essa consciência”.
Filmes infantis em cartaz na Biblioteca Municipal
A sala de vídeo da Biblioteca Municipal Adonias apresenta esta semana dois novos filmes para o público infanto-juvenil. Nesta terça-feira (8), com sessões às 9h e às 15h, está sendo exibido “Formiguinhaz”. Na quinta (10), nos mesmos horários, a produção em cartaz será “Irmão Urso”. Os dois filmes são dublados e com censura livre. A entrada é franca.
Prefeitura pede mais recursos para Programa Habitar Brasil
A Prefeitura de Ilhéus solicitou ao Ministério das Cidades e à Caixa Econômica Federal a ampliação em 25% do volume de recursos para as obras do programa Habitar Brasil BID, desenvolvido no bairro Teotônio Vilela. Paralisadas desde outubro do ano passado, as obras foram retomadas agora pela atual administração. Cerca de 40 homens estão trabalhando na terraplenagem, construção de sanitários e conclusão de novas moradias. De acordo com o secretário de Engenharia e Obras, Alcione Rios, o acréscimo de recursos vai permitir modificações no projeto atual, beneficiando um número maior de famílias do Teotônio Vilela.
Dentre os beneficiados estão moradores da parte baixa do bairro, que serão atendidos com rede de esgotamento sanitário, num total de 100 famílias. Alcione afirma que com a ampliação, o volume de recursos saltaria para R$ 4.302.639,00. O secretário acredita que a aprovação deverá ocorrer até por conta da prioridade que o setor de saneamento e habitação deverá ter neste ano, por parte do Governo Federal. Alcione e o diretor do Departamento de Engenharia e Obras, Cosme Perón Ferreira, explicam que as obras estavam paralisadas porque o município não estava cumprindo a sua parte no projeto, “deixando de realizar a agenda social do Habitar Brasil”.
As ações sociais envolvem cadastramento de famílias e cursos profissionalizantes e de conscientização social e ambiental. Um novo cadastramento será feito para que mais moradores possam ser beneficiados. O projeto prevê instalação de redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem, sistema viário e ligações domiciliares, além da construção de áreas de lazer, contenção de encostas, escolas e creche. Alcione Rios ainda destaca o compromisso que o programa tem com a preservação ambiental. “Cerca de 160 famílias estão sendo removidas dos mangues para moradias em alvenaria”, afirma.
A Prefeitura também contratou para o projeto duas assistentes sociais e uma pedagoga para desenvolver ações comunitárias com as famílias beneficiadas e a comunidade do Teotônio Vilela. Segundo Alcione, essas ações de mobilização serão comandadas pela Secretaria de Assistência Social. “O que devemos fazer agora é seguir as determinações do prefeito Valderico Reis e dar mais agilidade ao andamento deste projeto”, disse. O secretário de Engenharia e Obras estima que o programa seja concluído num prazo de até 12 meses.
Projeto Ilhéus Fitness será encerrado neste domingo
A Secretaria de Esporte e Cidadania promete grandes atrações no encerramento da primeira edição do Ilhéus Fitness. A partir das 11 horas deste domingo (13), vão se apresentar na Praia dos Milionários, grupos musicais e companhias de dança, performance e aeróbica. O trabalho é coordenado por professores de educação física de academias da cidade e região. Realizado pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Esporte e Cidadania, o projeto começou em janeiro, na avenida Soares Lopes.
O objetivo é estimular a prática de exercícios físicos orientados por técnicos especializados e combater o sedentarismo. Além das atividades físicas, o público recebe dicas de saúde e alimentação saudável. Apresentaram-se no projeto grupos de dança, reggae, alunos de academias e de capoeira, folclórico, bandas musicais e blocos afro. O Ilhéus Fitness teve apoio das secretarias de Serviços Públicos, Saúde e de Transportes e Trânsito.
Além de levar atividades físicas para as pessoas que fazem caminhadas diárias na Soares Lopes, a coordenação do Ilhéus Fitness também contemplou outros locais da cidade, a exemplo da praia do Marciano, no bairro do Malhado, e dos Milionários, na zona sul. O projeto obteve sucesso total, o que motivou a Secretaria de Esporte e Cidadani a formatar novos eventos para o período da baixa estação. “O Ilhéus Fitness teve como principal característica aliar atividades de entretenimento com dicas de saúde e vida saudável”, afirma o secretário municipal de Esporte, Newton Lima.
Festa da posse na Academia tem colaboração do Turismo
A Secretaria de Turismo de Ilhéus vai colaborar com a festa de posse da nova diretoria da Academia de Letras de Ilhéus, por decisão do secretário Raymundo Mazzei, consolidando uma parceria que já existe há algum tempo com aquela instituição cultural. “Vamos fazer um receptivo especial na chegada do jornalista Murilo Melo Filho, que vem representar a Academia Brasileira de Letras na solenidade”, disse o secretário. O acadêmico Murilo Melo Filho, um dos precursores do jornalismo político no Brasil, e diretor de biblioteca da ABL, chega na noite de domingo (13), participa da posse na segunda-feira, na sede da ALI – quando fará uma conferência sobre tema de sua própria escolha – e retorna ao Rio na manhã de terça-feira (15).
A Academia tem sido parceira do turismo, pois nos constituímos no último ano num grande ponto de visitação, devido ao conceito que construímos ao longo desses 46 anos, por termos o nome forte de Ilhéus e abrigarmos escritores da estatura de Jorge Amado, Adonias Filho e Sosígenes Costa”, justifica João Hygino Filho.
A diretoria da ALI que toma posse no dia 14 (segunda-feira), foi eleita em dezembro, seguindo determinação regimental, e administrará a entidade por dois anos (a próxima eleição será em dezembro 2006). É formada por João Hygino Filho (presidente), Maria Luiza Heine (1ª vice-presidenta), Maria Luiza Nora (2ª vice-presidenta), Antônio Lopes (secretário-geral), Maria Schaun (1ª secretária), Edgar Souza (tesoureiro), Dorival de Freitas (diretor de biblioteca) e Francolino Neto (diretor da revista). João Hygino Filho, em função da morte do presidente Ariston Cardoso, está no exercício interino da presidência.
Trabalho dos salva-vidas recebe elogios em Ilhéus
O trabalho dos salva-vidas nas praias de Ilhéus tem merecido elogios da comunidade, principalmente do público que freqüenta os quase 100 quilômetros de praias do município. A ação, que dá ênfase ao caráter preventivo, contribui para dar mais tranqüilidade aos banhistas, que contam com um efetivo de 90 salva-vidas em toda a extensão do litoral.
O monitoramento abrange toda a extensão da orla, desde Olivença, no litoral sul, até Ponta do Ramo, na zona norte. “Nós trabalhamos muito com o objetivo de orientar os banhistas, informando os pontos em que ele pode entrar no mar com tranqüilidade, aqueles onde é preciso ter cuidado e outras áreas em que o melhor mesmo é não sair do raso”, explica o gerente da corporação, sargento Ricardo José Alves.
O efetivo que atua nas praias de Ilhéus é composto por 90 salva-vidas, sendo que 60 foram contratados pela Prefeitura em janeiro, através de seleção pública. “Antes, apenas 30 homens eram responsáveis pelo patrulhamento de todas as praias, uma tarefa praticamente impossível”, afirma o gerente.
O trabalho preventivo nas praias de Ilhéus recebeu o elogio da Associação dos Salva-Vidas do Sul da Bahia. O presidente da entidade, Ricardo Guedes de Souza, parabenizou o prefeito Valderico Reis, “por colocar nas praias de Ilhéus profissionais qualificados, garantindo segurança e tranqüilidade à população e aos turistas”.