A organização do Carnaval está a cargo da Fundação Cultural de Ilhéus e da Secretaria de Turismo, que já confirmaram as principais atrações da festa. Entre elas, destaque para as bandas Araketu, Cheiro de Amor e o mega-sucesso Rapazolla, que vai animar a folia com o hit “Coração”, escolhida pela crítica especializada como a melhor música do Carnaval 2005 de Salvador.
Outros nomes com presença garantida são Harmonia do Samba, Batukerê, As Meninas, Oz Bambaz, Abadaba, Luiz Caldas, Bom Balanço, É o Tchan, Márcia Freire, Olodum, Gang do Samba, Os Sungas, Levada Louca, Patchanka, Psirico, Beto Jamaica e Karla Perez. Cerca de 40 bandas regionais e mais de 10 trios elétricos passarão pela Soares Lopes nos cinco dias de “ferveção” na Terra de São Jorge.
Quem gosta de ouvir chorar a guitarra e quiser dar um refresco no axé também vai poder curtir o Luau do Arrocha, em uma das extremidades do circuito. A estrutura prevê ainda uma praça de alimentação, com cabanas padronizadas, e camarotes. A comissão organizadora da festa tem participado de reuniões com autoridades do setor policial para discutir o esquema de segurança do Carnaval, incluindo o trabalho da PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e Guarda Administrativa.
Antes e durante a festa, equipes da Vigilância Sanitária farão inspeções nas cabanas destinadas à venda de bebidas e alimentos. O objetivo é conferir as condições de preparo, higiene, validade dos produtos e tudo mais que for necessário para que o folião não sofra dissabores no meio da festa. Outras questões relacionadas à segurança, como a presença de extintores nos trios e carros de apoio, serão aferidas pelo Corpo de Bombeiros.
Animado e organizado
“Estamos tomando todas as providências para que o Carnaval de Ilhéus seja não apenas o mais animado, mas também o de maior organização dos últimos tempos”, afirma a presidente da Fundaci, Simone Reis Cardoso. A decisão de realizar a festa em abril foi tomada pelo prefeito Valderico Reis, que num primeiro momento do governo teve que se concentrar na recomposição das contas municipais.
Para o secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, a data não vai impedir a presença de um grande número de turistas durante o Carnaval. “Uma agência de viagens, a NV Turismo, já garantiu uma cota de patrocínio para o evento e estamos articulando vôos charters e a venda de abadas junto com os pacotes”, diz. A idéia é que o Carnaval fora de época entre para o calendário oficial de eventos da cidade, ampliando o período de alta estação.