Dia Internacional da Mulher terá programação diversificada;
Cida Rabello faz em Ilhéus a sua primeira exposição;
Pagamento do Peti acaba com sofrimento de famílias carentes.
A Prefeitura de Ilhéus não tem medido esforços na busca de ações para desenvolver e consolidar o turismo regional. Após iniciar estudos sobre a viabilidade de se criar roteiros turísticos em conjunto com os municípios vizinhos, o próximo passo da Prefeitura será um encontro com todos os hoteleiros da cidade para apresentar o plano de ação e estreitar os contatos. A reunião está marcada para a próxima quinta-feira (10), às 17h, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.
Reconhecendo que este setor deve ser tratado com prioridade, já que Ilhéus possui um potencial turístico muito grande, mas que ainda não recebeu a atenção necessária, o secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, enfatiza a importância do encontro entre os hoteleiros, que em todas as reuniões costumam ser representados pêlos dirigentes dos sindicatos e associações.
Ilhéus conta atualmente com mais de cem hotéis, e o secretário espera que todos os seus proprietários estejam presentes na reunião, e passem a participar ativamente das decisões do governo municipal. “Queremos abrir espaço para que os hoteleiros opinem e dêem suas sugestões, já que pretendemos que todas as decisões sejam tomadas de forma democrática”, disse Mazzei.
Dia Internacional da Mulher terá programação diversificada
Chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência sobre o seu papel na sociedade. Esse é o objetivo da Prefeitura de Ilhéus, que organizou programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher para esta terça-feira (08).
As atividades terão início às 14h, com uma caminhada promovida pela Secretaria de Saúde e coordenada pelo Centro de Referência em DST/Aids, que atua no município desde 2001. Partindo da Avenida Canavieiras, tendo como destino o centro histórico de Ilhéus, a manifestação se propõe a alertar as mulheres quanto aos métodos de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e Aids, que têm apresentado índice de contágio cada vez maior entre elas. Após a caminhada, haverá concentração em um estande na Praça Dom Eduardo, onde a equipe de saúde distribuirá panfletos com orientações sobre os riscos do sexo sem prevenção e as formas de evitar as DST / Aids.
As mulheres ainda terão a noite para comemorar, assistindo ao espetáculo musical “Maria, Maria – Mulheres que marcaram época”, com início marcado para as 21h, no Teatro Municipal de Ilhéus. O espetáculo, organizado pela Fundação Cultural, terá apresentações de música, dança e teatro, e será aberto ao público.
Entre as atrações musicais, estão as cantoras Anne e Chica de Cidra, Adriana Carvalho, Lourdinha Teles e Andréa Dias, que interpretarão canções da MPB sobre a mulher, com acompanhamento de piano. As atrizes Janete Lainha, Jocélia Nascimento, Elaine e Gal Macuco, também farão interpretações. A dança será representada no espetáculo pelas academias: Studio Marry Danças, Dinâmica e Movimento e Núcleo de Dança.
Cida Rabello faz em Ilhéus a sua primeira exposição
A arte e a sensibilidade da professora e artista plástica Cida Rabello estarão expostas no Bataclan, a partir desta quinta-feira (10). A abertura da exposição, que ficará no local até o dia 20 deste mês, será às 18h30min. A natureza morta e o abstrato são os temas preferidos da artista, em quadros marcados por cores alegres e vibrantes. “Essa mistura simboliza toda a alegria que impulsiona a minha vida”, afirma Cida, professora de história e uma artista plástica autodidata.
Quem for à exposição no espaço Bataclan terá a oportunidade de conferir uma mostra de 30 quadros, nos quais estão presentes toda essa alegria da artista plástica que há muito tempo também se destaca em sala de aula. O seu encanto com as artes surgiu da própria disciplina que leciona em várias escolas de Ilhéus. Há três anos, decidiu se dedicar às artes. “Pintar sempre foi um sonho que carregava desde a juventude”, diz.
Quando teve uma de suas obras utilizada como ilustração de capa de livro, ganhou mais estímulo para prosseguir. “Apesar de sonhar com as artes, minha vida atribulada de professora não permitia me dedicar à pintura”, afirma. É toda essa vibração que o visitante irá conferir nas obras de Cida Rabelo. “A arte e a sensibilidade de Cida Rabello” é o título da exposição.
Pagamento do Peti acaba com sofrimento de famílias carentes
Os programas sociais de transferência de renda são, na maioria das vezes, as principais fontes de sustento de famílias carentes. Em Ilhéus, programas como Bolsa-Família, Agente Jovem e Peti atendem a pouco mais de 4 mil famílias. Boa parte deessas pessoas ficou sem receber os benefícios por quase seis meses. No início de fevereiro, a Prefeitura pagou os recursos que estavam em atraso, relativos ao Agente Jovem. Na próxima sexta-feira, 11, acaba o sofrimento de 2 mil crianças e adolescentes inscritas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
O Programa atende crianças e adolescentes de 7 a 15 anos de idade, mas desde setembro do ano passado não repassava a bolsa-auxílio de R$ 25,00 mensais. “Sem receber o benefício e sem participar das atividades recreativas e de complemento educacional, essas crianças vão para as ruas em busca de algum trabalho ou até mesmo mendigar”, constata a secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis. Os benefícios a serem pagos na próxima sexta correspondem aos meses de setembro, outubro, novembro a dezembro do ano passado.
A Prefeitura pagará a cada pai ou responsável um total de R$ 100,00. “Sabemos do sofrimento dessas famílias e por isso corremos aos governos estadual e federal para que uma solução fosse dada o mais rápido possível”, enfatiza Fátima Reis, referindo-se às dificuldades no processo de regularização do Peti. “Quase toda a documentação do Programa havia sumido”, explica. A secretária adiantou que, após o pagamento, a prioridade será o reinício da Jornada Ampliada, que envolve as crianças e os adolescentes em atividades lúdicas e educativas no turno oposto ao que estudam.
Para desenvolver essas atividades, a Prefeitura está reformando locais que funcionam como núcleos do Peti e locando novos imóveis. A previsão dos coordenadores é que a Jornada comece na primeira semana de abril. “Os recursos para as atividades já estão garantidos. Esse prazo será necessário para que possamos concluir o recadastramento de todos os beneficiados. “Ao recadastrar, estaremos evitando possíveis irregularidades e garantindo que o Programa atenda a quem realmente precisa”, afirma Fátima Reis.
O Peti visa erradicar o trabalho infantil garantindo ações inclusivas e de cidadania. Todas as crianças e adolescentes precisam freqüentar a escola regularmente e participar das atividades da Jornada Ampliada, para que possam receber o benefício mensal. “Queremos fortalecer as ações de inclusão social buscando não só a transferência de renda, como o fortalecimento da cidadania”, afirma.