Prefeitura e entidades discutem o “shopping” da Paranaguá;
Ilhéus promove enquete na passagem do Dia do Turismo;
Sesab elege como prioridade a instalação de UTI no Regional.
O resultado de uma série de inspeções realizadas pela Vigilância Sanitária de Ilhéus foi a apreensão de mais de uma tonelada de alimentos com prazo de validade ultrapassado. Os fiscais fizeram vistorias em distribuidoras de produtos alimentícios, supermercados, mercearias e açougues da cidade. Os estabelecimentos comerciais foram notificados, os produtos apreendidos e, posteriormente, incinerados.
Foram encontrados diversos itens deteriorados, com embalagens danificadas, sendo que para a maioria o prazo de validade eram os meses de setembro e outubro do ano passado, apesar de continuarem expostos à comercialização. Dentre os alimentos fora do prazo de validade, os fiscais encontraram 881 quilos de mortadela, dos quais 850 quilos foram apreendidos no mesmo estabelecimento, 119 garrafas de iogurte, 36 pacotes de chocolate em pó, além de presunto e mussarela deteriorados, lingüiça, maionese, água mineral, aveia, salsicha, gordura hidrogenada, margarina, fermento, biscoito e outros alimentos vencidos.
A Vigilância Sanitária também apreendeu 135 quilos de carne proveniente de abate clandestino, que estava sendo comercializada sem a guia de abate. “Os comerciantes sabem que é proibido, mas continuam vendendo a carne, mesmo sem conhecer sua procedência, como foi abatida, transportada e conservada”, afirmou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Silvana Rosário Gomes.
Silvana explicou que, por não ter passado pela inspeção no Matadouro Municipal, a carne pode estar contaminada, e trazer inúmeros riscos aos consumidores, sendo foco de doenças como a brucelose, aftosa e tuberculose. Ela contou, ainda, que o órgão está com 13 fiscais diariamente nas ruas para inspecionar os estabelecimentos comerciais e evitar que a população seja prejudicada.
Prefeitura e entidades discutem o “shopping” da Paranaguá
A Prefeitura de Ilhéus e as entidades representativas do comércio varejista discutem nesta quarta-feira (02), às 18 horas, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, a proposta de criação de um Shopping a Céu Aberto na Marquês de Paranaguá. “O encontro é coordenado pela Prefeitura, a ACI, a CDL, o Sebrae, o Sindicato do Comércio e quem mais esteja interessado nesse projeto e tenha contribuição a dar”, diz a secretária de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho.
A secretária destaca que o projeto, nascido no Sebrae, como forma de revitalizar o comércio no centro da cidade, é coordenado pelas entidades citadas, mas não dispensa o apoio de várias secretarias municipais, além da Telemar, Coelba e Banco do Nordeste. A idéia geral é transformar a Marquês de Paranaguá num espaço mais atrativo aos compradores, tornando-a mais bonita, mais segura e mais funcional. Para fazer funcionar o shopping a céu aberto 24 horas, a Prefeitura vai acionar a Vigilância Sanitária, para garantir os pré-requisitos exigidos pela prevenção da saúde, a Secretaria de Turismo, que vai coordenar a participação das baianas de acarajé e a Secretaria de Engenharia e Obras, para substituir as grades atualmente instaladas.
“Também a Coelba e a Telemar serão chamadas a colaborar com o projeto, na montagem, respectivamente, de iluminação adequada e comunicações eficientes”, salienta a secretária.“Essas são posições do governo Valderico Reis que atendem ao compromisso de incentivar o desenvolvimento do comércio e, consequentemente, da economia de Ilhéus, mas que ainda vão ser levadas à discussão dos outros parceiros”, salienta Rúbia Carvalho, acrescentando que se trata de projeto de médio prazo, que vai levar em conta as opiniões dos comerciantes, fazer a análise adequada e chegar à melhor alternativa.
Ilhéus promove enquete na passagem do Dia do Turismo
Para marcar a passagem do Dia Nacional do Turismo, nesta terça-feira (2), a Prefeitura de Ilhéus vai promover uma enquete com a população, das 9h da manhã ao meio-dia, em frente ao Teatro Municipal. O objetivo é ouvir a opinião de moradores e visitantes a respeito da qualidade dos serviços oferecidos pela cidade e questões como hospitalidade e conhecimento da história local.
Além do questionário, o secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, e diretores da Setur estarão no local para dar informações e tirar dúvidas do público. Entre os dados que se pretende coletar, estão opinião sobre o nível do turismo em Ilhéus, o que a comunidade pensa sobre o turista e avaliação dos serviços em hotéis e restaurantes. Também será solicitado que o entrevistado sugira ações que considere positivas para melhorar o desempenho turístico de Ilhéus.
Segundo Mazzei, o questionário vai ajudar no planejamento de medidas da Setur. “Queremos promover essa interação e é muito importante para nós saber, por exemplo, como o ilheense vê o turista”, afirma o secretário. Ele acrescenta que a nova equipe responsável pelas políticas públicas no turismo ilheense também será avaliada pelos entrevistados.
Regionalização
O projeto de regionalização do turismo na Costa do Cacau, com a aprovação de um roteiro que contemple diversos municípios sul-baianos, será novamente discutido nesta quarta-feira (2), em Ilhéus. A reunião vai acontecer na sede da subseção local da OAB, a partir das 14 horas, com a presença do secretário Raymundo Mazzei e de titulares de Secretarias de Turismo de municípios envolvidos no projeto, além de empresários do setor.
A primeira reunião em que o assunto foi abordado aconteceu na segunda-feira (28) e contou com a participação da coordenadora de planejamento do Programa de Regionalização do Turismo da Bahiatursa, Aline Zorthea. Mazzei explica que vários encontros vão acontecer até que o roteiro turístico regional seja definido. O projeto final será apresentado no Salão Nacional do Turismo, em São Paulo, entre os dias 1º e 5 de junho.
Sesab elege como prioridade a instalação de UTI no Regional
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) inicia na próxima semana a análise da infra-estrutura e de equipamentos do Hospital Regional Luiz Viana Filho, para que possam começar imediatamente as obras de instalação de uma nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em Ilhéus. Um relatório concluiu pela viabilidade da nova UTI e na próxima semana uma comissão técnica chega ao município para fazer inspeção na estrutura física do Regional.
A vinda da comitiva na próxima semana foi definida ontem (28), em Salvador, após reunião da secretária municipal de Saúde, Vera Jasmineiro, com dirigentes do governo estadual e a direção do Luiz Viana Filho. “A Sesab definiu como prioridade a instalação de uma nova UTI”, afirmou Vera. “Tudo será agilizado para que o equipamento esteja funcionando com o máximo de qualidade e o mais rápido possível”, afirmou a secretária.
Após a conclusão de estudo que apontou a viabilidade da instalação dessa nova Unidade de Tratamento Intensivo, os técnicos estaduais vêm a Ilhéus para fazer a análise da planta baixa do Hospital. Vera Jasmineiro disse que o Regional já possui cinco leitos de UTI e alguns equipamentos. “Somente precisaremos fazer certas adequações estruturais e adquirir equipamentos como ultrassom, eco-dopler e respirador”, afirmou.
São José
A secretária garantiu que o município está se empenhando para que uma outra UTI, a do Hospital São José, também seja reativada. A Unidade está paralisada há cerca de um mês devido ao estado de sucateamento dos aparelhos. Funcionando com seis leitos, a UTI do São José estava em operação há 11 anos e nunca passou por uma reforma. Segundo Vera, todas as ações do governo municipal visam a ampliação de serviços em saúde e, no caso da alta complexidade, aumentar o número de UTIs existentes na cidade.