Muita gente teve dificuldade para fazer ligações em todo estado, na manhã deste sábado, por causa da mudança dos prefixos na maioria dos 1,6 milhão de linhas telefônicas operados pela Telemar na Bahia. Em alguns casos, nem mesmo foi ouvida a mensagem gravada que informa sobre a mudança. Em Juazairo, no norte do estado, as ligações ficaram interrompidas das 8h às 10h na maioria das linhas. A Telemar disse que já estavam previstos problemas durante a reprogramação com o novo dígito e que, até o fim do dia, o sistema deve ser normalizado. Ainda segundo a TElemar, a única cidade que está sem comunicação por telefone fixo é Jequié, por causa de um problema na central. Os técnico estão trabalhando no local e ainda não há previsão de quando será resolvido.
A partir deste sábado quem fizer ligações para linhas de telefones fixos operados pela Telemar na Bahia deve acrescentar o dígito 3 ao prefixo. A mudança vale para todo estado e abrange a maioria das mais de 1,6 milhão de linhas telefônicas operados pela Telemar na Bahia. Cerca de 19 prefixos no estado, no entanto, terão de ser totalmente alterados por entrarem em duplicidade com números da operadora Embratel/Vésper. Nestes casos, que correspondem a cerca de 32 mil terminais, uma mensagem informará o novo telefone correto.
A mudança de sete para oito dígitos faz parte do ajuste determinado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operadoras de telefonia fixa em todo o país e que deve estar implementado até dezembro de 2005. Quem esquecer de discar o 3 antes do prefixo do telefone com o qual deseja falar, vai ouvir uma mensagem informando sobre a mudança.
informações da TV Bahia