Supermercados ampliam encomendas de ovos de Páscoa

A Páscoa deste ano deve ficar marcada pela troca de “ovinhos” de chocolate. É que 65% dos supermercadistas ampliaram a encomenda de ovos de até 150g, ou seja, menores no tamanho e no preço, segundo pesquisa divulgada hoje pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
A redução do tamanho pode ser explicada pelos preços dos ovos, que chegaram ao varejo com aumentos que variam de 8% a 12%.
Outros 68% dos entrevistados responderam que devem aumentar a oferta de caixas de bombons, que também custam menos ao consumidor.
A maioria dos supermercadistas (63%) deve ampliar em 15% a oferta de ovos de chocolate neste ano em relação à Páscoa de 2004.
Esse comportamento pode ser explicado pelas expectativas do setor em relação às vendas do período. Para 75% dos entrevistados, os consumidores comprarão mais neste ano.

Outros 25% responderam que os consumidores devem manter nesta Páscoa o mesmo nível de compras do ano passado.

O setor também deve elevar em 14% a oferta de colombas pascais. Também deve haver um incremento de 14% na oferta de pescados, cuja demanda sobe na Semana Santa.

As comemorações de Páscoa empurraram para cima a encomenda de itens não relacionadas à data nos supermercados. Esse é o caso da cerveja e do refrigerante, cujas encomendas subiram 12% em relação ao ano passado para a maioria dos supermercadistas.

A sondagem da Abras foi realizada com 50 empresas, que respondem por cerca de 50% das vendas totais do setor. Para os supermercados, a Páscoa representa a segunda data mais importante do ano, ficando atrás apenas do Natal.

FABIANA FUTEMA
Folha Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *