PT DE ILHÉUS DISCUTE EMBARQUE DE CELULOSE PELO PORTO DO MALHADO

O vereador Alisson Mendonça(PT), acompanhado do presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, Ednei Mendonça, e do médico Ruy Carvalho, foi recebido na manhã de hoje(23) pelo presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia(Codeba), Jorge Medauar, em Salvador, para discutir sobre o embarque da celulose produzida pela Veracel através do Porto Internacional de Ilhéus. A proposta da comitiva do PT é mostrar que além de estar muito mais próximo da região produtora da celulose, o Porto de Ilhéus possui todas as condições de movimentar essa mercadoria, gerando mais emprego, renda para o município e por um custo muito menor para a Veracel.
Os representantes do PT em Ilhéus querem evitar que a celulose produzida no Extremo Sul da Bahia seja exportada através do porto de Vitória, no Espírito Santo, que fica em outro estado e está muito mais distante na fonte produtora. De acordo com o vereador Alisson Mendonça, somente para se ter uma idéia da distância, de Eunápolis, onde a celulose é produzida, até o porto de Vitória são mais de 500 quilômetros, enquanto que a distância para o Porto de Ilhéus é de menos de 300 quilômetros. Tudo isso sem contar com os benefícios que essa operação vai trazer para a economia regional.
Considerada como uma das maiores empresas produtoras de celulose do mundo, a Veracel poderá movimentar pelo Porto de Ilhéus até 900 toneladas do produto por ano, aumentando consideravelmente o movimento nesse terminal portuário, daí a preocupação do diretório municipal do PT em evitar que essa mercadoria venha a sair por outro porto, a exemplo do de Vitória, como vê sendo ventilada. Para o médico Ruy Carvalho, nesse momento, muito mais que discutir quem é ou não o autor da idéia é preciso que as lideranças políticas regionais estejam unidas e procurem mobilizar suas bancadas para que a celulose seja movimentada através do Porto de Ilhéus.
O presidente da Codeba, Jorge Medauar, parabenizou a comitiva pela preocupação com a economia regional e garantiu que já estão sendo movidos esforços na tentativa de que a celulose produzida pela Veracel seja movimentada por Ilhéus. Após a audiência, os representantes do PT local se reuniram com o membros do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores propondo a elaboração de um documento para que seja enviado a todos os deputados estaduais da Bahia mostrando o quanto é importante garantir a movimentação da celulose pelo Porto de Ilhéus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *