Associação Indígena Tupinambá tem nova sede no Centro Cultural;
Biblioteca tem novas sessões de filmes e contação de histórias;
Celulose representa aumento de 900 mil toneladas para o porto;
Assistência Social atende famílias desabrigadas;
Ilhéus terá cursos para melhor atender ao turista.
Os interesses da comunidade ilheense, tanto da zona urbana quanto da rural, ganharam dois espaços privilegiados de divulgação. Trata-se dos programas Agenda Rural e Agenda Ilhéus, que estrearam, respectivamente, no sábado (19) e na segunda-feira (21), sendo transmitidos por várias emissoras.
O Agenda Rural irá ao ar sempre aos sábados, a partir das 6 horas da manhã, com duração de meia hora. A transmissão é feita pelas rádios AM Cultura e Santa Cruz, e pela Gabriela FM e a programação inclui dicas apresentadas por agrônomos e técnicos, entrevistas com representantes de produtores, informações sobre o trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura, Interior e Pesca e de órgãos como Ceplac, EBDA e Seagri, orientações de saúde, entre outros assuntos.
Na estréia do Agenda Rural, um dos destaques foi uma entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Izidoro Gesteira, a respeito das dívidas dos cacauicultores relativas à primeira e à segunda etapas do Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira. Outro ponto interessante foi a participação do engenheiro agrônomo Luís Cardoso, chefe de Extensão do escritório da Ceplac em Ilhéus, que falou sobre a colheita da safra temporã de cacau, prevista para abril.
O secretário de Agricultura, Interior e Pesca, Jorge Vianna, participou do programa, no qual abordou projetos do governo Valderico Reis, como o de incentivo à organização do pólo de produção de mel e derivados, porto pesqueiro e da conservação de estradas na zona rural de Ilhéus. Vianna comentou a importância da criação do Agenda Rural, salientando que o programa “valoriza o homem do campo”.
Agenda Ilhéus
Enquanto o Agenda Rural trata especificamente dos interesses do homem do campo, o Agenda Ilhéus tem uma programação mais ampla. Ações de cidadania, campanhas de saúde, trabalho do governo municipal, entre outros temas, têm espaço na pauta. O Agenda Ilhéus dura 15 minutos e é transmitido de segunda a sexta, às 7h da manhã e ao meio-dia, nas rádios Baiana, Cultura, Santa Cruz e Gabriela.
Associação Indígena Tupinambá tem nova sede no Centro Cultural
A partir dessa semana, os 150 sócio-colaboradores da Associação Indígena Tupinambá de Olivença passam a ocupar nova sede, em um dos módulos do Centro Cultural Iararana, implantado há pouco mais de três anos para abrigar todas as manifestações culturais da comunidade local, inclusive os indígenas.
O local é mantido pela Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), que atendeu à solicitação da Associação Indígena e cedeu um espaço no Centro Cultural para a realização de oficinas, exposição de artesanato e atendimento da comunidade Tupinambá, que conta com cerca de 3 mil componentes.
A presidente da Fundaci, Simone Reis Cardoso, salientou a importância de uma nova sede para a associação dentro do Centro Cultural, já que os índios Tupinambás deram inúmeras contribuições para a manifestação da cultura em Olivença, e precisam de um local onde possam expor seus trabalhos artesanais, que encantam a todos que têm a oportunidade de conhecê-los.
Na nova sede, além de expor e vender os produtos que expressam a cultura tupinambá, a comunidade indígena também terá a acesso a diversos serviços. Entre eles, o encaminhamento de aposentadoria e benefícios diversos, como auxílio-maternidade e financiamentos para pequenos produtores.
No Centro Cultural Iararana de Olivença, instalado dentro da bonita reserva Iararana, toda a comunidade pode participar de aulas de dança, música, teatro, capoeira, culinária e artesanato. Segundo o administrador do Centro, Agenor Menezes, já está sendo construída uma trilha tematizada de acesso ao local, baseada no livro “Iararana”, de Sosígenes Costa. “O Centro Cultural foi construído para trabalhar com esta temática, mas até hoje nada tinha sido feito nesse sentido”, contou.
Agenor disse que os visitantes poderão encontrar na trilha, personagens do livro, como o saci, a caipora, o tupã-cavalo e Iara, e, assim, poderão conhecer a verdadeira história de Iararana. As esculturas colocadas na mata serão produzidas pelos próprios alunos do projeto.
Biblioteca tem novas sessões de filmes e contação de histórias
Dentro da proposta de levar o cinema para estudantes carentes e ampliar o universo literário de crianças que não têm acesso à leitura, a Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho promove esta semana novas sessões de cinema e contação de histórias, com livre acesso para o público. Os filmes serão exibidos na terça-feira (22) e quinta (24) e as sessões de narração serão realizadas na quarta e na sexta, no auditório da Biblioteca, localizada na praça Castro Alves, centro histórico da cidade.
Os filmes em exibição esta semana são Espada Mágica, em sessões às 9h e às 15 horas de terça-feira, e Pequenos Espiões 2, na próxima quinta, nos mesmos horários. Com a iniciativa, um número maior de estudantes tem procurado a biblioteca. As sessões têm o apoio da Cidade Ilhéus Vídeo Locadora, que cede os filmes exibidos
Já às quartas e sextas-feiras, também às 9h e às 15h, o espaço da biblioteca fica aberto para a contação de histórias. Com a inserção das narrativas, a coordenadora da Biblioteca, Regina Figueiroa, está se difundindo o gosto pela literatura. As histórias são contadas por profissionais que usam a experiência em teatro para dar ênfase ao texto apresentado.
Celulose representa aumento de 900 mil toneladas para o porto
O porto do Malhado aumentará seus embarques em 900 mil toneladas por ano, se convencer a Veracel a exportar por Ilhéus, conforme é intenção do prefeito Valderico Reis. Os embarques iniciais já projetados são de 400 mil toneladas. Na quarta-feira (23), uma comitiva de secretários municipais, integrantes do Conselho Portuário e dirigentes da Codeba visitam a empresa, em Eunápolis, para tratar do assunto. As possibilidades de conseguir essa carga são amplas, de acordo com a secretária de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho, que chefia a comitiva, devido à redução dos custos operacionais da Veracel, que hoje exporta por Vitória.
“De Eunápolis a Vitória dá mais de 500 quilômetros, enquanto a distância para Ilhéus é menos de 300 quilômetros, representando uma redução de custos significativa”, argumenta Rúbia Carvalho. Ela lembra que, se essa distância for medida em milhas náuticas, as vantagens comparativas em favor de Ilhéus são mais claras ainda. “São 60 milhas náuticas para cá e mais de 300 para Vitória”, calcula.
O embarque da celulose da Veracel pelo porto de Ilhéus representa um grande ganho financeiro para o município, em termos de arrecadação do imposto sobre serviços, com taxa de 5%. “Mas há ganhos econômicos importantes, na medida em que o embarque movimenta trabalhadores avulsos, conferentes de cargas, motoristas de caminhões e venda de combustíveis, dentre outros” , contabiliza Rúbia Carvalho.
Assistência Social atende famílias desabrigadas
As chuvas que caíram nos últimos dias elevaram o nível do Rio Cachoeira e deixaram 12 famílias desabrigadas no Banco da Vitória, em Ilhéus. As famílias vivem na área ribeirinha e desde quinta-feira passada (17) recebem a atenção da Prefeitura. Elas estão alojadas na igreja católica do bairro e no Colégio Herval Soledade. Nesta segunda-feira (21) a secretária municipal de Assistência Social, Fátima Reis, entregou cestas básicas e colchões às vítimas da chuva.
O Banco da Vitória foi o bairro de Ilhéus mais afetado pela cheia do Cachoeira. Em outros locais, foram registrados apenas alagamentos sem conseqüências mais graves. A secretária Fátima Reis disse que o município vai dar toda a atenção necessária aos desabrigados, fornecendo acolhimento e alimentação, e equipes estarão prontas para qualquer eventualidade. O plantão visa atender não somente moradores de áreas ribeirinhas, mas também de encostas.
Ilhéus terá cursos para melhor atender ao turista
A Secretaria de Turismo de Ilhéus está empenhada no projeto de atrair cursos de aperfeiçoamento e qualificação de profissionais que atuam no atendimento ao turista. Com esse objetivo, o titular da pasta, Raymundo Mazzei, participa, nesta terça-feira, 22, a partir das 10 horas da manhã, de reunião com entidades do traede e representantes do Senac, Sebrae, Conselho Ilheense de Turismo e Associação de Turismo de Ilhéus.
Durante o encontro, que vai acontecer no salão de eventos do Ilhéus Praia Hotel, as entidades vão apresentar suas demandas no que se refere à capacitação profissional. Também são aguardadas as presenças de associações de ambulantes, cabaneiros, baianas de acarajé, Sindicato dos Taxistas, entre outras entidades. Mazzei explica que a Secretaria de Turismo vai intervir junto aos órgãos de formação profissional e instituições financiadoras, com o objetivo de viabilizar o maior número de cursos de capacitação possível. “Queremos propiciar maior qualificação para, desde o gerente de hotel até a camareira”, afirma. A intenção é também oferecer treinamento para vendedores ambulantes, garçons e policiais, entre outros grupos que lidam direta ou indiretamente com o turista.
“Todas essas pessoas devem estar preparadas para tratar o visitante com cordialidade e oferecer informações com gentileza e correção”, salienta o secretário de Turismo. Entre os cursos que a Secretaria pretende incentivar, destacam-se programas nas áreas de atendimento ao público, manipulação de alimentos e idiomas. Segundo Mazzei, as sugestões de cada setor, apresentando suas carências específicas, serão fundamentais para as definições.