Governo e sociedade definem política habitacional de Ilhéus;
Casa dos Artistas de Ilhéus tem programação no fim de semana;
27 mil alunos voltam às aulas na rede municipal em Ilhéus.
A Prefeitura de Ilhéus efetuou nesta sexta-feira (11) o pagamento da diferença que vinha sendo cobrada pelo Hospital São José, referente à fatura do mês de dezembro. Mesmo com as contas da instituição ainda em processo de auditoria pela Secretaria de Saúde, o governo municipal decidiu antecipar o depósito de R$ 73.521,06 e pôr fim à polêmica em torno do fechamento da UTI do hospital.
O prefeito Valderico Reis garantiu que “desde o início o governo buscou de todas as formas resolver o problema” e chegou a antecipar ao hospital R$ 361.961,36 no dia 24 de janeiro. De acordo com a secretária de Saúde, Vera Jasmineiro, “com a medida tomada hoje não há mais justificativa para que o hospital interrompa o funcionamento da UTI”. Ela esclarece que a diferença da fatura ficou retida em função de uma elevação nas contas do hospital no segundo semestre de 2004, principalmente entre setembro e dezembro. “A iniciativa do prefeito demonstra a sua preocupação com a crise que o São José já enfrenta há muitos anos”, considera a secretária.
O prefeito teria reunião para discutir a questão do hospital, nesta sexta-feira, mas foi impossibilitado devido a problemas de saúde. Valderico Reis sofreu uma indisposição na noite de ontem e foi aconselhado pelo seu médico particular a se submeter a exames clínicos. Ele foi atendido na manhã de hoje pela médica Maria Helena Andrade e só obteve alta durante a tarde, com recomendação de repouso. “Infelizmente, o prefeito não pôde comparecer à reunião, mas já havia determinado previamente as medidas para solucionar a crise”, afirma Vera Jasmineiro.
Governo e sociedade definem política habitacional de Ilhéus
A adequação do Plano Diretor Urbano (PDU) ao Estatuto das Cidades e uma nova política habitacional para o município de Ilhéus serão discutidos, conjuntamente, entre governo e sociedade, a partir deste sábado (12). O seminário organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento, começará às 8 horas, no Teatro Municipal, com a presença do prefeito Valderico Reis e secretários municipais. O Plano Diretor Urbano de Ilhéus foi formulado em 2001 e, cumprindo uma exigência federal, deve se adequar ao Estatuto das Cidades até 2006.
De acordo com o secretário de Planejamento e Controle Orçamentário, Selem Rachid Asmar, as discussões serão importantes também para se decidir qual a melhor política habitacional para o município. “Essa política será definida com ampla participação popular, mobilizando governo, Câmara de Vereadores, entidades e comunidade em geral”, diz. A diretora de Planejamento Urbano, Solange Valladão, afirma que uma das exigências para adequar o Plano ao Estatuto das Cidades é a “participação da comunidade”.
Ela afirma que essa definição da política de moradia ocorrerá em dois momentos. No primeiro, a comunidade vai apontar quais os problemas que impedem que Ilhéus tenha uma política habitacional de qualidade. Logo após, sociedade e governo “traçam as estratégias para sanar déficit habitacional”. A previsão do secretário de Planejamento é de que essas adequações sejam feitas até agosto deste ano.
Com a série de discussões com a comunidade, os governos municipal e federal buscam combater a especulação imobiliária e democratizar o acesso à habitação de qualidade. Dados da Secretaria Municipal de Planejamento mostram que Ilhéus apresenta um déficit de 14.082 habitações, 9.898 na zona urbana e 4.184, na área rural. “Nesse debate com a sociedade, vamos discutir todos os aspectos que envolvem habitação e qualidade de vida, como infra-estrutura, água e acesso aos serviços públicos”.
Casa dos Artistas de Ilhéus tem programação no fim de semana
A comédia “Miloca não quer dar” continua em cartaz este mês no Teatro Pedro Mattos, da Casa dos Artistas, espaço localizado na rua Jorge Amado, centro histórico de Ilhéus. Dirigido por Franklin Costa, o espetáculo que tem o humor como principal característica, será reapresentado às 20h30min de hoje (11) e amanhã (12), pelo grupo do Teatro Popular de llhéus. Dentro da programação de verão da Casa dos Artistas constam ainda os espetáculos “Pega pra Capá” e “O contador de histórias”.
De quinta a sábado das últimas semanas de fevereiro (de 17 a 19 e de 24 a 26), o espetáculo “Pega pa Capá” voltará ao palco do Teatro Pedro Mattos. A abertura é feita pelo personagem “Toinho”, retirado das crônicas do diretor Romualdo Lisboa. “Um pega pra capar dos bons, daqueles de voar tampa de panela, não acontece sem uma boa quantidade de sopapos, xingamentos e a língua de bisbilhoteiros. Juntando a isso uma boa cachaça, um forrozinho pé-de-serra e o Teatro Popular de Ilhéus, a mistura resulta na essência dessa peça”, explicou Romualdo.
Interpretado pelo ator José Delmo, “O contador de histórias grapiúnas” traz crônicas e poesias dos mais expressivos escritores regionais, como Adonias Filho, Jorge Amado, Hélio Pólvora, Valdelice Pinheiro e Sosígenes Costa. O monólogo tem músicas de José Antônio e a organização de texto leva a assinatura do próprio José Delmo e de Romualdo Lisboa. Fica em cartaz de segunda a quarta-feira da próxima semana (14 e 16), igualmente a partir das 20h30min. Todos os espetáculos são encenados pelo grupo do Teatro Popular de Ilhéus.
27 mil alunos voltam às aulas na rede municipal em Ilhéus
As aulas na rede municipal em Ilhéus começam na próxima segunda-feira (14) mobilizando mais de 30 mil alunos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Para recebê-los, a Prefeitura está concluindo os reparos feitos em todas as unidades escolares. A secretária de Educação, Maria Carolina Brito Cunha, disse que “tudo está sendo feito para garantir conforto aos alunos e ensino de qualidade”. Antes de ir para sala de aula, os educadores municipais participaram de uma jornada pedagógica.
A jornada foi aberta ontem (10) e se encerrou nesta sexta com as atividades de planejamento pedagógico nas escolas. Maria Carolina explicou que a quinta-feira foi dedicada à apresentação da nova política no setor e dos novos dirigentes educacionais do município. Já o período da tarde e a sexta-feira foram reservados para que professores e coordenadores definissem o planejamento pedagógico adequado à realidade da unidade escolar a que estão vinculados.
A secretária de Educação enfatizou a necessidade de se desenvolver ações mais flexíveis com o alunado, como forma de alcançar melhores resultados na aprendizagem. Maria Carolina Brito ressaltou que a educação está entre as maiores prioridades da administração do prefeito Valderico Reis. “Nós vamos desenvolver um grande esforço para que juntos, administração, educadores e comunidade escolar, possamos mudar para melhor a qualidade do ensino em Ilhéus”.
Maria Carolina disse que em pouco tempo foi possível resolver problemas de estrutura em várias unidades escolares e também garantiu novo espaço para as aulas da rede municipal no Salobrinho. Com o encerramento do contrato entre a Secretaria e a Uesc, no final do ano passado, mais de 500 alunos corriam o risco de ficar sem estudar. “A avaliação que podemos fazer de todo o trabalho é positiva e isso nos dá confiança para promover as melhorias de que a educação do município tanto precisa”, afirma.