INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ilheenses e turistas prestigiam festa no cais;

Carnaval da Ponta da Tulha é marcado pela irreverência;

Jornada pedagógica discute o ensino na rede municipal;

Ilhéus terá mutirão de combate à dengue.

Ilheenses e turistas prestigiam festa no cais

Os tambores do grupo afro Dilazenze marcaram a abertura da festa que a Prefeitura de Ilhéus realizou neste fim de semana, período do Carnaval Oficial. De sábado (5) até terça-feira (8), 20 atrações fizeram a alegria de ilheenses e turistas, que “brincaram” em um clima de muita alegria e tranqüilidade. Organizado pela Fundação Cultural, o evento chamou atenção sobretudo pela expressiva presença de famílias.

A folia reuniu artistas e bandas regionais, em um palco instalado no cais da Avenida Dois de Julho. Ao longo dos quatro dias, o público curtiu 32 horas de música nos mais variados ritmos, desde axé music até arrocha e samba reggae. O prefeito Valderico Reis e vários membros do seu secretariado compareceram ao evento, planejado para substituir o carnaval oficial em decorrência da difícil situação financeira em que a Prefeitura foi encontrada.

Apesar de modesta, a folia no cais não desapontou e milhares de pessoas prestigiaram as atrações. Para garantir a segurança dos foliões, a Prefeitura contou com o apoio da Polícia Militar, que chegou a utilizar detectores de metais para impedir a entrada de armas na área da festa. Outra medida adotada foi a de cadastrar os vendedores de bebidas e alimentos, cujas barracas passaram por vistoria da Vigilância Sanitária. Além disso, uma ambulância permaneceu o tempo todo no local, para atendimentos de emergência.

“Foi uma festa modesta, mas nem por isso a Prefeitura descuidou da organização”, afirma o prefeito Valderico Reis. Ele reitera que a festa no cais foi realizada porque a Prefeitura não teria condições de promover um evento de grande porte nesse momento, mas assegura que em abril os ilheenses e visitantes terão uma micareta com os maiores nomes do Carnaval da Bahia.

Carnaval da Ponta da Tulha é marcado pela irreverência

A Ponta da Tulha, em Ilhéus, recebeu mais de 10 mil foliões na grande festa de carnaval que começou no sábado (5) e só terminou na noite de ontem (8). Turistas de várias partes do estado e do País se juntaram a ilheenses num agito que reuniu blocos tradicionais, minitrios e bandas emergentes do cenário musical do sul da Bahia. Mesmo com um público recorde, a festa foi marcada pela alegria e tranqüilidade. Quem pulou o carnaval na Tulha, pôde desfrutar da bela paisagem e da praia que é uma das mais procuradas do sul da Bahia.

Os organizadores consideraram o carnaval deste ano o maior já realizado naquela comunidade e atribuem o sucesso à estrutura montada, registrando recorde de público e de atrações, sem perder a irreverência – garantida por atrações como As Leoninas, bloco de homens travestidos de mulher. A festa, que contou com o apoio da Prefeitura, teve as presenças do prefeito Valderico Reis e do secretário de Agricultura, Interior e Pesca, Jorge Viana.

Além de contar com a irreverência de blocos como As Leoninas e o Largadão, de Ilhéus, e Casados I… Responsáveis, de Itabuna, o Carnaval da Ponta da Tulha teve muito som com Fala Sério, Balanço, Balancinho e Ruanda. As bandas se revezaram em apresentações nos minitrios e em um palco fixo. A Secretaria Municipal de Saúde mobilizou equipe para distribuir preservativos e panfletos com orientações sobre DST / Aids.

O movimento também garantiu lucro maior para cabaneiros, donos de bares e ambulantes. Para eles, o Carnaval da Ponta da Tulha este ano foi bem melhor que os anteriores. Ao conseguir reunir um público fiel e atrair novos foliões, o carnaval da Tulha virou marca e já entrou para o calendário das festas do município.

Jornada pedagógica discute o ensino na rede municipal

As relações humanas e as atribuições do educador em sala de aula serão temas da palestra que a psicóloga e professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Vera Becker, vai proferir a educadores da rede municipal em Ilhéus, nesta quinta-feira (10). O evento será realizado no auditório do escritório local da Ceplac, no centro, a partir das 9 horas, e integra a programação da jornada pedagógica direcionada aos mais de mil profissionais em educação da rede. A abertura das atividades de planejamento será feita pela secretária municipal de Educação, Maria Carolina Brito Cunha, e pelo prefeito Valderico Reis.

Além de enfocar as atribuições do educador, a jornada também abordará temas como a formação de novos cidadãos e as relações interpessoais. O evento será o primeiro grande encontro dos atuais dirigentes da Secretaria de Educação com os profissionais da rede municipal. “Vai ser uma ótima oportunidade para reforçarmos pontos importantes de nossa política educacional, como o ensino de qualidade e a valorização profissional dos nossos colaboradores”, afirma a secretária Maria Carolina Brito Cunha.

As atividades da jornada pedagógica começam amanhã, no escritório local da Ceplac, e se encerram na próxima sexta (11), nas escolas. De acordo com a assessora-executiva da Secretaria Municipal de Educação, Sílvia Barral, amanhã os professores e coordenadores pedagógicos terão contato com as diretrizes de ensino da nova gestão municipal. “É com base em paradigmas que priorizam a qualidade no ensino e o respeito às individualidades que os profissionais vão fazer o planejamento escolar para o ano letivo de 2005”, diz.

As aulas na rede começam na próxima segunda-feira (14). Mais de 30 mil alunos estão matriculados em escolas municipais, no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Maria Carolina enfatiza que todas as unidades de ensino passaram por melhorias antes do início das aulas. “Tivemos pouco tempo para as obras, mas as escolas vão funcionar com o mínimo de dignidade e conforto”, assegura a secretária.

Ilhéus terá mutirão de combate à dengue

Mais de 120 agentes de combate à dengue estarão nas ruas de Ilhéus a partir da próxima segunda-feira (14), em um grande mutirão para eliminar focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. O trabalho vai abranger toda a área do município e, para atingir bons resultados, a Secretaria de Saúde espera contar com a colaboração da comunidade.

De acordo com a Secretaria, o índice de infestação é alto em todo o município, devido ao baixo nível do controle realizado em 2004. “Vamos retomar o trabalho de forma efetiva, com visitas domiciliares em todos os ciclos de reprodução do mosquito transmissor”, assegura a secretária Vera Jasmineiro.

O trabalho de combate aos focos será supervisionado pela 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e a expectativa da Prefeitura é contar com a participação efetiva dos ilheenses. Além da aplicação de larvicida em potenciais criadouros, o trabalho vai envolver a limpeza de quintais e terrenos baldios. “Cascas de coco, latas e garrafas deixadas ao ar livre são facilmente usadas pelo mosquito para depositar suas larvas”, explica Jasmineiro.

O Aedes aegypti se prolifera em água limpa e parada, portanto a melhor maneira de se evitar que a doença se alastre é mantendo caixas d’água bem tampadas e não deixar recipientes expostos em áreas descobertas. Os principais sintomas da dengue são dores por todo o corpo, febre e indisposição. Na modalidade hemorrágica, a enfermidade pode provocar a morte do paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *