APICULTURA SERÁ INCENTIVADA

A produção de mel e derivados em escala comercial foi discutida, nesta quarta-feira (12), durante reunião entre o secretário de Agricultura e Interior, Jorge Viana, e representantes da Associação de Apicultores de Ilhéus. O município iniciou as discussões para garantir a construção da Casa do Mel, equipamento considerado indispensável para unificar as etapas de produção, industrialização e venda do produto e seus derivados. Ilhéus está entre os maiores produtores regionais e começa a conquistar espaço até no mercado internacional.

Durante a reunião, o presidente da Associação dos Apicultores de Ilhéus, Vicente Scherbach Tunilini, explicou que, apesar da produção crescente, os produtores não possuem ainda um local apropriado para desenvolver o negócio. Segundo Vicente, os apicultores conseguiram fechar uma parceria com a Fundação Banco do Brasil, que garantiu subsídios para a construção da Casa do Mel – o que estaria faltando seria um terreno. Para o presidente da Associação, o projeto será importante na conquista de novos mercados e, também, na geração de emprego e renda.

O secretário de Agricultura e Interior elogiou a iniciativa dos apicultores e adiantou que a Prefeitura estará comprometida em sondar um terreno ideal para a construção da Casa. Jorge Viana destacou que o município buscará estimular todos os bons projetos que possam gerar renda e emprego para a população. “Esta é uma das prioridades do governo Valderico Reis”, disse. O secretário falou também do compromisso em desenvolver as atividades produtivas na zona rural e disse que as ações neste setor serão implementadas com o acompanhamento de órgãos reconhecidos, a exemplo da Ceplac, Uesc e Embrapa.

Após firmar o compromisso, produtores e técnicos da Secretaria de Agricultura e Interior começam a sondar quais as melhores áreas para a construção da Casa de Mel. Seguindo especificações, ela deve estar situada numa região afastada da zona urbana e, de preferência, junto ao setor industrial. Estudo preliminar feito pela Associação de Apicultores identificou a região do Iguape e do Distrito Industrial como as ideais para a implantação do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *