Neste sábado (8), as atividades começam às 19h30min, com a Missa dos Machadeiros na Igreja de Nossa Senhora da Escada. Logo em seguida, a folia toma conta da praça, onde haverá shows das bandas Carbono 14, Zabumbahia e Fazendarte. Na madrugada de domingo, os índios machadeiros entram na mata para cortar a árvore que servirá de mastro, o qual é arrastado até a praça da igreja. Por volta de 9 horas, será celebrada a Missa de São Sebastião e logo depois o mastro é erguido para sustentar a imagem do santo.
Mais de 10 mil pessoas são esperadas na Puxada do Mastro, que é realizada em Olivença desde o século XVIII. A festa tem origem na tradição tupinambá, mesclada com a influência dos padres jesuítas. De acordo com os organizadores do evento, a mudança da bênção do mastro para o dia 16 visa preservar a tradição religiosa, que vinha sendo desvirtuada em anos anteriores.
Trânsito
Em função das festividades da Puxada do Mastro, poderá haver dificuldades para o trânsito de veículos na BA-001 (trecho Ilhéus-Olivença), no domingo, das 15 até as 18 horas. A Secretaria de Transportes e Trânsito do Município orienta os motoristas que forem utilizar a rodovia para que programem suas saídas, a fim de evitar transtornos.