A Casa dos Artistas de Ilhéus programou para esta semana, dois espetáculos distintos, com início previsto para às 20h30min: na quarta-feira (29) vai ser apresentado no Teatro Pedro Mattos, “Miloca não quer dar”, e na quinta-feira (30) será mostrada uma comédia seguida de show denominado de “Pega pa capá”. Funcionando todos os dias no calçadão da rua Jorge Amado, o espaço cultural tem promovido uma série de eventos, a exemplo de apresentação de grupos de teatro, mesclado com música e dança, além de exposições coletivas e individuais com artistas plásticas locais, regionais e agora ampliando espaço para divulgar os trabalhos de autores de outros estados.
“Miloca não quer dar” mostra uma história fictícia que se passa numa comunidade denominada de “Pau Lascado”. Dona Miloca, uma figura sempre prestativa desconfia de muita gentileza por parte de um cidadão que reside na localidade. Mira, sua vizinha, considerada fofoqueira de plantão e amiga de Miloca, é protagonista de um bate-boca quase que interminável. O elenco é formado por Dayana Teles, Leonela Brito, Franklin Costa, Gilda Oliveira e Monique Reis.
Já o “Pega pa capá” tem dois textos baseados na literatura de cordel – “O homem que pintou a parede e a mulher chupou”, de Franklin Costa e “O fiscal e a fateira”, escrito por Équio Reis –, traz aspectos relevantes da cultura popular da Bahia, trazendo ainda a participação de banda de forró pé-de-serra, que tem nome homônimo da comédia. O elenco é formado por Ely Izidro, Carla Almeida, Mônica Guerra, Tânia Barbosa, Romualdo Lisboa e Bruno Susmaga.