ILHÉUS ESPERA FLUXO RECORDE DE TURISTAS DURANTE O VERÃO

Nos últimos anos, a Prefeitura de Ilhéus elegeu o turismo, ao lado do Pólo de Informática e da recuperação da lavoura do cacau, como as estratégias voltadas para o fortalecimento econômico do maior centro urbano da Costa do Cacau e do sul da Bahia, hoje com mais de 230 mil habitantes, que também é o terceiro pólo turístico da Bahia. O turismo, a tecnologia e a agricultura são considerados os principais geradores de emprego e renda. A cidade recebeu no ano passado mais de 230 mil visitantes do país e do exterior que vieram em busca de lazer em 80 quilômetros de praias tropicais, além de oferecer opções ecoturísticas como a Lagoa Encantada, o balneário da Estância Hidromineral de Olivença e o Rio do Engenho, e as delícias culturais da terra da Gabriela, que incorporou este ano mais um espaço para eventos com a reconstrução do Bataclan.

A expectativa é que a cidade receba um número recorde de turistas do país e do exterior até o final da temporada de verão. O porto internacional de Ilhéus tem programado a movimentação de 17 paradas de navios de passageiros em viagens de cruzeiro na costa brasileira. Visando preparar a cidade para o receptivo aos visitantes, a prefeitura investiu num projeto de pavimentação asfáltica em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do governo do estado, através da Conder, que privilegiou a malha viária do perímetro central da cidade e diversos bairros como o São Miguel, Jardim Savóia, Iguape e o Teotônio Vilela, onde foi implantada sinalização horizontal.

No perímetro central da cidade, as ações incluíram investimentos na recuperação asfáltica para permitir não apenas a melhoria no escoamento do tráfico, beneficiando diretamente ao comércio, ao turismo e mesmo à população que ganha com uma cidade mais bonita e com melhor qualidade de vida. A complementação das obras do Quarteirão Jorge Amado, com a urbanização das áreas de acesso à avenida 2 de Julho e à praia do Cristo, no Circuito Canela, estão tendo continuidade através de parceria com a Bahiatursa.

O turismo, considerado um dos vetores para a geração de emprego e renda em Ilhéus, incorpora amplo potencial de recursos naturais, detém áreas de Mata Atlântica, como a Mata da Esperança com mais de 400 hectares, inteiramente preservada junto ao perímetro urbano. Por isso, a prioridade do governo também para o setor do ecoturismo, um setor onde alguns investidores particulares têm obtido com sucesso. Ilhéus investiu também na elaboração do Plano Estratégico de Marketing para o turismo, o que possibilita acesso ao Plano Nacional de Municipalização do Turismo, viabilizando programas e recursos para a formatação e venda de produtos turísticos no mercado nacional e internacional.

Em parceria com a Bahiatursa, a secretaria municipal de Turismo investiu num projeto de planejamento ecoturístico para a Lagoa Encantada e Rio do Engenho, onde está uma das mais antigas igrejas construídas no país – a de Nossa Senhora Santana – e onde foi implantado o primeiro grande engenho de açúcar na Capitania de São Jorge dos Ilhéus. Em Olivença, antigo sítio indígena e hoje a única Estância Hidromineral junto à orla marítima no país, a prefeitura inaugurou o Centro Cultural Tupinambá, em parceria com o Ministério da Cultura, criou o Parque Iararana e construí mais uma piscina no balneário de Tororomba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *