Várias personalidades da cena cultural prestigiaram a inauguração da livraria Nobel, a maior rede do país, em Ilhéus, localizada na rua Antônio Lavigne de Lemos, oferecendo ao mercado uma opção de consumo literário e técnico de qualidade. Além de propiciar a preservação arquitetônica de um imóvel do centro histórico da cidade, a livraria apresenta um ambiente climatizado, com revistaria, café expresso, espaço de leitura e uma estante com os mais novos lançamentos, em vários segmentos.


O investimento na franquia da Nobel é do empresário Marcelo Oliveira, formado em Administração. Além do interesse pelos livros, Marcelo pertence a uma família que vem ampliando seus espaços comerciais na cidade, a exemplo da rede de lojas O Boticário, La Luz e Lara Presentes. Ele disse que, antes de optar pelo negócio, realizou pesquisa de viabilidade sócio-econômica e descobriu que havia em Ilhéus uma lacuna nesse setor.
A livraria Nobel foi instalada na casa onde morou o poeta Sosígenes Costa, maior destaque da região no século passado, ao lado da Academia de Letras de Ilhéus. Na abertura, a presidente da Fundação Cultural local, Maria Luiza Heine, disse sentir orgulho diante do empreendimento realizado na cidade e pediu a anexação de uma seção com livros de história e sobre a cidade e a região do cacau. O prefeito Jabes Ribeiro parabenizou o empresário Orlando Oliveira “pela fé e confiança nesta cidade. Ilhéus é que agradece a atitude de amor.”